Passando esta semana os dez anos do 20 de fevereiro de 2010 e recordando a importância da criação e de tudo o que é posto à nossa disposição, lembrado o mandato de Deus no Génesis ( Gn 1, 28-31), achei por bem transcrever o nº 23 da carta encíclica do Papa Francisco, “Laudato si – Louvado sejais” sobre o cuidado da casa comum: “O clima é um bem comum, um bem de todos e para todos. A nível global, é um sistema complexo, que tem a ver com muitas condições essenciais para a vida humana. Há um consenso científico muito consistente, indicando que estamos perante um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas últimas décadas, este aquecimento foi acompanhado por uma elevação constante do nível do mar, sendo difícil não o relacionar ainda com o aumento de acontecimentos meteorológicos extremos, embora não se possa atribuir uma causa cientificamente determinada a cada fenómeno particular. A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou acentuam. É verdade que há outros fatores (tais como o vulcanismo, as variações da órbita e do eixo terrestre, o ciclo solar), mas numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global das últimas décadas é devida à alta concentração de gases com efeito de estufa (anidrido carbónico, metano, óxido de azoto e outros), emitidos sobretudo por causa da atividade humana. A sua concentração na atmosfera impede que o calor dos raios solares refletidos pela Terra se dilua no espaço. Isto é particularmente agravado pelo modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis, que está no centro do sistema energético mundial. E incidiu também a prática crescente de mudar a utilização do solo, principalmente o desflorestamento para finalidade agrícola.” Haja a consciência do nosso contributo para este  bem comum.

Mesa da Palavra – VII Domingo Comum – Ano A

1ª Leitura: Lev 19, 1-2.17-18 – O Senhor disse a Moisés: 2 «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. 17 Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. 18 Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Salmo: Sl 102(103):O Senhor é clemente e cheio de compaixão.

2ª Leitura: 1 Co 3, 16-23 – Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós. 18 Ninguém se engane a si mesmo: se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Com efeito, está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 20 E ainda: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são fúteis. 21 Portanto, ninguém se glorie nos homens, pois tudo é vosso: 22 Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro. Tudo é vosso. 23 Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.

Evangelho: Mt 5, 38-48 – 38 «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39 Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. 40 Se alguém quiser pleitear contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. 41 E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» 43 «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45 Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 46 Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 47 E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. Agenda de fevereiro de 2020

22-29 fevereiro: Passeio Paroquial a Malta e Sicília

26 fevereiro:4ª feira Cinzas:Dia de Jejum-Abstinência, 8h,17h

28 fevereiro: 6ª feira da Quaresma: Via Sacra e Missa, 8h.

29 fevereiro – Retiro Leigos no Colégio Missionário, 10h-17h

2. agenda de março

01. Domingo I Quaresma. Retiro para Leigos no Colégio Missionário, 10h-17h.

08. Domingo II Quaresma- Celebração do Dia Enfermos, 10h

14. Festa Bem-Aventuranças (7º ano Catequese), 17h

15. Procissão dos Passos: Missa e Procissão às 10h

15-22. Semana de São Bento, Padroeiro da Ribeira Brava

16 – 18.20-21 – Novena e Missa às 19h30

19. São José, Dia do Pai, Discípulos do Mestre, 20h

21. Véspera da Festa de São Bento-Vigília, 20h

22. Festa de São Bento: Missa e Procissão, 15h

NB. Faz a festa a Confraria de São Bento e a paróquia. Os Encarregados dos sítios façam o favor de recolherem as ofertas. Obrigado desde já em nome de todos.

3. CATEQUESE: o 7º ano de Catequese tem a celebração das Bem Aventuranças no sábado, 14 de março, 17h. Os pais e os jovens estão naturalmente convidados a estarem presentes.

4. Passaram 10 anos do 20 de fevereiro. Guardo na memória todos os que vieram em auxílio e espero que não se esqueçam depressa dos imensos gestos de ajuda. São Bento continue a proteger esta terra e as suas gentes. Se há esquecimento, avive-se a memória coletiva e não desafiemos as leis da natureza. Respeitemos a casa comum de todos.