Páscoa de 2020
Estamos a realizar a nossa Pesah, a nossa Páscoa ou seja a nossa passagem e/ou travessia do Mar Vermelho à semelhança do Povo hebreu na sua passagem do Egito rumo à terra prometida. Estivemos a viver a Quaresma em quarentena, que configurou um verdadeiro retiro. Não estiveram de parte os exercícios familiares, espirituais, humanos e afetivos, assim como uma nova dimensão de sermos e vivermos em Igreja. Sai reforçada a dimensão da comunhão espiritual, humana, comunitária e familiar. Se as tradições populares e públicas da fé não estiveram presentes, o essencial da fé esteve presente nas famílias ao rezar unidas, nas propostas que foram sendo enviadas e recebidas à distância de clicks. Criou comunhão e vida no mais profundo dos cristãos. O silêncio da noite do povo no Egito anunciou-se em aurora de libertação.
Esta Páscoa é para nós esta dimensão inovadora, só Deus nos pode acudir. A vida é uma passagem (Pesah/ Páscoa). Jesus dirige-nos também o seu convite: “É em tua casa que quero celebrar a minha Páscoa (5ª feira santa), como em Zaqueu quer ficar em nossa casa. Como no Êxodo cada família celebra a Páscoa em sua casa e Jesus está a porta. Jesus bate: se alguém abrir a porta, ele ceará com Ele” (Ap.) como fruto da sua Ressurreição. É Páscoa no viver e no celebrar a presença do Senhor Jesus em cada um de nós. Que o Espirito do Ressuscitado nos faça criaturas novas como os discípulos de Emaús: O Senhor Caminha connosco e dá-se a conhecer no parti do Pão (Lc) Os novos tempos ditarão a nossa responsabilidade de cristãos. Boa e Santa Páscoa para todos vós!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. SEMANA DA PÁSCOA
______________________________________________
A Diocese do Funchal determina a suspensão da celebração comunitária das Missas.
______________________________________________________
As celebrações dominicais continuam a ser celebradas às 10h pelo pároco e conforme determinado não há participação dos fiéis. Para os que queiram associar-se, ligam-se à transmissão em www.igrejarbrava.com, e canal Youtube em igreja ribeira brava. Podemos assim celebrar unidos, mesmo em espaços físicos diversos. Também iniciamos a transmissão no facebook na página da paróquia desde a 6ª feira Santa. À semana a missa é celebrada pelas intenções marcadas e pelas necessidades atuais.
Os Dehonianos (SCJ) no facebook, têm missa semanal, 12h. Transmissão na Tv, ver os programas, sff.
2. VISITAS DO ESPÍRITO SANTO EM 2020
Em tempo de pandemia com quarentena, isolamento social e confinamento (novas realidades que estamos a viver) achamos por bem que não se realizem este ano, mesmo após levantamento do estado de emergência. As insígnias do Espírito Santo já estão colocadas no altar conforme é costume na paróquia.
3. MOMENTO ORANTE
Ó Sol nascente, que Vos ergueis por sobre nós, mortais,
Iluminando os cegos de nascença. Na luz do vosso rosto:
Vinde, Jesus, Estrela da manhã! Cantamos vosso Dia glorioso.
Pascal Cordeiro, Que em vosso sangue resgatais do exílio,
Reconduzindo as almas desgarradas,
À Terra Prometida: Vinde, Jesus, Pastor das águas vivas,
Cantamos vosso dia gloriosos
Rochedo novo, donde dimana a vida coo um rio:
Vós nos viestes saciar a sede,
Abrindo o coração. Vinde, Jesus, Divina Fonte clara!
Cantamos vosso Dia glorioso. (Da Liturgia das Horas)
Semana da Páscoa |
1ª Leitura: Act 10, 34.37-43 – Então, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz aceção de pessoas, 37 Sabeis o que ocorreu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo que João pregou: 38 como Deus ungiu com o Espírito Santo e com o poder a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo Maligno, porque Deus estava com Ele. 39 E nós somos testemunhas do que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém. A Ele, que mataram, suspendendo-o de um madeiro, 40 Deus ressuscitou-o, ao terceiro dia, e permitiu-lhe manifestar-se, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois da sua ressurreição dos mortos. 42 E mandou-nos pregar ao povo e confirmar que Ele é que foi constituído por Deus Juiz dos vivos e dos mortos. 43 É dele que todos os profetas dão testemunho: Quem acredita nele recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados.»
2ª Leitura: Col 3, 1-4 – Portanto, já que ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. 2 Aspirai às coisas do alto e não às coisas da terra. 3 Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. Evangelho de Páscoa: Jo 20, 1-9 – No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. 2 Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o querido de Jesus, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» 3 Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. 6 Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, 7 ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. 8 Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, 9 pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. |