«Dia Mundial das Missões!…»

«Dia Mundial das Missões!…»

Estamos no mês de outubro dedicado pela Igreja à oração e ao contributo dos cristãos para a evangelização, lembrando este ser de Igreja: de natureza missionária: viver, testemunhar e transmitir o Evangelho de Jesus, cumprindo o seu mandato: “ide e ensinai todos as nações…” (Mt 28, 19-20). Somos uma ilha missionária, pois nas caravelas haviam missionários e nelas anos mais tarde partiam missionários e até aos dias de hoje, partem missionários e missionárias para as missões longínquas nos diversos cantos do mundo. Várias ordens e congregações religiosas aqui tiveram aqui um jardim de recrutamento dos seus membros, e vinco que os Dehonianos na Madeira e na Ribeira Brava, dos 3 que vieram para cá, 2 deles partiram para as missões de Madagáscar e Angola. Que o Coração de Jesus queira chamar jovens destes lados e eles também aceitem o desafio missionário que é proposto neste ano jubilar e neste dia, ainda pelo Papa Francisco a sermos “Missionários de esperança entre os povos”, em que recorda a cada um dos cristãos e a toda a Igreja, «comunidade dos batizados, a vocação fundamental de serem mensageiros e construtores da esperança nas pegadas de Cristo. Faço votos de que seja um tempo de graça para todos, na companhia do Deus fiel que nos regenerou em Cristo ressuscitado «para uma esperança viva; e desejo recordar alguns aspetos revelantes da identidade missionária cristã, para nos deixarmos guiar pelo Espírito de Deus e ardamos de santo zelo por uma nova estação evangelizadora da Igreja, enviada a reanimar a esperança num mundo sobre o qual pesam sombras tenebrosas.»
Neste ano jubilar da esperança e no dia Mundial das Missões olhemos para a Virgem Maria, a Mãe de Cristo, nossa esperança, Ela a Rainha das Missões.

Evangelho do Dia das Missões (19 outubro): Lc 18, 1-8 – Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: 2 «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Naquela cidade vivia também uma viúva, que ia ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário.’ 4 Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, 5 contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.’» 6 E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. 7 E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra.
Domingo XXX (26 outubro): Lc 18, 9-14 – Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 10 «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’ 13 O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.’ 14 Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»
Evangelho: S. Simão e S. Judas, apóstolos (28 outubro): Lc 6, 12-19 – Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. 13 Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: 14 Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. 17 Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, 18 que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados; 19 e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos.

 

Mesa da Palavra

Evangelho de (26 outubro): Lc 18, 9-14 – Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 10 «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’ 13 O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.’ 14 Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

Evangelho: S. Simão e S. Judas, apóstolos (28 outubro): Lc 6, 12-19 – Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. 13 Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: 14 Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. 17 Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, 18 que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados; 19 e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava.
Mesa da Palavra

Agenda de Paroquial:

AGENDA DE OUTUBRO
1 a 31. Mês de Outubro: Terço na igreja de 2ª a 6ª feira, 19h30
19. Dia Mundial das Missões
31. Véspera Todos os Santos, missa, 20h

AGENDA DE NOVEMBRO
1.Todos os Santos: 8h,10h,12h
2. Fiéis Defuntos: 7h30, 10h (ida ao cemitério), 12h
9. Festa do Acolhimento, 17h (1º ano catequese)
16-22. Semana da Apresentação
16. Novena e missa Apresentação, 19h
17-21. Novena e missa, 20h
22. Véspera Festa Apresentação, 20h
23. Festa da Apresentação, 16h

. REFLETINDO….MEDITANDO
«Os missionários de esperança são homens e mulheres de oração, porque «a pessoa que tem esperança é uma pessoa que reza», como sublinhava o Venerável Cardeal Van Thuan, o qual, graças à força que recebia da oração perseverante e da Eucaristia, manteve viva a esperança na longa tribulação da prisão (cf. F.X. Nguyen Van Thuan, Il cammino della speranza, Roma 2001, n. 963). Não esqueçamos que a oração é a primeira ação missionária e, ao mesmo tempo, «a primeira força da esperança» (Catequese, 20 de maio de 2020). Renovemos, pois, a missão da esperança a partir da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus e, de modo particular, com os Salmos, que são uma grande sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo (cf. Catequese, 19 de junho de 2024). Os Salmos educam-nos a ter esperança no meio das adversidades, a distinguir os sinais de esperança e a ter o constante desejo “missionário” de que Deus seja louvado por todos os povos (cf. Sal 41, 12; 67, 4). Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração.» (Papa Francisco)

NB. Passeio Paroquial ao Chipre de 13 a 20 de fevereiro de 2026, semana do carnaval. Inscrições na paróquia da Ribeira Brava. Documentos da viagem: Cartão europeu saúde e CC ou BI.

 

Festejos São Pedro!

 Festejos de São Pedro! Já paira nos ares e no ambiente à nossa volta a festa do Senhor São Pedro com a colocação de bandeiras, flores e gambiarras. É sinal que estamos a viver mais um ano esta festa que é sempre grandiosa para residentes e visitantes. Estão aí os...

read more

Tubo acaba!…

«Tudo acaba!...» Estamos a terminar um mês dedicado às férias e ao retemperar das forças, para quem o tive e para quem poderá vir a ter ainda. É Sem dúvida um tempo útil e agradável que possibilita encontros, visitas e festas, horários e afazeres diferentes, que não...

read more

«Tudo acaba1!…»

Mesa da Palavra - Domingo XXV COMUM 1ª Leitura: Am 8, 4-7 - Ouvi isto, vós que esmagais o pobre e fazeis perecer os desvalidos da terra, 5 dizendo: «Quando passará a Lua Nova, para vendermos o nosso trigo, e o sábado, para abrirmos os nossos celeiros, diminuindo o...

read more

«Assistia à missa ao pé do vestuário!…»

«Assistia à missa ao pé do vestuário!...» Estamos a terminar um mês dedicado às férias e ao retemperar das forças, para quem o tive e para quem poderá vir a ter ainda. É Sem dúvida um tempo útil e agradável que possibilita encontros, visitas e festas, horários e...

read more

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo!»

«Todos ficaram cheios do Espírito!...» Neste domingo a nossa paróquia e outras estão em festa com estes jovens que vão crismar-se. Temos um grupo de cinquenta e sete jovens que se prepararam para receberem o Crisma ou Confirmação. Com eles estão as famílias e os...

read more

«Senhora da Saúde!…»

«Senhora da Saúde!...» A devoção a Nossa Senhora da Saúde é muito antiga. É um dos títulos dados à Virgem Maria, Mãe de Jesus, em tempos difíceis como doenças e epidemias, no nosso país e na Europa em que os cristãos erguem o olhar para Maria pedindo auxílio proteção...

read more

«É sempre bom fazer o bem!…»

 É sempre tempo de fazer o bem! As férias letivas iniciaram-se neste mês de julho para os nossos estudantes com muita pressa e ansiedade para alguns e preocupação para muitos outros. Lembramos os pais que têm de trabalhar, os avós presentes e os avós distantes e a...

read more

Festejos de São Pedro!

Festejos de São Pedro! Já paira nos ares e no ambiente à nossa volta a festa do Senhor São Pedro com a colocação de bandeiras, flores e gambiarras. É sinal que estamos a viver mais um ano esta festa que é sempre grandiosa para residentes e visitantes. Estão aí os...

read more

Pentecostes: Festa do Espírito Santo

Pentecostes - Festa do Espírito Santo!     É com grande alegria espiritual e humana que a Igreja celebra neste domingo o Pentecostes: a Festa do Espírito Santo ao completar cinquenta dias após o dia de Páscoa. A Igreja celebra a descida do Espírito Santo em “forma de...

read more