« Festas da Catequese!…»

 

Neste fim de semana iniciam-se as festas maiores da catequese com a Profissão de Fé (28 de maio), a Primeira Comunhão (4 de junho) e o Crisma (24 de julho). Uma vez que estamos no ano Jubilar da Misericórdia sejam estas festas, jubileu para as crianças, adolescentes e jovens. Todos devem confessar-se antes dos sacramentos e da renovação da fé, entrar na igreja jubilar pela porta aberta para esse efeito, rezar pelo santo padre, fazer uma caminhada das casas à igreja e assim podem obter as indulgências concedidas pelo papa neste ano. Já agora as famílias bem podiam aproveitar o andar “da carruagem” e os pais, mais ainda. Não será Assim?

A educação cristã inicia-se com o Batismo das crianças, a começar pela vontade dos pais, em transmitirem a fé cristã aos filhos. A pais e padrinhos é perguntado no Batismo, se têm consciência do compromisso que assumem de educarem as crianças na fé. É evidente que todos respondem sim, quando não estão distraidos com as fotografias e aí é preciso perguntar outra vez! Ficam bem no retrato, importa sim, que fiquem bem na educação dos filhos, dando o exemplo e vivendo também a expressão da fé. Que dizer de pais que mal põem os pés na igreja e nem sabem estar na igreja? Mais ainda quando as crianças dizem que não vêm à missa, porque os pais não vêm! Se não participam da vida de fé, não a expressam a nível pessoal e paroquial como podem apresentar-se para serem padrinhos? Já sei que para as coisas de Deus nunca há tempo.

Como poderão os jovens do crisma fazer este sacramento, se a preparação começa na missa das 10h (1 vez mês) e chegam-me às 11h e já estamos na preparação? Por aqui se vê também as histórias de padrinhos e madrinhas. Todos são “católicos não praticantes/boas pessoas” e acham-se no direito de serem padrinhos/madrinhas! O padre tem de ouvir sermões com as mil e uma razões, mas falta a razão principal – o bom senso! Não é o sacramento que faz sanar as suas condições. Haja mais empenho e mais verdade de viver a fé e verão que estas coisas não aconteceriam! Não acreditam! Mandem os filhos para padres e aí verão a história de uma outra maneira! Já dizia Paulo VI que o mundo precisa mais de testemunhas do que mestres! E os pais devem ser testemunhas e mestres, ajudados pelos avós, mas nunca substituídos! Benditos netos que ainda têm avós capazes de cuidar deles! Faço votos que as festas da catequese sejam festas familiares e paroquiais, onde todos celebramos a alegria de termos fé em Deus, sob a guia e a proteção da Virgem Maria.

Pe. Trindade,scj

Pe. Trindade,scj

Acontece na paróquia…

❶. Agenda de Maio

  1. Profissão de Fé (6º ano), 17h. Não há a missa das 17h30

 

❷. Agenda de Junho

 

  1. 03. Festa do Coração de Jesus, 9h e 12h
  2. 04. Primeira Comunhão (3º ano), 17h.

Não há a missa das 17h30.

  1. 10. Dia Diocesano das Catequistas – Sé, 9h-17h
  2. 11. Caminhada Catequese (5º ano), 9h30
  3. 28. Véspera Festa São Pedro, 21h
  4. 29. Festa São Pedro: Missa e Procissão, 16h

 

❸. O terço na igreja será rezado até ao dia 3 de Junho, às

20h, Festa do Coração de Jesus.

 

❹. Aos Domingos temos a transmissão da missa das 10h através da net no Youtube em «igreja ribeira brava», para que os idosos e os doentes possam estar em sintonia e vejam a nossa igreja a pedido de muitos deles.

 

❺. No 3º Domingo de cada mês no tempo da adoração, haverá um sacerdote para atender de confissão em razão do Jubileu da Misericórdia.

 

❻. As pessoas que vão à festa do Espírito Santo aos Açores

podem pagar a sua viagem de 8 a 14 de julho de 2016.

 

❼. Recorda-se aos jovens do Crisma que devem entregar os papéis dos padrinhos até ao domingo, dia 12 de Junho, dia de preparação que começa na missa das 10h. Estes documentos já foram pedidos no mês de outubro, logo nem devia ser preciso lembrar, mas!…

 

❽. Obrigado aos festeiros e a quem pedi para andar com as insígnias do Espírito Santo. Aos grupos das saloias, a quem as ensaiou e a quem ajudou com as flores e teve todo o trabalho para que tudo fosse em bem. Deixo também sentida homenagem à Natália da Achada que dava a vida pelas saloias, a quem muito agradeço e reconheço o seu empenho.

 

❾. Agradeço a boa presença de pessoas no terço, as ofertas de flores e a decoração do andor de Nª Senhora.

 

❷. Agenda Catequese de Abril

 Terça, 26 Abril: Reunião das Catequistas para a Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma no Salão, 20H.

 Sábado,30 Abril: Festa Bem Aventuranças, 9º ano,17H30

 

❸. Domingo, 1 de Maio Reunião dos Pais: Primeira Comunhão, Profissão de Fé e Crisma, após a missa das 10H.

 

❹. Ao Domingo temos a transmissão da missa das 10h através da net no Youtube em «igreja ribeira brava», para que os idosos e os doentes possam estar em sintonia e vejam a nossa igreja a pedido de muitos deles.

 

❺. Passeio/Peregrinação aos Açores, para a Festa do Espírito Santo em S. Miguel de 8 a 14 de Julho 2016. Organiza a Lookvoyages. Inscrições na Paróquia. Preço p/p em regime de Pensão completa. 1.190,00€. Documentos: CC/BI e NIF.

 

❻. No 3º Domingo de cada mês no tempo da adoração, haverá um sacerdote para atender de confissão em razão do Jubileu da Misericórdia.

 

❼. JUBILEU DAS CATEQUISTAS NA SÉ A 10 DE JUNHO. As catequistas que participam do Dia do Catequista (igreja colégio e Sé) devem inscrever-se na paróquia até ao dia 13 de Maio.

 √  NB: No mês de Maio há o terço na igreja às 20h, 2ª a 6ª feira. Nas capelas faça-se também o terço em hora conveniente com as encarregadas.

 

Mesa da Palavra – Ano C  –  Páscoa V

1ª Leitura: Act 14, 21-28 – Depois de terem anunciado a Boa Nova àquela cidade e de terem feito numerosos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, Icónio e Antioquia. 22 Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé, porque, diziam eles: «Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.» 23 Depois de lhes terem constituído anciãos em cada igreja, pela imposição das mãos, e de terem feito orações acompanhadas de jejum, recomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. 24 A seguir, atravessaram a Pisídia, chegaram à Panfília e, 25 depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália. 26 De lá, foram de barco para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para o trabalho que agora acabavam de realizar. 27 Assim que chegaram, reuniram a igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles, e como abrira aos pagãos a porta da fé. 28 E demoraram-se bastante tempo com os discípulos.

2ª Leitura:.Ap 21, 1-5 – Vi, então, um novo céu e uma nova terra; pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. 2 E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo. 3 E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 4 Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor. Porque as primeiras coisas passaram.» 5 O que estava sentado no trono afirmou: «Eu renovo todas as coisas.» E acrescentou: «Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras.»»

Evangelho – Jo 13, 31-35 – Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. 32 E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve. Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: ‘para onde Eu for vós não podereis ir’, também agora o digo a vós. 34 Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. 35 Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: tendo amor uns aos outros.»