“A Festa da Primeira Comunhão!.. “
Neste fim de semana temos a festa da Primeira Comunhão para as crianças da catequese que estavam a frequentar o 3º ano na paróquia e que foram seguidas pelas catequistas que as ajudaram a chegar a este momento. Vão fazer a comunhão as crianças que os pais aceitaram e escolheram esta data de acordo com as catequistas. Entenda-se a liberdade de escolher e de fazer. Sabendo que estamos ainda em pandemia e por isso será feito de acordo com as normas em vigor, tendo na linha de conta a capacidade da igreja. Logo a prioridade vai para as crianças e as suas famílias e penso que é compreensível a situação. Assim damos a oportunidade para os que desejaram fazer este ano e para os que deixaram para o próximo ano. Já assim procedemos na Profissão de Fé e no Crisma. Estes terão muito para contar em especial o uso de máscara na igreja quando mais tarde forem ver os álbuns.
As crianças precisam de ajuda para o compromisso da participação na celebração da missa e assim comungarem a Jesus presente na Eucaristia. É possível se os pais e mais alguém os trouxerem à igreja. Já é bom verem em casa, melhor ir in loco (cumprindo as normas), e habituando-se a um novo estilo de vida. Deus está em toda a parte, sim, mas de modo especial na Eucaristia, logo o participar. Desculpas temos sempre. Parabéns às crianças, aos pais e às catequistas. Agradeço o empenho e a participação de todos. Boa festa!
Mesa da Palavra
1ª Leitura: Ez 18, 25-28 – Porém, vós dizeis: ‘O modo de proceder do Senhor não é justo.’ Escutai, pois, casa de Israel: Então é o meu modo de agir que não é justo? Ou é o vosso que o não é ? 26 Se o justo se afasta da sua justiça para praticar o mal e morre por causa disto, é por causa do mal que praticou que ele morrerá. 27 Se o pecador se afasta do pecado que cometeu para praticar o direito e a justiça, ele merece viver. 28 Se ele se afasta dos pecados que cometeu, viverá certamente, não morrerá.
2ª Leitura: Flip 2, 1-5 – Se pode alguma coisa uma exortação em nome de Cristo, ou um conforto afetuoso, ou uma solidariedade no Espírito, ou algum afeto e compaixão, 2 fazei com que seja completa a minha alegria: procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma, tendo um só sentimento; 3 nada façais por ambição, nada por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, 4 não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas todos e cada um exatamente os interesses dos outros. 5 Tende entre vós estes sentimentos, que estão em Cristo Jesus:
Evangelho: Mt 21, 28-32 – 28 «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ 29 Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. 30 Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus. 32 João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»
Agenda Paroquial
1. Inscrições na catequese para o 1º ano podem ser feitas no horário do escritório e ao fim de semana após as missas. Trazer ssf. A Cédula de Vida Cristã. Os outros anos não necessitam de inscrição
2..A 1ª Comunhão: Sábado dia 26 setembro,17h – o Grupo da Avelina e da Lícia. Domingo, 27 de Setembro, 12h – o Grupo da Silvia e da D. Cidália.
3.Reunião de Catequistas, 4ª feira, 30 de setembro, 20h no salão paroquial para programação da catequese.
4. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs
mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)
5. As missas nas Capelas recomeçam na 1ª semana de outubro com o uso de máscara, gel e cumprindo o distanciamento social.
Capela da Apresentação – missa aos sábados às 19h. Não há aos domingos.
Capela da Meia Légua – 1º sábado de cada mês às 20h
Capela da Conceição – 3ª feira às 17h
A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)
Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.