Estamos a viver o mês missionário extraordinário a pedido do papa Francisco neste mês de outubro em que durante o ano fomos ganhando consciência em que “Tudo, todos e sempre em Missão”, certos de que fomos batizados e enviados em missão: viver e testemunhar a fé! Compete a todos os batizados nos diversos estilos de vida a colaboração na missão: anunciar a todos que Deus é amor e encontramos este amor na pessoa de Jesus: fala o nosso modo e a nossa linguagem.
Neste mês vamos encontrar no calendário santos que apontam esta dimensão e por isso a nossa atenção:
01 de outubro: Santa Teresinha do Menino Jesus, entrou nova para o convento. Viveu e transmitiu a dimensão da “infância espiritual” – viver o Reino como uma criança. Padroeira das missões e missionários.
04 de outubro: São Francisco de Assis – dimensão da pobreza e da providência divina – dimensão evangélica de que tudo recebemos de Deus. Santo da “pegada ecológica” com o belo canto das criaturas.
15 de outubro: Santa Teresa de Ávila – a dimensão da espiri- tualidade (oração):Nada te turbe, nada espante, quem a Deus tem basta”! Reformadora do Carmelo com S. João da Cruz.
18 de outubro : São Lucas – escreveu o Evangelho 2º S: Lucas em que destaca o amor e a misericórdia de Deus. O símbolo do evangelista é a figura do touro.
22 de outubro: São João Paulo II – papa que percorreu o mundo anunciando o Evangelho nos tempos bem próximos. Institui as Jornadas Mundiais da Juventude.
28 de outubro: S. Simão e S. Judas – Apóstolos- Simão chamado de cananeu e Judas de Tadeu. Os evangelhos colocam-nos em diferentes posições. Os dois difundiram e deram a vida pela fé. Importa vermos como cada um viveu a fé.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA EM OUTUBRO
①. agenda de outubro
01-31. Terço às 20h na igreja, de 2ª feira a 6ª feira, celebrando o Mês Missionário Extraordinário. Não há aos sábados e aos domingos
05.Jornada das Catequistas na Camacha
- 06. Compromisso dos Catequistas na missa das 10h
07.Início da Catequese na Vila
- 12. Início Catequese Avé Maria. Celebração Missionária no Cabo Girão às 20h
- 13. Início da Catequese na Apresentação
- 20. Dia das Missões. Fim celebrações do Ano Missionário Peregrinação Nacional a Fátima
26-27. Jornada dos Jovens no Colégio St. Teresinha (Fx.)
Nb. mudança de hora neste fim de semana: hora inverno
②. Jornada dos jovens, 14-30 anos no Colégio de Santa Teresinha das 17h do dia 26 Outubro às 17h do dia 27 Outubro, fim de semana a pernoitar, mediante inscrição.
③. escuteiros do cne abriram as matrículas para crianças e jovens queiram fazer parte do movimento. Contactar com os chefes (Zé Manuel e Cláudia – fins de semana).
④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – Ano C – DOMINGO XXVII |
1ª Leitura: Hab 1, 2-3-2, 2- 4 – Até quando, Senhor, pedirei socorro, sem que me escutes? Até quando clamarei: «violência!», sem que me salves? 3 Por que me fazes ver a iniquidade e contemplar a desgraça? Diante de mim só vejo opressão e violência, nada mais do que discórdias e contendas. 2 Então o Senhor respondeu-me: «Escreve a visão, grava-a em tabuinhas, para que possa ser lida facilmente. 3 Porque é uma visão para um tempo fixado: ela aspira pelo seu termo e não falhará. Se tardar, espera por ela na mesma; que ela cumprir-se-á com toda a certeza, não falhará. 4 Eis que sucumbe o que não tem a alma reta, mas o justo viverá pela sua fidelidade».
Salmo: (Sl 94(95), 1-2.6-9): Hoje se escutardes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. 2ª Leitura: 2Tm 1,6-8.13-14 – Por isso te recomendo que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, 7 pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de valentia, de amor e de bom senso. 8 Portanto, não te envergonhes de dar testemunho do Nosso Senhor, nem de eu estar preso por sua causa, mas compartilha o meu sofrimento pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. 13 Toma como modelo as sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor de Cristo Jesus. 14 Guarda, pelo Espírito Santo que habita em nós, o precioso bem que te foi confiado. Evangelho Domingo XXVII: Lc 17, 5-10 – Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» 6 O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de obedecer-vos 7 «Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: ‘Vem cá depressa e senta-te à mesa’? 8 Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu’? 9 Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? 10 Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’» |