Estivemos a celebrar a Semana de São Bento como preparação da Festa do padroeiro e também da Páscoa. O tema da Eucaristia envolve em reflexão e participação em sintonia com a diocese, rumo às JMJ de Lisboa. Ainda em tempo de pandemia podemos celebrar de modo contido, mas alegres no Senhor esta efeméride, certos da proteção de São Bento em que cada um empenha a sua parte. Associamos   neste dia 21 de março, o dia da freguesia da Ribeira Brava. Agradecemos a Deus por estarmos a celebrar S. Bento na paróquia e na freguesia, pois há um ano não nos permitiu confinamento total. Nestes dias ouvi uma expressão nova: “São Bento era o cuidador do mosteiro como um pai é/deve ser da sua casa!” Para segurança e confiança, sejamos cuidadores mútuos. Façamos a nossa parte, inclusive com a toma das vacinas quando formos chamados. O bem de um é o bem de todos!

Estamos a chegar à Páscoa e a Semana Santa será celebrada, cumprindo as normas da pandemia. Adaptamos as horas das celebrações e transmitimos as mesmas no nosso site, pensando nos idosos, doentes e emigrantes. Assim matam as saudades de ver a igreja e estamos em comunhão. As tradições desta quadra são vividas na mesma, exceto as procissões para assim  evitar ajuntamentos. Confiamos que Deus nos dará tempos melhores. Boa festa de S. Bento. Ora et Labora!

 

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

  1. AGENDA DE MARÇO

       26 – Sexta feira da Quaresma: 8h e 17h (Via Sacra)

       28 Domingo de Ramos – Bênção dos Ramos nas Missas: 7h30, 10h, 12h

        30  e 31. Missas às 8h

 

     2. AGENDA DE ABRIL – SEMANA SANTA

        5ª Feira Santa – Ceia do Senhor e Adoração,16h30

       6ª Feira Santa – Jejum e Abstinência:  Ofício Leitura e Laudes – rezado,9h e Paixão do Senhor,16h30

       03. Sábado Santo – Ofício Leitura e Laudes – rezado,9h e Vigília Pascal,16h30

     04. Domingo de Páscoa. 7h30, 10h (missa solene),12h

 

  1. ANO ESPECIAL PARA DIVERSAS CELEBRAÇÕES

Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021

Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021

Ano da Família – 19 de março a julho de 2021

75 ANOS DA PRESENÇA DEHONIANA EM PORTUGAL (scj)

 

        A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José

        Salve, guardião do Redentor  e esposo da Virgem Maria!       A vós, Deus confiou o seu Filho;  em vós, Maria depositou a sua confiança;

       Convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós  e guia-nos no caminho do céu E guia-nos no caminho da vida. 

       Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e  defendei-nos de todo o mal. Ámen.

   

MESA DA PALAVRA

Evangelho Domingo V da Quaresma: Jo 12, 30-33 – Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. 21 Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» 22 Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. 23 Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. 25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo neste mundo, assegura para si a vida eterna. 26 Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo. 27 Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! 28 Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» 29 Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» 30 Jesus afirmou: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. 31 Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. 32 E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 33 Dizia isto dando a entender de que espécie de morte havia de morrer.

 

Evangelho Festa S. Bento: Mt 19, 27-29 – Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.

                                                                                                                                                                                                                                                                      Lema de São Bento: Ora et Labora