«A Festa da Ascensão!…»

A festa da Ascensão evoca a subida de Jesus ao céu após a sua ressurreição. Coloca a natureza humana junto de Deus e lembra quão importante e digno é todo o cristão, porque chamado a ser filho de Deus no “Seu Filho Jesus Cristo” e dá-nos a esperança de irmos ao seu encontro como membros do seu Corpo, para nos unir à sua glória imortal.(cf. Prefácio Ascensão). Jesus elevado ao céu é quem nos envia juntamente com o Pai o “Paráclito – o Espírito Santo – a força do alto” e nos prepara uma morada em Deus e promete estar presente onde “dois ou três estiverem reunidos em seu nome”, sendo embrião comunitário e face visível de Jesus ressuscitado. Aliás, vem realizar o salmo «vede como é bom e agradável viverem os irmãos juntos e em harmonia!…». A comunidade é chamada a ser o rosto visível de Cristo Jesus. É ainda depositária das suas promessas e chamada a cumprir a missão de : ide e anunciai, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Eu estarei sempre convosco! (cf. Mt 28,16-20)

Sabemos que nosso país este dia já foi feriado e dia santo, como ainda é na França. Presentemente esta festa foi transferida para o domingo seguinte, mas continua a ser recordada como a “Quinta feira da Espiga” sinal das primeiras espigas maduras de trigo que lembravam, a ascensão! Temos feriados e dias santos que foram abolidos e repostos. Importa em qualquer circunstância dos tempos, celebrar o mistério da presença de Deus nas nossas vidas. Não celebrar numa certa data, não significa que o «mistério» deixa de existir, pode cair no esquecimento das memórias dos homens, mas permanecem na memória de Deus.

Neste dia a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais e o papa envia uma mensagem sobre o tema. Na paróquia já devíamos estar habituados aos novos meios de comunicação quer na consulta do site com toda a informação, boletim paroquial e recentemente a transmissão da missa das 10h na net :«youtube: igreja ribeira brava». A pensar nos idosos e a quantos querem ver a igreja e gostariam de vir à missa e não podem. Têm este meio para estarem em sintonia. Há outros, é verdade, mas privilegiamos estes. Todos os meios são bons para evangelizar e levar aos areópagos do mundo a Palavra de Deus! Queiramos nós receber e viver o testemunho de homens e mulheres para os quais a fé informa vida e traça rumos, apesar das perseguições e execuções só por serem cristãos. Mal é cristãos católicos romanos, perseguirem outros cristãos e insultarem em nome de Deus! Bem precisamos de elevar o olhar para o céu e esperar o envio do Espírito Santo.

Pe. Trindade,scj

 

Acontece na paróquia…

❶. Visitas do Espírito Santo em 2016

Domingo, 8 de Maio

Muro e Moinhos – 2 grupos e tem Festeiros

Pomar da Rocha – Tem Festeiros

 

Domingo, 15 de Maio-Pentecostes – Festa Espírito Santo

Vila – Tem Festeira

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

 

 

❷. Agenda de Maio

 

  1. Missa e Procissão das Velas – 20H
  2. 15. Festa do Espírito Santo na missa das 10h
  3. 21. Confissões para a 1ª Comunhão e Profissão de Fé, 10h
  4. Corpo de Deus: 8H, 10H. Não há missa à tarde
  5. Profissão de Fé, 17H.
  6. Entregar às catequistas as cédulas do batismo para a Primeira Comunhão e Profissão de Fé.

 

❸. No mês de Maio há o terço na igreja às 20h, 2ª a 6ª feira.   Nas capelas faça-se também o terço em hora conveniente com as encarregadas.

 

❹. Ao Domingo temos a transmissão da missa das 10h através da net no Youtube em «igreja ribeira brava», para que os idosos e os doentes possam estar em sintonia e vejam a nossa igreja a pedido de muitos deles.

 

❺. Damos os parabéns ao Município da Ribeira Brava na celebração da sua fundação a 6 de Maio. Endereçamos igualmente os parabéns à Comunidade Educativa da Escola Pe. Manuel Álvares por mais um aniversário.

 

❻. No 3º Domingo de cada mês no tempo da adoração, haverá um sacerdote para atender de confissão em razão do Jubileu da Misericórdia.

 

❼. JUBILEU DAS CATEQUISTAS NA SÉ A 10 DE JUNHO. As catequistas que participam do Dia do Catequista (igreja colégio e Sé) devem inscrever-se na paróquia até ao dia 13 de Maio.

 

❽. Reunião de Membros auxiliares da Legião de Maria, no dia

12 de Maio, às 18h no salão paroquial.

 

Mesa da Palavra – ASCENSÃO – Ano C

1ª Leitura: Act 1, 1-11 – 1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2 até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3 A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4 No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual -disse Ele- me ouvistes falar. 5 João batizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo.» 6 Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7 Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8 Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.» 9 Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10 E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco 11 que lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

 

2ª Leitura:.Ef 1, 17-23 – Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e que vo-lo revele, para o conhecerdes: 18 que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos 19 e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20 que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, nos altos Céus, 21 muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22 Sim, tudo Ele submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça, que tudo domina, à Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.

 

Evangelho – 24,46-53 – 46 e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia, 47 que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas. 49 E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.» 50 Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. 51 Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. 52 E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53 E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus.