Estamos a meados de agosto e as féria avançam assim como as festas. Tudo proporciona um outro ambiente com a ajuda do calor e da descontração, mesmo de quem está a trabalhar nesta altura. Há quem tenha preocupações com os mais novos e até com os mais velhos, pois estando a trabalhar não têm quem os acompanhe, tendo que deixá-los sós. Temos diversas propostas e atividades em que os mais novos podem ficar na companhia dos avós e outros e podem ainda participarem em atividades de cariz social solidário. Podem ajudar e podem aprender nas diversas tarefas, preparando-os para a vida, de modo que sejam autónomos e responsáveis, no futuro e no presente. Aprendam a participar/dar, de modo que saibam receber e serem ajudados por sua vez. O convívio e a estadia com a família proporciona aprendizagens e ensinam quanto é indispensável saber estar em família: pais e filhos podem dar-se em atenção mútua.

Num destes dias ouvi uma bela frase de um idoso, que por ser sábia e interessante registei para todos nós: “se os velhos pudessem e se os novos soubessem, isto era uma maravilha!” Há muito pensamento e sabedoria nestas palavras. Já agora as férias podem ajudar a estas altas conversas que dão lições de vida. Aproveite quem quiser! Sabemos que transmitir e viver os valores cristãos nunca foi fácil, dificultado neste tempo civilizacional, porque atravessamos crise de valores e de vária ordem, em que tudo é posto em causa. Impera o instantâneo e o intermitente da vida! Chama a atenção os cliques e os flashes e quando acordamos, tudo passou ou já não há nada a fazer. Perdeu-se a carruagem! Falar em profecia no ano missionário em que vivemos, vale sempre, mesmo se inoportuno. Não nos falte a palavra, o engenho e a arte para dizer aos mais novos que Deus não os afasta. Logo não se afastem de Deus. Boas férias!

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

. agenda de agosto

1. Casamentos: 15h e 16h20. Missa e Batismos, 17h30
  2. Batismos, 11h

23-29. Passeio Paroquial R.Brava: Continente/Espanha

1. Casamento e batismos, 15h. Missa , 17h30

27-29. Apel no Salão

②. INSCRIÇÕES CATEQUESE  para o 1ª ano no horário de 2ª a 6ª feira das 9h-11h. Trazer a cédula da Vida Cristã.

. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Ainda há lugares. Inscrições na Bravatour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€. Ainda há 2 lugares.

④. Devido ao Festibrava organizado pela Casa do Povo a missa da tarde do domingo, 1 de setembro é às 17h. As outras missas no horário habitual: 7h, 8h30, 10h e 17h00.

⑤. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

EVANGELHOS DOMINGOS: XX, XXI E XXII – ANO C

Evangelho Domingo XX: Lc 12, 49-53 – «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado? 50 Tenho de receber um batismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! 51 Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. 52 Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; 53 vão dividir-se o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

Evangelho Domingo XXI: Lc 13, 22-30 – Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: 24 «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. 25 Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor!’ Mas ele há-de responder-vos: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Começareis, então, a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.’ 27 Responder-vos-á: ‘Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.’ 28 Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. 29 Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. 30 E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»

Evangelho Domingo XXII: Lc 14, 7-14 – Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: 24 «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. 25 Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor!’ Mas ele há-de responder-vos: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Começareis, então, a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.’ 27 Responder-vos-á: ‘Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.’ 28 Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. 29 Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. 30 E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»