Quaresma

Ainda há pouco celebramos o Natal e eis-nos a entrar na Quaresma rumo à Páscoa. O nosso viver em pandemia também é tocado pelos acontecimentos da fé que nos fazem viver o Evangelho no hoje de Deus e de cada um de nós. Sabemos que os acontecimentos festivos dão lugar à intimidade da fé que não podendo ser vivida em ambiente festivo é vivida na intimidade das famílias e de cada um de nós. Vem assim a purificação da fé “das tradições e dos costumes” que fazendo vivências, geram testemunho e transmissão no mais genuíno de todos: o silêncio do coração! Nos silêncios das nossas casas também há fé, catequese e celebração, sendo igrejas domésticas.

A 4ª feira de Cinzas inicia um tempo espiritual e humano que a liturgia da Igreja apela a maior intimidade, iniciando-o com a imposição das cinzas. É o sinal de vontade de «converter-se, de aderir ao Senhor de todo o coração. A Palavra de Deus apela à conversão, mudança de atitudes, vida, oração mais  intensa e partilha traduzida em prática na renúncia quaresmal. Nas devoções vive-se a Via-Sacra (se possível às sextas-feiras), a Senhora das Dores, o Senhor dos Passos, o Senhor da Cana Verde (Ecce Homo) e a Cruz da Via-Sacra. Retenho aqui uma frase ouvida nestes dias: «Se ao menos o Senhor não nos encontrar convertidos ao menos nos encontre reunidos!»

 

________MESA DA PALAVRA – ANO B______

Evangelho Domingo 14 fevereiro.: Mc 1, 40-45 – Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» 41 Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» 42 Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. 43 E logo o despediu, dizendo-lhe em tom severo: 44 «Livra-te de falar disto a alguém; vai, antes, mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho.» 45 Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido, a ponto de Jesus não poder entrar abertamente numa cidade; ficava fora, em lugares despovoados. E de todas as partes iam ter com Ele.

Evangelho Domingo 21 Fevereiro: Mc 1, 12-15 – Em seguida, o Espírito impeliu-o para o deserto. 13 E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras, e os anjos serviam-no. 14 Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 15 dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»

Evangelho Domingo 28 de Fevereiro : Mc 9, 2-10 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. 3 As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. 4 Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. 5 Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.» 6 Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. 7 Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.» 8 De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. 9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. 10 Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos.

 

__ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA__agenda de fevereiro

       16. Carnaval. Oração Jesus no Horto, próprio dos SCJ,8h

17. 4ª feira de Cinzas: Jejum e Abstinência, 8h e 16h

        19. Sexta feira da Quaresma: 8h e 16h (Via Sacra)

 21-. 1º Domingo da Quaresma

          26. Sexta feira da Quaresma: 8h e 17h (Via Sacra?)

 

      Preparação para o Crisma – Domingo 14 de fevereiro com a missa das 10h para os jovens do 10º ano. Uso de máscara é obrigatório!

       Ano especial para diversas celebrações:

Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021.

Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021

Ano da Família- 19 de março a julho de 2021

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a SÃO JOSÉ

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu

E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem

e defendei-nos de todo o mal. Ámen

.

ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.