« As Vocações!…»

A Igreja viveu nesta semana focada no pedido de Jesus aos seus discípulos: “Pedi ao Dono da messe que mande operários para a sua messe!” Foi a semana das vocações. Fomos chamados a pensar a temática das vocações na Igreja e convidados a rezar para que Deus suscite vocações nas comunidades e nestas na Igreja. Pensemos nas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias e pensemos nas diferentes consagrações que suscita o Batismo: matrimonial, celibatária e diversas consagrações laicais. O Espírito do Senhor sopra onde quer e só Ele sabe o porque e razão. Nós somos chamados a acolher os dons e carismas que Deus suscita na Igreja ao longo dos tempos e em todas as idades nas diversas circunstâncias históricas. Pensemos desde o pequeno Samuel aos Apóstolos e ao longo dos séculos homens e mulheres que seguiram a sua pisada. Sempre houve riqueza e pobreza, sempre houve bem-estar e perturbações e sempre houve generosidade, pois temos uma plêiade de muitos os que responderam a Deus num estilo de vida diferente dos demais: muitos os chamados e poucos os escolhidos (Jesus), mas Deus ouve a oração do seu povo, quando lhe pede pastores segundo o seu coração. Haja ousadia e atrevimento para lhe pedir as vocações, além da proteção, dinheiro, saúde, paz, alegria e fortuna! Já agora existe no comércio muitos produtos para purificar a boca e os ambientes! Cada qual olhe para si e talvez andássemos todos melhores. Mudança e conversão são atitude constante pedida por Jesus.

A mensagem do papa para este Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de oração pelas Vocações é sugestiva: «Chamados a semear esperança e a construir a paz». Esta data conduz-nos como diversidade de carismas e ministérios, todos somos chamados a “dar Evangelho, promovendo a unidade e a fraternidade nas nossas relações.” O papa convida a cada um cuide dos outros com coragem e generosidade, a fim de tornar-se esperança para o nosso mundo. Em Igreja somos um povo que caminha e a coragem do compromisso e a entrega incansável da caridade, ao lado dos indefesos, que não tem algo para dar, há algo a receber: a entrega e a gratuitidade. Sejamos artesãos da caridade a exemplo de Maria e de Isabel que recebem as boas novas com alegria. Ajudemo-nos e Deus nos ajudará.

 

MESA DA PALAVRA – DOMINGO DO BOM PASTOR

1ª Leitura: Act 4, 8-12 – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, 9 já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado, 10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós. 11 Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.»

Salmo, Sl 117(118): A pedra que os construtores rejeitaram. Tornou-se pedra angular

2ª Leitura: 1 Jo 3, 1-2 – Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, ao ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. 2 Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é.

Evangelho: Jo 10, 11-18 – Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, 13 porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, 15 assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também a estas Eu preciso de trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho, um só pastor. 17 É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida e por haver de retomá-la. 18 Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. Visitas do Espírito Santo de 2024

21 de Abril:

Fajã Ortiga – Tem Festeiro

Fajã da Ribeira – Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiros

 

28 de Abril:

Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro

Cabouco, Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro Tem Festeiros

 

5 Maio:

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Murteira – Não tem Festeiro

Espigão – Tem Festeiro

 

12 Maio:

Pomar da Rocha – Tem Festeiro

Muro e Moinhos – Não Tem Festeiro (2 grupos)

 

19 Maio: Vila

Furna – Não tem Festeiros

Vila – Tem Festeiro (2 grupos)

Cruz Banda Além – Tem Festeiro.             Aguardam-se festeiros.

 

2.  Dia Mundial das Vocações, 21 de abril, Domingo do Bom Pastor. Missa na Sé, 18h, nos 50 anos da Ordenação Episcopal de D. Francisco Santana. Aberto a todos.

 3.  Festa da Vida, 8º Ano de Catequese, 27 abril, 17h.

4. R. Congresso Eucarístico em Braga de 31 de maio a 2 de Junho. Inscrições na Câmara Eclesiástica e Brava Tour.

5. Dia Diocesano da Familia,26 de maio em S. Vicente, 15h. Casais com 10, 25, 50 e + de casamento podem inscrever-se na paróquia.

6. Viagem de Peregrinação Dehoniana a Fátima com Colégio Missionário: 28 maio a 3 de junho. Inscrições na Brava Tour.