Estamos a viver o mês missionário extraordinário a pedido do papa Francisco neste mês de outubro em que durante o ano fomos ganhando consciência em que “Tudo, todos e sempre em Missão”, certos de que fomos batizados e enviados em missão: viver e testemunhar a fé! Compete a todos os batizados nos diversos estilos de vida a colaboração na missão: anunciar a todos que Deus é amor e encontramos este amor na pessoa de Jesus: fala o nosso modo e a nossa linguagem.

Neste mês vamos encontrar no calendário santos que apontam esta dimensão e por isso a nossa atenção:

01 de outubro: Santa Teresinha do Menino Jesus, entrou nova para o convento. Viveu e transmitiu a dimensão da “infância espiritual” – viver o Reino como uma criança. Padroeira das missões e missionários.

04 de outubro: São Francisco de Assis – dimensão da pobreza e da providência divina – dimensão evangélica de que tudo recebemos de Deus. Santo da “pegada ecológica” com o belo canto das criaturas.

15 de outubro: Santa Teresa de Ávila – a dimensão da espiri- tualidade (oração):Nada te turbe, nada espante, quem a Deus tem basta”! Reformadora do Carmelo com S. João da Cruz.

18 de outubro : São Lucas – escreveu o Evangelho 2º S: Lucas em que destaca o amor e a misericórdia de Deus. O símbolo do evangelista é a figura do touro.

22 de outubro: São João Paulo II – papa que percorreu o mundo anunciando o Evangelho nos tempos bem próximos. Institui as Jornadas Mundiais da Juventude.

28 de outubro: S. Simão e S. Judas – Apóstolos- Simão chamado de cananeu e Judas de Tadeu. Os evangelhos colocam-nos em diferentes posições. Os dois difundiram e deram a vida pela fé. Importa vermos como cada um viveu a fé.

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA EM OUTUBRO

. agenda de outubro

01-31. Terço às 20h na igreja, de 2ª feira a 6ª feira, celebrando o Mês Missionário Extraordinário. Não há aos sábados e aos domingos

05.Jornada das Catequistas na Camacha

1. 06. Compromisso dos Catequistas na missa das 10h

07.Início da Catequese na Vila

1. 12. Início Catequese Avé Maria. Celebração Missionária no Cabo Girão às 20h
  2. 13. Início da Catequese na Apresentação
  3. 20. Dia das Missões. Fim celebrações do Ano Missionário Peregrinação Nacional a Fátima

26-27. Jornada dos Jovens no Colégio St. Teresinha (Fx.)

Nb. mudança de hora neste fim de semana: hora inverno

②. Jornada dos jovens, 14-30 anos no Colégio de Santa Teresinha das 17h do dia 26 Outubro às 17h do dia 27 Outubro, fim de semana a pernoitar, mediante inscrição.

. escuteiros do cne abriram as matrículas para crianças e jovens queiram fazer parte do movimento. Contactar com os chefes (Zé Manuel e Cláudia – fins de semana).

④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

Mesa da Palavra – Ano C – DOMINGO XXVII

1ª Leitura: Hab 1, 2-3-2, 2- 4 – Até quando, Senhor, pedirei socorro, sem que me escutes? Até quando clamarei: «violência!», sem que me salves? 3 Por que me fazes ver a iniquidade e contemplar a desgraça? Diante de mim só vejo opressão e violência, nada mais do que discórdias e contendas. 2 Então o Senhor respondeu-me: «Escreve a visão, grava-a em tabuinhas, para que possa ser lida facilmente. 3 Porque é uma visão para um tempo fixado: ela aspira pelo seu termo e não falhará. Se tardar, espera por ela na mesma; que ela cumprir-se-á com toda a certeza, não falhará. 4 Eis que sucumbe o que não tem a alma reta, mas o justo viverá pela sua fidelidade».

Salmo: (Sl 94(95), 1-2.6-9):  Hoje se escutardes a voz do Senhor,

não fecheis os vossos corações.

2ª Leitura: 2Tm 1,6-8.13-14 – Por isso te recomendo que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, 7 pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de valentia, de amor e de bom senso. 8 Portanto, não te envergonhes de dar testemunho do Nosso Senhor, nem de eu estar preso por sua causa, mas compartilha o meu sofrimento pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. 13 Toma como modelo as sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor de Cristo Jesus. 14 Guarda, pelo Espírito Santo que habita em nós, o precioso bem que te foi confiado.

Evangelho Domingo XXVII: Lc 17, 5-10 – Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» 6 O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de obedecer-vos 7 «Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: ‘Vem cá depressa e senta-te à mesa’? 8 Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu’? 9 Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? 10 Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’»