Visita das Relíquias de S. Tiago

A paróquia da Ribeira Brava recebe a visita das Relíquias de S. Tiago Menor, padroeiro da Diocese nos dias 23 e 24 de outubro. A 500 anos do voto em que S. Tiago Menor foi escolhido para padroeiro da diocese, numa pandemia, revivemos em pandemia e invocamos proteção na visita das suas relíquias. Foi na Sé do Funchal que S. Tiago foi escolhidos para padroeiro. As autoridades reunidas na Sé colocaram num barrete o nome dos 12 apóstolos e uma criança tirou à sorte um papel com o nome de S. Tiago Menor. Pediam proteção ao mártir, não se conseguia dominar a pandemia. Na diocese temos a celebração domingo na Sé às 17h, que inicia o processo de preparação do sínodo convocado pelo papa Francisco e a visita das relíquias.

Nesta ocasião o nosso bispo D. Nuno escreveu uma carta Pastoral intitulada: “As relíquias dos santos, monumentos de fé”, com ideias-chave para vivermos a visita das relíquias. Destaco: O mártir é alguém que nos recorda a morte e a ressurreição de Cristo. A carne humana é capaz do Verbo-encarnação de Jesus no seio de Maria, o corpo do mártir continua a falar, a dar testemunho do Evangelho, como nós, o mártir viveu a santidade no mundo e fez-se mártir. Une-nos à fé dos Apóstolos e une-nos a Roma, ao papa, garante da unidade da fé e à multidão de cristãos que viveram e vivem o Evangelho na história. Deixemo-nos interpelar por Deus através de S. Tiago Menor.

Leituras do XXIX Domingo Comum – Ano B

1ª Leitura: Sab, 7, 7-11  Por isso pedi, e foi-me dada a inteligência; supliquei, e veio a mim o espírito de sabedoria Preferi-a aos cetros e aos tronos, e, em comparação com ela, vi que as riquezas nada eram. Nem sequer a comparei às pedras preciosas, pois o ouro todo, diante dela, é um pouco de areia, e a prata, perante ela, será como lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e antes a quis ter a ela que a luz, pois a sua claridade jamais tem ocaso. Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos está uma riqueza incalculável.

2ª Leitura: Heb 4, 12-13 – Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes, penetra até à divisão da alma e do corpo, das junturas e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.

Evangelho Domingo: Mc 10, 17-30 – Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna.

Visita das Relíquias de São Tiago Menor à Ribeira Brava

1. Outubro: Chegada das Relíquias de São Tiago Menor à Igreja da Ribeira Brava. Acolhimento das Relíquias na igreja pelos movimentos e quantos queiram associar-se. O Coro paroquial entoa o Hino de São Tiago à entrada das Relíquias na igreja. Celebração da Eucaristia do Domingo XXX – Dia Mundial das Missões, 18h30. Visita às relíquias e oração individual, 19h30

Início da Vigília de oração por grupos, 20h:

Cursistas, Legião de Maria, Filhas de Maria, Ordem Terceira, Discípulos do Mestre

Confraria de São Bento e do Santíssimo, ENS Ministros Extra- Comunhão, Catequistas, 21h

Carismáticos, Acólitos, Conferência S. V. Paulo, Grupo Coral, 22h

Igreja encerra. Pernoita das relíquias na igreja. 23h

24 de Outubro: Domingo e Dia Mundial das Missões

Abertura da igreja. Visita às Relíquias e oração individual, 6h30. Missa, 7h30

Visita Relíquias e oração individual, 8h15

– Oração da Despedida das Relíquias e Hino a S. Tiago, 9h45

Despedida das Relíquias e missa. As relíquias seguem para a igreja dos Canhas, 10h

NB. A Visita das Relíquias do Padroeiro da diocese é um momento de graça também 500 anos após a escolha e em tempo de pandemia. Que a sua bênção e proteção seja acolhida por todos nós.