«Procissão dos Passos!…»

Todos os anos damos início à Semana de São Bento com a Procissão dos Passos preparando assim a Páscoa em comunidade paroquial. As novenas da Semana de São Bento ajudam-nos a aprofundar a vida cristã e a intensificar o nosso compromisso de batizados. É para todos nós uma boa catequese quaresmal. Por isso registo o apelo à maior participação de todos e em especial dos muitos movimentos da nossa paróquia. Para quem não pode participar num retiro por diversas razões tem a oportunidade à mão de semear! Não seria demais dizer aos jovens que isto é também para eles, tendo em vista o Concílio sobre os jovens em outubro próximo no Vaticano. Vamos repensar a Espiritualidade e a prática da mesma à Luz de São Bento, padroeiro da paróquia da Ribeira Brava, com o lema «0ra et labora». Já sabeis o que isto significa, logo não precisa de tradução. Temos duas atitudes/ações/ideias que são emblemáticas para a vida. É para nós a formula de sucesso e bem estar: o diálogo com Deus e com a obra da criação, seja no trabalho manual e intelectual. Logo sempre novo e sempre atual o lema de S. Bento. Temos assim um programa de vida com objetivo bem definido e com estratégias eficazes, consignadas na Regra de São Bento, sob a direção do garante da unidade/comunhão – o abade ou seja o chefe da família! Já diz o povo que é melhor um só a mandar, ainda que mal, que muitos a mandar! No comments!

Os «passos – os sofrimentos» fazem-nos meditar na Paixão do Senhor, bem ao gosto franciscano, que marcou a vida e a vivência religiosa das comunidades. Hoje revivemos na Via-Sacra, os passos – os sofrimentos, ou seja as estações da Via-Sacra, que nos transportam ao sofrimento de Jesus para operar a obra da Redenção. Tenhamos pois, a capacidade de «condoer-se com o sofrimento alheio…» visto não ser difícil enternecer-se com o de Jesus!». Publicamente nas ruas da vila, veremos e/ou vivenciaremos os seguintes: Encontro de Jesus com sua Mãe, duas Quedas de Jesus, Mulheres de Jerusalém e o Cireneu! Estamos convidados a participarmos não só de corpo, também de alma e espírito! Queira Deus que acolhamos a mensagem e nos deixemos transformar a partir do coração de modo que o meditado chegue ao concreto da vida!

Em tempo de Quaresma fazemos festa em honra de São Bento, pois o tempo da liturgia assim indica e propicia maior interiorização. Os tempos dos divertimentos e dos “folguedos” vão chegar. A cada coisa o seu tempo certo! Agradecemos a participação e a disponibilidade de todos, em especial da Confraria de São Bento para levar a efeito este evento.

. AGENDA DO MÊS DE MARÇO

 10- Festa das Bem-Aventuranças (7º ano), 17h

11-19 – Semana de S. Bento

11 – Procissão dos Passos, 10H

12-16 -Novenas em Honra de S. Bento, 19H30

14-Festa do 175º aniversário do Nasc. do Pe. Dehon, Fundador SCJ

17 – Véspera de São Bento, 19H30

18 – Festa S. Bento: Missa da Festa e Procissão, 15H

19 – Dia do Pai/Discípulos do Mestre: Missa/Procissão, 20H

  1. Os festeiros são a Confraria de São Bento, a Paróquia e o Povo que se une para celebrar o padroeiro. Pede-se aos Encarrega- dos sítios que recolhem as ofertas. Obrigado a todos.

        25-31 – Semana Santa/01 abril

  1. Confissões da Quaresma,8h30-11H
  2. Confissões Catequese, (4º ao 10º ano), 10H
  3.  Domingo de Ramos-Bênção Ramos no Largo Herédia, 9H45
  4.  5ª feira Santa – Ceia, Lava-Pés, Adoração, 20H.

   30.6ª feira Santa – Laudes(9H) e Paixão/Enterro do Senhor (19H)

  1. 31. Sábado Santo – Laudes (9H) e Vigília Pascal (21H)
  2. Abril-Domingo Páscoa-Exposição SSS(9H) Procissão/Missa(9H30)

❷. Via-Sacra e missa, na 6ª feira de cada semana da Quaresma às 17H, exceto na 6ª feira da Semana de São Bento: Via -Sacra e missa às 8H. Recorde-se que nas sextas feitas da Quaresma somos chamados a praticar o jejum e a abstinência, para quem tem idade e saúde, bem entendido!

❸. Renúncia Quaresmal: Fundo Social Diocesano e projeto de edificação e restauro de casas saqueadas aos cristãos perseguidos no Iraque.

 ❹. O Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Pe. Heinrich Wilmer, visita Madeira de 10 a 12 de março. No dia 12 de março visita a Comunidade Dehoniana da Ribeira Brava. Damos as Boas-vindas!

❺ VISITAS DO ESPÍRITO SANTO EM 2018

DOMINGO, 8 DE ABRIL                                      DOMINGO, 13 DE MAIO

ACHADA- TEM FESTEIRO                                    FURNA – ?

PICO ?                                                                  MURO E MOINHOS 1-TEM FEST.

COVA E CAMINHO CHÃO-TEM FESTEIRA            MURO E MOINHOS 2-?

 

DOMINGO, 15 DE ABRIL                                 DOMINGO 20 DE MAIO

APRESENTAÇÃO – ?                                          VILA 1 – TEM FESTEIRA

VALE E BARREIRO – ?                                       VILA 2 – ?

MEIA LÉGUA – ?                                                MORENO,TERÇA, P. MOLE E

FAJÃ DAS FLORES – TEM FESTEIRA

DOMINGO, 22 DE ABRIL

LOMBO CESTEIRO – ?

FAJÃ DA RIBEIRA – ?

 

DOMINGO, 29 DE ABRIL                              Pede-se às famílias / casais

CRUZ BANDA ALÉM – ?                                 dos sítios o favor de alguém que

ESPIGÃO – ?                                                     se disponha a fazer este serviço!

FAJÃ DA URTIGA – ?

 

DOMINGO, 6 DE MAIO

POMAR DA ROCHA – ?

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA – TEM FESTEIRA

MURTEIRA – ?

MESA DA PALAVRA – IV Domingo Quaresma – Evangelho

Evangelho: Jo 3, 14-21 – Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado ao alto, 15 a fim de que todo o que crê nele tenha a vida eterna. 16 Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. 19 E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. 20 De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus atos são feitos segundo Deus.».