Mesa da Palavra: Domingo de Ramos e Quinta Feira Santa:
Evangelho Bênção Ramos: Mt 21, 1–11 Quando já se aproximavam de Jerusalém, chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras. Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: «Ide à aldeia que está em frente de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e com ela um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondereis: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá.’» Isto sucedeu para se cumprir o que fora anunciado pelo profeta: 5 Dizei à filha de Sião: Aí vem o teu Rei, ao teu encontro, manso e montado num jumentinho, filho duma jumenta. Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram as suas capas sobre eles e Jesus sentou-se em cima. Uma grande multidão estendia as suas capas no caminho; outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. E todos, quer os que iam à sua frente, quer aqueles que o seguiam, diziam em altos brados: Hossana ao Filho de David! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas! Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou em alvoroço. «Quem é este?» -perguntavam. E a multidão respondia: «É Jesus, o profeta de Nazaré, da Galileia.»
Evangelho 5ª feira Santa: Jo 13, 1-15 – Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo. O diabo já tinha metido no coração de Judas, filho de Simão Iscariote, a decisão de o entregar. 3 Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: ‘Nem todos estais limpos’. Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós vos deveis lavar os pés uns aos outros.
Acontece na Paróquia da Ribeira Brava:
Visitas do Espírito Santo em 2023
1º Domingo – 16 de abril
Pico – Tem Festeira
Achada – Tem Festeiro
2º Domingo, 23 de abril
Terça, Moreno, Fajã das Flores Pedra Mole – Tem Festeira
Vale e Barreiro – Tem Festeira
Fajã da Ortiga –
3º Domingo – 30 de abril
Apresentação –
Murteira –
Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro
4º Domingo – 7 de Maio
Cruz Banda Além – Tem Festeira
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Meia Légua –
5º Domingo -14 Maio
Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira –
Furna – Tem Festeira
Fajã da Ribeira –
6º Domingo – 21 de Maio
Pomar da Rocha –
Muro e Moinhos – Tem Festeira para um grupo. Falta festeiro para 2º grupo.
7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo
Espigão – Tem Festeiro
Vila – Tem Festeira
- São necessárias flores para enfeitar a igreja para a Semana Santa e Páscoa. Agradecemos todo o tipo de flores que possam trazer para a igreja, até a 4ª feira, a fim de preparar o horto e igreja. Agradecemos desde já.
2. Os sítios que ainda não têm festeiro, peço às famílias que se organizem de modo a podermos organizar saloias e tocadores atempadamente.
3. Peregrinação Dehoniana a Fátima e passeio Beiras de 3 a 9 de junho. Inscrições Bravatour.