A Semana Santa!
O Domingo de Ramos como o nome indica, com a bênção dos ramos, dá-se início à Semana Santa que decorre até ao Domingo de Páscoa . É a semana maior do ano visto celebrarmos a centralidade do mistério Cristão: Paixão Morte e Ressurreição de Jesus. É a densidade do Mistério Pascal, vivido em particular nestes dias, que foram preparados no tempo da Quaresma, tempo vivido entre a 4ª feira de Cinzas e a 4ª feira Santa. A 5ª feira Santa dá início ao tríduo pascal com a missa crismal na Sé em que os sacerdotes com o seu Bispo vivem em particular a comunhão presbiteral no dia do sacerdócio. Temos assim a participação e a vivência da Páscoa, que nos ajudará a “embrenhar-nos” na realidade salvífica de Cristo.
Quinta-feira Santa: celebração da Ceia do senhor, Lava– Pés e instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. A adoração do SSS no altar preparado para estes dias.
Sexta-feira Santa: Paixão de Jesus. Na celebração tem a Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Procissão do Enterro do Senhor. Único dia que a Igreja não celebra missa.
Sábado Santo: Vigília Pascal: A celebração inicia-se com bênção do Lume novo (Círio Pascal), Leituras, Bênção da água e Eucaristia. Canta-se o Aleluia!
Domingo de Páscoa: aclamação da Ressurreição. Procissão com o SSS e celebração festiva da Missa de Páscoa.
Dá-se início ao tempo Pascal com as Visitas do Espírito Santo às famílias (Compasso…) aos domingos até ao Pentecostes.
As amêndoas e tradições destes dias são uma doce lembrança da Páscoa de Jesus. Não podemos deixar que venham substituir a Páscoa, se assim for perdemos o sentido e a razão do que acreditamos. Faço votos de Boa e Santa Páscoa para todos os ribeirabravenses e visitantes.
VIDA PAROQUIAL
→ Para enfeitar a igreja para a Páscoa, o Sr. Carlos e a D. Daniela do Alpendre Decorações, pedem a colaboração das pessoas com flores e o favor de entregarem na igreja até a 4ª feira Santa à noite para poderem enfeitar o Horto e a igreja para o Domingo de Páscoa. O Sr. Padre também agradece .
→ Os movimentos paroquiais e todos os demais, também a catequese, estão vivamente convidados a participarem nas celebrações da Semana Santa
→ A Renúncia da Quaresma de 2017 por indicação do Sr. Bispo reverte a favor do Fundo Social Diocesano e Sudão do Sul (conforme apelo do Papa Francisco). As pessoas encarregadas dos sítios façam o favor de distribuir e/ou podem pedir os envelopes na paróquia. Obrigado.
→ A Peregrinação à Sé dos Arciprestados da Ribeira Brava e Ponta de Sol / Calheta, no domingo 2 de abril, para celebrarmos o Jubileu dos 500 anos da Sé decorreu bem. Um obrigado à Rodoeste que ofereceu a Viagem, pois estava a celebrar os 50 anos (Fundada a 1.4.1967). Parabéns e sucesso.
→ As cerimónias da Semana Santa têm transmissão na net em: www.igrejarbrava.com ou youtube «igreja ribeira brava»
→ No domingo de Páscoa não temos a missa das 7h, 8h30 e 17h30. As cerimónias decorrem numa única celebração com início às 9h.
→ As Visitas do Espírito Santo começam no Domingo 23 de abril com a missa das 7h. Atenção aos sítios que ainda não têm festeiro…
→ Passeio Açores:12-18 Julho: Pico, S. Jorge, Graciosa e Faial. inscrições na paróquia.
→ Para mais informações, consulte: www.igrejarbrava.com
VISITAS DO ESPÍRITO SANTO NA RIBEIRA BRAVA EM 2017
Domingo, 23 de abril
Achada – Tem Festeira
Pico Banda Além – Tem Festeiro
Vale e Barreiro – Tem Festeiro
Domingo, 30 de abril
Cova e Caminho Chão ?
Cruz Banda Além – Tem Festeira
Meia Légua – Tem Festeiro
Domingo, 7 de maio
Terça, Moreno, Pedra Mole, Fajã Flores—Tem Festeira
Fajã Urtiga – Tem Festeiras
Domingo, 14 de Maio
Fajã da Ribeira – Tem Festeira
Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeiro
Domingo, 21 de maio
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Murteira – Tem Festeiro
Espigão – ?
Domingo, 28 de maio
Apresentação – Tem Festeiro
Furna – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Tem Festeiros (2 grupos)
Domingo, 4 de junho – Pentecostes
Vila – em Festeiro
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro