Estamos prestes a iniciar as atividades catequéticas e letivas com novos desafios, novos começos, novos sonhos, novas canseiras, novas esperanças, novos princípios, novos cuidados e novas preocupações. Tudo é novo e tudo se inova, onde tudo parece voltar à normalidade bem desejada de todos nós. Basta ver quantos andam nas festas e diversos eventos. Queira Deus que isto corra bem e os ânimos voltem com fulgor e alegria. Haja vontade, bom senso e determinação!

O Evangelho deste domingo desafia-nos a tomar a “cruz” tomar a vida, agarrar a vida e vivê-la intensamente como bem precioso e em que a saúde é um bem inestimável e valioso e assim torna-se discípulo do Senhor Jesus: Quem não tomar a sua cruz para Me seguir não pode ser meu discípulo”! Não é preciso buscar, é preciso sim, aceitar o que Deus nos dá e com Ele erguer-se e caminhar! Fazer caminho, fazer-se peregrino, buscar a verdade e o eterno. O facto de encontrar-se com o Cristo, leva consigo o fator desprendi-mento, disponibilidade, desapego e liberdade em vista da opção em ordem à decisão e definição: saber o que se quer e se pretende. Nós ouvimos muitos da geração “nem nem…”, gente indecisa nas decisões, suspensos a si próprios e aos próximos. Tomar os compromissos e levá-los por diante, é peso difícil de tomar. Como ouvir/aceitar neste contexto o desafio de Jesus? Que espiritualidade e modo de vida assumir? Jesus deu a resposta: tomar e decidir o projeto de vida (torre, casa, orientação, despesas, sonhos, castelos)

Jesus propõe o esvaziar-se, o desprender-se, o despojar-se e por isso pede: “renuncia a tudo o que possui, para ser seu discípulo”. Daí a dificuldade em ser e em assumir o “ser cristão” em todos os tempos da história. A Igreja será o que os cristãos forem capazes de viverem do Evangelho e nos ambientes ondem coabitam com os demais, assumindo e testemunhando a fé. Animemo-nos uns aos outros em Cristo.

MESA DA PALAVRA

Evangelho domingo, 4 setembro: Lc 14, 25-33 – Seguiam com ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes: 26 «Se alguém vem ter comigo e não me ama mais que a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. 28 Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? 29 Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, 30 dizendo: ‘Este homem começou a construir e não pôde acabar.’ 31 Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? 32 Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. 33 Assim, qualquer de vós, que não renuncia a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.»

Evangelho domingo, 11 setembro: Lc 15, 1-32 – 1 Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. 2 Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» 3 Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: 4 «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? 5 Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros 6 e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.’ 7 Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.» 8 «Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar? 9 E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.’ 10 Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»

Oração a São José – Papa Francisco

Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos. Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria. Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai. Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós. Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus. São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1.  Inscrições para o 1º ano catequese no horário do escritório e ao fim de semana, após missas. Trazer a CV.

2. AGENDA DE SETEMBRO

4 setembro – 1º Domingo: Discípulos do Mestre,10h

8 setembro – Nª Sª do Loreto, 8h

10 setembro – Concerto após a missa das 17h

14 setembro – Aniversário da Unidade Azheimer

15 setembro – Nossa Senhora das Dores, 8h

17 setembro – Casamento,15h e bodas de ouro, 17h

18 setembro – 3º domingo: Adoração ao SSS, 8h-10h

22 setembro – Beato João Mareia da Cruz, scj. Reunião de Catequistas, 20h

29 setembro – Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel,8h

3. Início da Catequese: 2 de outubro, 10h. Após a missa encontro de pais, catequistas e catequizandos na igreja.

nb. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. (nova fórmula do Novo Missal).