Pentecostes – Festa do Espírito Santo!
É com grande alegria espiritual e humana que a Igreja celebra neste domingo o Pentecostes: a Festa do Espírito Santo ao completar cinquenta dias após o dia de Páscoa. A Igreja celebra a descida do Espírito Santo em “forma de línguas de fogo” sobre os Apóstolos e a Virgem Maria reunidos do Cenáculo, conforme o que Jesus lhes havia dito para que não se afastassem de Jerusalém, pois lhes enviaria o Espírito Paráclito, o Prometido do Pai. É o coroar das festas pascais. O Espírito que ressuscitou Jesus de entre os mortos é o mesmo concedido por Jesus aos Apóstolos. N’Ele é-lhes concedida a paz, a alegria, a reconciliação e os seus dons.
“Soprou sobre eles…” como outrora insuflou em Adão o hálito de vida, neste dia é também o início de uma nova humanidade e de uma nova criação. No Pentecostes é concedido aos Apóstolos dons de carácter extraordinário, carismas ou dons como o poder de fazer milagres entre outros, destinados a tornar mais eficaz a sua ação missionária. O Espírito Santo é concedido a todos os discípulos presentes e não só aos Apóstolos. O Espírito é o protagonista da Igreja nascente como vemos nos Atos dos Apóstolos, vivo e atuante. Veja-se o discurso de Pedro à multidão e o testemunho dos outros Apóstolos, que cheios do Espírito Santo anunciavam o nome do Senhor Jesus. Como os Eles sejamos testemunhas do Evangelho, deixando-nos inspirar pelo Espírito do Ressuscitado.
Mesa da Palavra – Pentecostes
1ª Leitura: At 2, 1-11 – Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3 Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5 Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Atónitos e maravilhados, diziam : «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8 Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9 Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11 judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»
Salmo Sl 103 (104): Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a face da terra.
2ª Leitura: Rom 8, 8-17 – Os que vivem sob o domínio da carne são incapazes de agradar a Deus. 9 Ora vós não estais sob o domínio da carne, mas sob o domínio do Espírito, pressupondo que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não lhe pertence. 10 Se Cristo está em vós, o vosso corpo está morto por causa do pecado, mas o Espírito é a vossa vida por causa da justiça. 11 E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós. 12 Portanto, irmãos, somos devedores, mas não à carne, para vivermos de acordo com a carne. 13 É que, se viverdes de acordo com a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis. 14 De facto, todos os que se deixam guiar pelo Espírito, esses é que são filhos de Deus. 15 Vós não recebestes um Espírito que vos escravize e volte a encher-vos de medo; mas recebestes um Espírito que faz de vós filhos adotivos. É por Ele que clamamos: Abba, ó Pai! 16 Esse mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos de Deus, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, pressupondo que com Ele sofremos, para também com Ele sermos glorificados.
Evangelho: Jo 14, 15-16.23-26 – «Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos, 16 e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, 23 Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1.VISITAS DO ESPÍRITO SANTO DE 2025
7ºDomingo – 8 de junho – Pentecostes
Vila: 2 Grupos – Tem festeiro
2. AGENDA DE JUNHO
2-27. Início do mês Coração de Jesus. Terço de 2ª a 6ª feira, 20h
7. Confissões: Primeira Comunhão e Profissão de Fé na igreja, 10h
8. Festa do Espírito Santo, 12h e Visita Espírito Santo na Vila. ncontro do Crisma na missa das 10h
14. 1ª Comunhão, 17h
15. Profissão de Fé, 12h
19. Corpo de Deus, 8h,10h. Jubileu das Paróquias e Confrarias. Encontro das Confrarias (SSS e S. Bento) na Sé, 15h-17h
Missa do Corpo de Deus no Largo do Colégio às 18h
21. Caminhada, 5º Ano da Catequese, 17h
27.Coração de Jesus, 8h. Dia Diocesano do Clero
28. Véspera de São Pedro: Romagens, 14h, Barco zona Achada,17h. Charola, 19h, Vigília da festa, 21h e Marchas às 22h
29. Festa de São Pedro: 10h e 12h. Missa e Procissão às 16h
2.PASSEIO PAROQUIAL EM AGOSTO
A paróquia promove passeio aberto a todos de 21 a 27 de agosto pela Nacional 2. Programas na igreja e inscrições na paróquia no horário do cartório paroquial. Necessário o cartão de cidadão
válido. Temos até 15 de junho para dar os nomes.
3. MEDITANDO-INVOCANDO
Deus nosso Pai, deste-nos o Espírito Santo para vivermos em União. Mas nós às vezes somos violentos e agressivos. Dá-nos o Teu Espírito de Amor.
Deus nosso Pai, deste-nos o Espírito Santo para compreendermos totalmente a Verdade de Jesus. Mas nós às vezes, contentámo-nos com opiniões, catecismo infantil, cultura geral.
Deus nosso Pai, deste-nos o Espírito Santo para sermos testemunhas do Evangelho no mundo. Mas nós, às vezes não temos coragem. —–Senhor, envia-nos o teu Espírito—–