O Sacramento dos Enfermos

A Igreja celebra todos os anos o Dia Mundial do Doente no dia 11 de Fevereiro ,Festa de Nossa Senhora de Lurdes. Há uma mensagem do papa para este dia e nesta tradição o Papa Francisco enviou uma mensagem com o título: «Admiração por quanto Deus realiza: “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas”(lc,149)». Este dia foi instituído por S. João Paulo II no ano de 1992 e celebrado pela primeira vez a 11 de Fevereiro de 1993. Este dia pede-nos especial atenção aos doentes e em geral a quantos sofrem. Convida os que estão mais próximos e lhes prestam cuidados para que agradeçam a Deus o dom do serviço. Aproxima-nos dos excluídos, marginalizados e enfermos e as demais  periferias. Com Bernardete de Lurdes estamos sob o olhar da Virgem Maria. O olhar de Maria, Consoladora dos aflitos, ilumina o rosto da Igreja no compromisso quotidiano com os necessitados e com os doentes (cf. mensagem 2017).

Na Quaresma temos vindo a realizar a Unção dos Enfermos numa celebração comunitária, que acontece neste domingo, de modo a estarmos mais próximos uns dos outros e a fim de que as famílias e a comunidade olhe e cuide os seus doentes e idosos com espírito evangélico: “tudo o que fizestes a um dos meus pequeninos, foi a Mim que o fizestes” (cf. Mt 25,40). Não esqueçamos que faz parte das obras de Misericórdia a visita e o cuidado dos doentes. Encontramos no apostolo Tiago: “Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o confortará, e,se tiver pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tg5, 14-15). Este sacramento faz parte da solicitude da Igreja, que exorta os doentes a associarem-se à paixão de Cristo e assim contribuam para o bem da Igreja.

É uma graça do Espírito Santo que perdoa os pecados, alivia e conforta o doente e desperta nele a confiança na misericórdia divina. Assim confortado, suporta melhor os sofrimentos, resiste ao mal e se for a vontade de Deus obtém a cura do corpo. É a graça e o auxílio de Deus quando nos abrimos à ação do Espírito Santo!

ACONTECE NA PARÓQUIA

.ATIVIDADES PASTORAIS em Março

  1. Festa das Bem aventuranças (7º ano), 17h
  2. 12. Unção dos Enfermos na Missa das 10h.

Encontro de preparação do Crisma.

19 – 26. SEMANA DE SÃO BENTO.

Início semana com Missa e Procissão dos Passos. Dia do Pai, 10H.

  1. Dia dos Discípulos do Mestre. Missa e Procissão a S. José, 19h30.
  2. Dia de São Bento. Dia da freguesia. Programa com a Junta.
  3. 24. Missa, Adoração e Confissões da Quaresma, 8H.

Nesta dia não fazemos a Via- Sacra e a missa das 17h na igreja.

Missa e Novena a São Bento às 19h30.

  1. Véspera da Festa de São Bento, 20h. Dia dos Acólitos na paróquia

Não há missa às 17h.

  1. Festa de São Bento, Missa da festa e Procissão às 15.

Não há missa às 7h, 8h30 e 17h) Há a missa das 10h.

Fim semana São Bento.

.A festa de São Bento é a cargo da Confraria de São Bento e da Paróquia. Todos somos festeiros. Pede-se aos encarregados dos sítios a recolha das ofertas para esta festa. Obrigado pelo serviço.

❸.Peregrinação à Sé no dia 2 de Abril. As paróquias do arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol promovem uma peregrinação à Sé no Domingo, dia 2 de Abril. Do programa consta uma conferência na Sé às 16h15 e missa às 17h. Trata-se de ir em peregrinação à catedral no ano em que se celebram os seus 500 anos. Está aberta a todos os que queiram participar. No devido tempo faremos inscrições para quem queira ir de autocarro.

❹.Hora de Verão no último fim de semana de Março (25/26) os relógios avançam 1 hora, se não houver ordens contrárias. Neste Domingo as horas das Missas são às 10h e 15h (Festa S. Bento) e não há outras missas.

❺.Renúncia quaresmal de 2017. Por indicação do Sr. Bispo a Renuncia Quaresmal de 2017 reverte uma parte para o Fundo Social Diocesano e outra parte para o Sudão do Sul (conforme o apelo do Papa Francisco)

 PROGRAMA DAS VISITAS DO ESPÍRITO SANTO DE 2017

Domingo, 23 de Abril

Achada – Tem Festeiro

Pico Banda Além – ?

Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro

Domingo, 30 Abril

Lombo Cesteiro – ?

Vale e Barreiro – ?

Cruz Banda Além – Tem Festeiro

Domingo, 7 Maio

Terça, Moreno, Pedra Mole, Fajã Flores, – Tem Festeiro

Fajã Urtiga – ?

Meia Légua – ?

Domingo, 14 de Maio

Fajã da Ribeira – Tem Festeira

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira- ?

Domingo, 21 de Maio

Pomar da Rocha – Tem Festeiro

Murteira – Tem Festeiro

Espigão – Não tem Festeiro

Domingo, 28 de Maio

Apresentação – Tem Festeiro

Furna – Tem Festeiro

Muro e Moinhos – Tem Festeiros (2 grupos)

Domingo, 4 de junho – Pentecostes

Vila – Tem Festeiro

  1. Há sítios que ainda não têm festeiros. Pede-se o favor a

       alguma família do sítio para fazer este serviço! Obrigado!