Pentecostes!…

Iniciamos a Páscoa com a Ressurreição de Jesus e terminámos este tempo no dia do Pentecostes, dia da festa do Espírito Santo. Foram cinquenta dias em que vivemos o Espírito Santo em especial nas visitas pascais às famílias e às instituições e empresas que quiseram abrir as portas para a “visita tão bela” como cantam as saloias. Esta festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria reunidos no Cenáculo, que consagra a Igreja nascente,como novo Povo de Deus e inaugura a sua expansão missionária. A todos é proclamado as maravilhas de Deus. (Act 2, 1-13).

…Jesus cumpre a promessa de enviar o Paráclito, Aquele que há-de ensinar toda a verdade e inspirar a defesa diante das acusações, como diz o Senhor: ‘Não sois vós que falais é o Espírito do vosso Pai falará por vós! O Espírito comunica os seus dons: Sapiência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Sob a ação do mesmo Espírito os fiéis adquirem ainda as virtudes: Castidade/ Bondade de coração, Caridade, Temperança, Diligência, Paciência, Bondade /Benevolência e Humildade.

O Batismo consagra-nos com a unção do santo crisma a fim de sermos ‘sacerdotes, profetas e reis.’ Somos filhos de Deus e templos do Espírito. Habitados por Deus e revestidos de Cristo. Daí vivermos em pleno a dignidade cristã, conscientes da responsabilidade da missão batismal. É importante deixar-nos inspirar pelo Espírito Santo: ‘Senhor que dá a vida, procede/enviado do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, Ele que falou pelos profetas (credo). Deixemos habitar o Espírito de Deus em nós. Boa festa do Espírito Santo para todos vós.

 

        ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

        1. Visita do Espírito Santo após missa das 7h30:

        5 de Junho: Pentecostes: 

Espigão – Tem Festeiro

Vila – Tem Festeiros: 2 grupos

     2  5 de junho: Pentecostes -Festa do Espírito Santo, 12h

        Agradeço aos festeiros e suas famílias que tornaram possível as Visitas do Espírito Santo.

    3. 5ª feira, 16 de junho – Corpo de Deus: Dia Santo e feriado. As missas são às 8h e 10h. Não há às 12h

      Festa do Corpo de Deus na Sé, às 18h. A Confraria do Santíssimo está convidada a participar na missa e procissão.

   4.  Continuamos o Terço na igreja de 2ª a 6ª feira às 20h, também no mês de junho preparando a Festa do Coração de Jesus e de São Pedro.

   5.  Datas a memorizar:

Confissões: 1ª Comunhão e Prof. Fé, sábado, 11 junho, 9h30

    Preparação do Crisma, 12 de junho, 10h

Corpo de Deus na Sé: missa e procissão, 18h

Primeira Comunhão: dia 18 de Junho, 18h. Não há às17h

Profissão de Fé: dia 25 de Junho às 18h. Não há às 17h

São João Batista, dia 23 de junho, 8h

    Sagrado Coração de Jesus, dia 24 de junho, 8h

Véspera de São Pedro, dia 28 de Junho, 21h

    Festa de São Pedro, dia 29 de junho, 16h

NB. Recordo desde já o barco (Achada) e sítios com produtos agrícolas e a Charola (Fajã da Ribeira) e sítios com produtos agrícolas, preparado com a ajuda de todos. Obrigado!

 

MESA DA PAAVRA – PENTECOSTES

1ª Leitura: Act 2, 1-11– Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3 Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5 Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8 Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9 Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11 judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

Salmo: (103/104) – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a terra.

2ª Leitura: 1 Cor 12, 3-7 – Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a Acão do Espírito de Deus, pode dizer: «Jesus seja anátema»; e ninguém pode dizer: «Jesus é Senhor», a não ser pelo Espírito Santo. 4 Há, contudo, diversidade de dons, mas um mesmo Espírito; 5 diversidade de serviços, mas um mesmo Senhor; 6 diversidade de funções, mas um mesmo Deus, que realiza tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum.

Evangelho: Jo 20, 19-23 – Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!» 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21 E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» 22 Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»