“É este o meu Filho: Escutai-O!”

O Programa Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava para o Ano Pastoral de 2024 segue o lema da diocese: “É este o meu Filho: Escutai-O!”

O programa procura traduzir a comunhão com a diocese e com os Dehonianos no cuidado pastoral destas paróquias. Unimo-nos também a quantos seguem a espiritualidade do Pe. Dehon, promovendo o espírito de oração numa atitude aberta, disponível e oblativa, empenhados na construção da civilização do amor de Cristo no lema sugerido pelos SCJ para este ano: “Já que dizes, lançarei as redes”. (cf. L 5,5). Fazemos caminhada sinodal com a diocese e com a província SCJ. Fazer-se ao largo com os jovens e com quantos queiram caminhar e viver o louvor a Deus como marca da vida cristã. A exemplo de São Bento procuraremos aprofundar o louvor do Senhor na oração e na liturgia, em particular na Eucaristia, ápice da vida Cristã (Vat. II). Os costumes e os momentos celebrativos na Liturgia da comunidade paroquial são para retomar, celebrar e viver num empenho que a todos compete, em especial os movimentos presentes na área da paróquia.

Estamos a preparar o jubileu do ano 2025 em que o papa escolheu o tema: “Peregrinos de esperança.” Faz 2025 anos do nascimento do Salvador! É tempo de alegria, misericórdia e graça! Somos um povo que caminha, olhando para a cruz do Senhor em busca da nova esperança, surgida na manhã de Páscoa.

Aprender a rezar como preparação para o jubileu é um assunto sério para todos, já que nós cristãos devemos ser gente de oração, tal como a Virgem Maria, os Apóstolos e Jesus. Aprofundámos na Liturgia, na Palavra de Deus, nos Sacramentos e na Caridade o louvor e o Amor de Deus no Coração de Jesus, testemunho de toda a nossa vida cristã. Devotos de São Bento temos na sua espiritualidade a fonte donde buscamos o necessário para cultivar “ o louvor divino presente em nós” Jesus Cristo, Salvador. O Lema de São Bento nosso padroeiro: “Ora et Labora”, inspire o ideário de todos nós e para vivermos no louvor a Deus. A Eucaristia e a Adoração são um autêntico serviço de Igreja e alimento da vida cristã. (cf. Cnst SCJ,.31) O encontro em comunidade: Missa, Laudes e Hora Intermédia, às sextas feiras do ano, a Adoração à 6ª feira e no 3º Domingo do mês, constituem momentos ímpares da beleza em viver a liturgia da Igreja.

Os movimentos paroquiais tais como, Confrarias do Senhor e São Bento, Discípulos do Mestre, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequistas, Coro Paroquial, Legião de Maria entre outros, são chamados a dar testemunho de aprender a oração, a orar e a fazer rezar os demais como distintivo da Igreja.

Os outros movimentos empenhados na acção pastoral busquem inspiração na oração pessoal e comunitária:  Cursistas, Equipas de Nossa Senhora, Conferência São Vicente de Paulo, Filhas de Maria, Acr e Cne, entre outros. Não esqueçam as famílias do seu papel e missão do lugar do pão e da Palavra e da oração!

As redes sociais trazem até nós expressões de fé nunca vistas. Podem e devem ajudar muitos ao encontro com o Senhor, seja nas missas, terços, conferências, devoções. Estas não dispensam a vida paroquial, pois nela fazemos experiência concreta de sermos família de Deus e fraternidade cristã. Todos somos chamados a acreditar num futuro com esperança. Cultivemos a consciência de “cuidadores” uns dos outros, cujo teste é a caridade. Sugiro a leitura dos 4 Evangelhos neste ano dedicado à oração!