VISITAS DO ESPIRITO SANTO!…

Estamos em pleno mês de maio, mês de Nossa Senhora sob a invocação de N.S. Fátima, muito querido e conhecido dos portugueses, “A Senhora do Céu” como nos diz a Irª.Lúcia nas suas memórias. Nestes dias sejamos capazes de aceitar o desafio que a Senhora lançou aos pastorinhos: ‘rezar o terço todos os dias pela conversão dos pecadores e alcançar a paz e o fim da guerra’ Passados estes anos das aparições na Cova da Iria, eis-nos de novo mergulhados na guerra, algo que as novas gerações ouviam falar e agora vivem as consequências da mesma. Quem diria ou quem imaginaria que isto acontecesse nestes dias. A mensagem de Fátima deve tocar fundo nos homens e nas mulheres de hoje. Nunca é demais estar atento ao apelo à conversão feito pela Virgem em Fátima aos videntes de Aljustrel.

Estamos em Visitas do Espírito Santo na freguesia, visto que as condições sanitárias permitem, tendo precauções. É sem dúvida um momento pleno de saudade, emoção, alegria e encontro, para quem deseja receber a visita no respeito pela liberdade de cada um. Gratidão aos casais e às famílias que aceitam o desafio e o compromisso da visita, assim como as saloias, ensaiadores e tocadores. Não esquecemos quem prepara as saloias para esta visita com empenho e dedicação. Desejamos que tudo corra em bem para o bem de todos. As insígnias saem para ‘o povo abençoar’!

Temos um levantar do uso da máscara mesmo nas igrejas e nas capelas. Quem se sentir bem usar máscara nas missas e outros momentos, use máscara, não está proibido usar máscara. Continuamos a usar o gel de desinfeção. Ao cuidar de si, cuida do outro. Sejamos responsáveis. Boas visitas do  Espírito Santo!

Agenda Paroquial da Ribeira Brava em Maio

1. Visita do Espírito Santo após missa das 7h30:

Visita do Espírito Santo15 de Maio

Pomar da Rocha – Tem Festeira – Missas às 17h no sítio

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeiras

Visita do Espírito Santo22 de Maio

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Cruz Banda Além – Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiro

Murteira – Não Tem Festeiro

Visita do Espírito Santo29 de Maio

Furna – Tem Festeiro

Muro e Moinhos: 2 grupos – Tem Festeiros

Visita do Espírito Santo5 de Junho – Pentecostes

Espigão – Não Tem Festeiro

Vila – Tem Festeiros – 2 grupos

2.  Terço na igreja de 2ª a 6ª feira às 20h. Capelas combinar com encarregadas.

3.  Domingo 15 de maio: Dia Diocesano da Família, Arco da Calheta, 15h30 e Dia da Justiça e Paz dos Dehonianos.

4.  II Encontro dos Centros Sociais ao Cuidado dos Dehonianos em Alfragide de 16 a 17 de Maio.

5.  Primeiras Comunhões no dia 18 de Junho às 18h. Profissão de Fé no dia 25 de Junho às 18h

NB. Foram usados 175 litros de álcool-gel e distribuídas 1.250 máscaras

em cumprimentos das normas em vigor na pandemia covid-19.

Mesa da Palavra

Evangelho V Domingo de Páscoa: Jo 13, 31-35 – Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. 32 E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» 33 «Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: ‘para onde Eu for vós não podereis ir’, também agora o digo a vós. 34 Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. 35 Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: tendo amor uns aos outros.»

Evangelho VI Domingo Páscoa: Jo 14, 23-29 – Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. 24 Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.» 25 «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26 mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» 27 «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. 28 Ouvistes o que Eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós.’ Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. 29 Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.