«Sim, sim!…»

A vida é bela certamente com voltas e curvas que não sendo fácil, não é sinónimo de impossível. A cada um fazer e cumprir a parte que lhe compete. Deus cuida de todos e cada um cuide de si e do outro também. É o mínimo exigível. Devia ser normal dizemos nós, o enfrentar a vida como é. Os mistérios da vida humana podem ser insondáveis e as nossas debilidades podem suscitar situações que não controlamos e aí toda a ajuda será boa desde que não seja um estorvo. O ideal e o possível devem estar nos nossos horizontes.

A lermos as leituras deste domingo, deparamos com máximas que orientam a vida de todos e em particular dos crentes, pois é a eles que lhes é dirigida em primeiro lugar. Há a condição importante: “se quiseres…depende da tua vontade; não mandou ninguém fazer o mal, nem deu licença a ninguém de cometer o pecado” (cf. 1ª leitura). “Ouvistes o que foi dito… Eu porém digo-vos:O vosso falar deve ser sim, sim; não, não” (Cf. Evangelho)

“Nem passou pelo pensamento o que Deus prepara para aqueles que o amam” (cf. 2ª leitura). Já experimentamos que ao falar a verdade ficámos mal no cartaz e por isso a vigilância enfraquece. Os cristãos deviam ser exímios na verdade. As preocupações, os estorvos, o mal e o que vão dizer, leva-nos ao passar ao lado na defesa do bem. Queixamo-nos e não nos vemos como responsáveis. da situação. Nunca é tarde para dizermos:“sim, não!” Bom domingo a todos!

 

 

Mesa da Palavra – VI Domingo Comum – Ano A
 

 

 1ª Leitura: Sir 15, 16-21 – Ele pôs diante de ti o fogo e a água; estende a mão para o que quiseres. 17 Diante do homem estão a vida e a morte; o que ele escolher, isso lhe será dado, 18 pois é grande a sabedoria do Senhor. Ele é forte e poderoso e vê todas as coisas. 19 Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, Ele conhece as acções de cada homem. 20 A ninguém Ele deu ordem para fazer o mal, e a ninguém deu permissão de pecar.

 Salmo: Sl 118(119): Ditoso o que anda  na lei do Senhor.

 2ª Leitura: 1 Co 2, 6-10 – E, no entanto, é de sabedoria que nós falamos entre os perfeitos; sabedoria que não é deste mundo, nem dos chefes deste mundo, votados à destruição. 7 Ensinamos a sabedoria de Deus, mistério que permaneceu oculto e que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa glória. 8 Nenhum dos chefes deste mundo a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Mas, como está escrito: O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que o amam. 10 A nós, porém, Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito tudo penetra, até as profundidades de Deus.

Evangelho: Mt 5, 17-37 – 20 Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» 21 «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. 22 Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo. 27 «Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. 33 «Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, 37 Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. Agenda DE fevereiro de 2020

 15 fevereiro: Festa da Vida, 8 º ano de catequese, 17h

16 fevereiro: Festa das Famílias – Cabo Girão, 16h

17-19 fevereiro: Assembleia Párocos scj em Lisboa

22-29 fevereiro: Passeio Paroquial a Malta e Sicília

26 fevereiro:4ª feira Cinzas:Dia de Jejum e abstinência, 8h,17h

28 fevereiro: 6ª feira da Quaresma: Via Sacra e Missa, 8h.

2. Catequese: Na celebração da Festa da Vida do 8º ano de catequese no dia 15 de Fevereiro. Convidam-se os pais a estarem também presentes.

3. A Igreja teve uma limpeza geral do soalho nestas duas semanas como sabemos! Pede-se o favor da parte de todos e o cuidado com pastilhas elásticas e afins (lixos…) que são esquecidos e deixados pelos bancos da igreja. A todos compete o cuidado e o respeito no uso da nossa igreja. Agradeço a atenção e o cuidado, que certamente irão ter em conta. Certo?!…

4. Programa de 16 de Fevereiro, Festa das Famílias e 1º aniversário da Entrada de D. Nuno na Diocese.

 No Cabo Girão de manhã:

10h30 – Oração pelas famílias, Jogos

11h30 – Conferência do Sr. Bispo D. Nuno

12h30 – Almoço Livre

 No Campanário à tarde:

14h30 – Acolhimento na igreja do Campanário

15h00 – Ensaio e preparação

15h30 – Missa e Bênçãos para os Casais de Bodas Matrimoniais na igreja do Campanário. 10, 25, 50 e 60 anos de casados.

  1. Os casais que se inscreveram para a celebração vão ter à igreja do Campanário, conforme o programa, SFF.