“Empenhados na Igreja e no Mundo”

O Programa Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava para o Ano Pastoral de 2026 tem como tema: “Empenhados na Igreja e no Mundo”. Tem a sua inspiração no tema escolhido na diocese do Funchal: “Formar Leigos par a Missão na Igreja e no Mundo”, onde estamos inseridos na pastoral paroquial e no tema da Congregação SCJ em Portugal: “Sint Unum – Todos sejam um”. Em sintonia com os dois planos achamos por bem propor este tema para este ano nesta paróquia, confiada aos Sacerdotes do Coração de Jesus, e, na ligação a estes dois temas do ano pastoral, intitulamos para a paróquia o tema e o ideário para o ano pastoral: “Empenhados na Igreja e no Mundo”

O programa procura transmitir a comunhão com a diocese e com os Dehonianos no cuidado pastoral destas paróquias. Queremos e procuramos viver em sintonia também com quantos buscam viver a espiri- tualidade do Pe. Dehon, promovendo uma mente e um coração abertos à formação humana, social, religiosa, espiritual, litúrgica, catequética e missionária. O espírito de oração será traduzido na atitude aberta, disponível, oblativa e empenhada na construção da civilização do amor de Coração de Jesus.

Fazemos caminho sinodal com a diocese do Funchal e com a província portuguesa dos SCJ. Com São Bento queremos aprofundar o louvor do Senhor na oração e na liturgia, em particular na Eucaristia, cume da vida cristã (Vat. II) e na escuta atenta da palavra dos que são testemunhas qualificadas (Regra, nº 1). A tradição orante e celebrativa da comunidade paroquial avivam o empenho testemunhal que a todos compete, em especial os pais e os membros de todo os movimentos presentes na área da paróquia.

Aprender a rezar e reaprender a vivência e realização do Sacramento da Penitência/Confissão, conversão e cura, fazem parte da nossa formação cristã. Os devotos de são Bento são convidados a ‘informar’ a vida nos dois pilares do lema do padroeiro: Ora (rezar/orar) et Labora (trabalhar). Somos chamados a aprofundar o lema na Liturgia, na Palavra de Deus, nos Sacramentos e na Caridade, no louvor e no Amor de Deus, no Coração de Seu Filho. Devotos de São Bento temos na sua espiritualidade a fonte donde buscamos o necessário para cultivar “o louvor divino”  A Eucaristia e a Adoração são um autêntico serviço de Igreja e alimento da vida cristã. (cf. Cnst SCJ,.31). Na vivência Religiosa e espiritual, queremos privilegiar: Missa, Laudes, Hora Intermédia e Adoração (à 6ª feira e no 3º domingo do mês, tendo como modelos: Jesus, a Virgem Maria, os Apóstolos e os santos.

Os movimentos paroquiais: Confrarias do Senhor e São Bento, Discípulos do Mestre, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequistas, Coro Paroquial, Legião de Maria entre outros, são chamados a dar testemunho de aprender a orar e a fazer rezar os demais como testemunho cristão. Os outros movimentos empenha- dos na ação social pastoral busquem na oração pessoal e comunitária a sua inspiração: Cursistas, Equipas de Nossa Senhora, Conferência São Vicente de Paulo, Filhas de Maria, ACR e CNE, entre outros. Recordem as famílias o seu papel e a sua missão de lugar da fé.

As redes sociais trazem até nós expressões de fé. Podem e devem ajudar muitos a encontrar-se com o Senhor Jesus, seja nas missas, terços, conferências, devoções. Estas não dispensam a vida paroquial, pois nela fazemos experiência concreta de sermos família de Deus e fraternidade cristã. Todos somos chamados a acreditar num futuro com esperança. Cultivemos a consciência de “cuidadores” uns dos outros, cujo teste é a caridade. Sugiro a leitura da carta apostólica de Leão XIV: “Eu Te Amei” e o Livro de D. Maurílio de Gouveia, “Uma Comunidade de Cristãos – A Paróquia na Missão da Igreja”.