O rito da Imposição das cinzas marca e inicia a Quaresma. Em tempo de preparação do sínodo de 2023 devemos caminhar juntos em Igreja. A mudança do coração diz que as cinzas são mais do que um mero rito exterior, antes  tocam a pessoa e o viver cristão.  Ouviremos muito: penitência, conversão, oração, jejum, abstinência, confissão, contrição, meditação e leitura da Palavra de Deus, renúncia e esmola-. A Via Sacra  é sempre um momento intenso de refletir nos «passos» nos sofrimentos de Jesus na Paixão. Nestes dias entra-nos em casa, novos calvários e novas estações de Via-Sacra por causa da guerra. Como sempre são sempre os inocentes que sofrem as atrocidades de poucos.

A Paz constrói-se convertendo o coração e pedindo a Deus este dom bem precioso, seja na Ucrânia, seja na Rússia ou noutros locais esquecidos dos média. Que esta Quaresma nos leve a caminharmos juntos na construção da paz e da civilização do amor ao jeito do Pe. Dehon, em que cada um se deixe renovar pelo Coração de Jesus, manso e humilde. As vaidades e as soberbas dos homens destroem a convivência. É filho  de Deus aquele que constrói a paz (cf. Mt 5, 9). O Papa na mensagem quaresmal cita S. Paulo: “Não nos cansemos de fazer o bem; a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos.” (Gal 6, 9-10).Votos de Santa Quaresma.

Mesa da Palavra

1º Domingo da Quaresma: Lc 4, 1-12 – Cheio de Espírito Santo, Jesus retirou-se do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2 onde esteve durante quarenta dias, e era tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, quando eles terminaram, sentiu fome. 3 Disse-lhe o diabo: «Se és Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão.» Jesus respondeu-lhe: 4 «Está escrito: Nem só de pão vive o homem.» 5 Levando-o a um lugar alto, o diabo mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do universo 6 e disse-lhe: «Dar-te-ei todo este poderio e a sua glória, porque me foi entregue e dou-o a quem me aprouver. 7 Se te prostrares diante de mim, tudo será teu.» 8 Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.» 9 Em seguida, conduziu-o a Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, 10 pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, a fim de que eles te guardem; 11 e também: Hão-de levar-te nas suas mãos, com receio de que firas o teu pé nalguma pedra.» 12 Disse-lhe Jesus: «Não tentarás ao Senhor, teu Deus.» 13 Tendo esgotado toda a espécie de tentação, o diabo retirou-se de junto dele, até um certo tempo.

2º Domingo da Quaresma: Lc 9, 28-36 – Uns oito dias depois destas palavras, levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. 29 Enquanto orava, o aspeto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. 30 E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, 31 os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. 33 Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer. 34 Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. 35 E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predileto, escutai-o.» 36 Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

1 . Agenda Paroquial de Março:

11 de março, 6ª feira: 8h e 17h (Via Sacra)

13 a 20 de março – Semana de São Bento

13 de março, Domingo: Procissão dos Passos,12h

13 de março: encontro do crisma às 10h

14 a 18 de março, 2 a 6ª feira: Novenas a S. Bento, 19h30

14 de março: 179º aniversário do nascimento Pe. Dehon – SCJ

18 de março, 6ª feira, Via Sacra, 8h (não há às 17h). Novena a São Bento, 19h30

19 de março, sábado: São José – Dia do Pai e Véspera de São Bento, 19h30 (não há missa às 17h)

20 de março, domingo: Festa de São Bento: Missa e Procissão às 12h (Sermão da Bagaceira)

21 de março: Dia de São Bento. Dia do Padroeiro e Dia da freguesia da Ribeira Brava. Missa às 11h. Início dos festejos da Junta de Freguesia da Ribeira Brava

25 de março, 6ª feira: Anunciação do Senhor, 8h e 17h (Via Sacra).

2. Catequese presencial é feita nas condições recomendadas. Não havendo segue-se as normas da saúde e os pais podem falar das coisas de Deus em casa. Já agora os avós deem um jeito, sff.

3. Confissões: 6ª feira, 8h30-9h30

Adoração:  6ª feira, 11h30-12h30 e 3º domingo do mês, 9h30-10h

RENÚNCIA QUARESMAL DE 2022

AJUDA À DIOCESE DE MANANJARY NA ILHA DE MADAGÁSCAR, DEVASTADA POR 2 TUFÕES, ONDE É BISPO D. ALFREEDO CAIRES, NATURAL DO CANIÇO E NOSSO CONHECIDO.