“Só acredito em dois tipos de mulheres!…”

Temos tido muitas notícias nestas semanas acerca da violência: doméstica em particular e outras violências que nos chocam a todos, pois até acontecem entre famílias, próximos e amigos. Mesmo se fosse com gente  desconhecida e distante não tem justificação em nome do Evangelho e da civilização. Recordemos o que escutamos no passado domingo: “orai pelos que vos perseguem e amai os vossos inimigos… Eu porém digo-vos, se amais os que vos amam…” É difícil, sim! Não impossível! A vida cristã não é um  facilitismo ou meias palavras, antes, é uma exigência continua: “arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. Na próxima semana, 4ª feira de cinzas, iniciamos a quaresma e temos a celebramos o dia da mulher (8 março).

Seja um dia para mudar atitudes e pensamentos como marca da celebração. As maiores educadoras são as mulheres: MÃES, professoras, profissionais, trabalhadoras, “pau para  toda a obra”, próximas, e as que mais podem influenciar os filhos. Como explicar estas situações? Comecemos por nos libertar de preconceitos de séculos, pois a missão da mulher é sublime aos olhos de Deus. Num café com uns  amigos ouvi uma frase que retive e escrevo hoje, porque  pertinente: “Eu só acredito em dois tipos de mulheres: na minha mãe e nas minhas filhas!” Outro diz: “Eu acredito em Deus, porque ainda não tive razão para duvidar!” Não comento, mas rogo às MULHERES que pensem nisto e pensem bem! Vós sois presente e futuro da civilização cristã!

 

 

Mesa da Palavra – VIII Domingo Comum C

 
 

1ª Leitura: Sir 27, 5-8 – A fornalha prova as jarras do oleiro, e a prova do homem são os seus pensamentos. 6 O cuidado com uma árvore mostra-se no fruto; assim, a palavra manifesta o que vai no coração do homem . 7 Não louves um homem antes de ele falar, porque é assim que ele se dá a conhecer. 8 Se procurares a justiça, encontrá-la-ás e dela te revestirás como de um manto de glória.

Salmo: 91(92) 2-3.13-16 – É bom louvar o Senhor!

2ª Leitura: 1 Cor 15, 54-58 – E, quando este corpo corruptível se tiver revestido de incorruptibilidade e este corpo mortal se tiver revestido de imortalidade, então cumprir-se-á a palavra da Escritura: A morte foi tragada pela vitória, 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. 57 Mas sejam dadas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Assim, meus queridos irmãos, sede firmes, inabaláveis, e progredi sempre na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é inútil no Senhor.

 Evangelho: Lc 6, 39-45 – Disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? 40 Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? 42 Como podes dizer ao teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista’, tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão. 43 Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44 Cada árvore conhece-se pelo seu fruto; não se colhem figos dos espinhos, nem uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA!…

①. Ano Missionário

CAMPANHA para aquisição de camião-cisterna para angola, para levar água às populações. Queremos ajudar as pessoas a acederem a este bem essencial, evitando assim as longas caminhadas por um pote de água, minorando o sofrimento para terem este bem. Apelamos à vossa generosidade para este fim.

②. Programação em março

  1. carnaval – missa às 8h. A igreja encerra à tarde
  2. 06. 4ª feira de Cinzas: jejum e abstinência. Missas às 8h e 17h
  3. 07. 6ª feira – Via-Sacra às 17h
  4. 10. 1º Domingo Quaresma: Unção dos Enfermos na missa das 10h

Domingo: 17-24.Semana S. Bento. Início com missa e procissão dos Passos, 10h. O Sr. Bispo D. Nuno preside a esta celebração.

2ª feira, 18. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30

3ª feira, 19. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30

4ª feira, 20. Dia do Pai – S. José. Discípulos do Mestre, 20h

5ª feira, 21. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30

6ª feira, 22. Novena/Missa em honra de S. Bento, 19h30

Sábado, 23.Véspera Festa S. Bento: Acólitos, 19h30

Domingo, 24. Festa de São Bento: Missa e Procissão, 15h

  1. Festeiros: Confraria, paróquia e povo. Encarregados dos sítios façam o favor de recolher as ofertas. Obrigado a todos.

 

③ oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»