O Sacramento dos Enfermos
A Igreja celebra todos os anos o Dia Mundial do Doente no dia 11 de Fevereiro ,Festa de Nossa Senhora de Lurdes. Há uma mensagem do papa para este dia e nesta tradição o Papa Francisco enviou uma mensagem com o título: «Admiração por quanto Deus realiza: “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas”(lc,149)». Este dia foi instituído por S. João Paulo II no ano de 1992 e celebrado pela primeira vez a 11 de Fevereiro de 1993. Este dia pede-nos especial atenção aos doentes e em geral a quantos sofrem. Convida os que estão mais próximos e lhes prestam cuidados para que agradeçam a Deus o dom do serviço. Aproxima-nos dos excluídos, marginalizados e enfermos e as demais periferias. Com Bernardete de Lurdes estamos sob o olhar da Virgem Maria. O olhar de Maria, Consoladora dos aflitos, ilumina o rosto da Igreja no compromisso quotidiano com os necessitados e com os doentes (cf. mensagem 2017).
Na Quaresma temos vindo a realizar a Unção dos Enfermos numa celebração comunitária, que acontece neste domingo, de modo a estarmos mais próximos uns dos outros e a fim de que as famílias e a comunidade olhe e cuide os seus doentes e idosos com espírito evangélico: “tudo o que fizestes a um dos meus pequeninos, foi a Mim que o fizestes” (cf. Mt 25,40). Não esqueçamos que faz parte das obras de Misericórdia a visita e o cuidado dos doentes. Encontramos no apostolo Tiago: “Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o confortará, e,se tiver pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tg5, 14-15). Este sacramento faz parte da solicitude da Igreja, que exorta os doentes a associarem-se à paixão de Cristo e assim contribuam para o bem da Igreja.
É uma graça do Espírito Santo que perdoa os pecados, alivia e conforta o doente e desperta nele a confiança na misericórdia divina. Assim confortado, suporta melhor os sofrimentos, resiste ao mal e se for a vontade de Deus obtém a cura do corpo. É a graça e o auxílio de Deus quando nos abrimos à ação do Espírito Santo!
ACONTECE NA PARÓQUIA
❶.ATIVIDADES PASTORAIS em Março
- Festa das Bem aventuranças (7º ano), 17h
- 12. Unção dos Enfermos na Missa das 10h.
Encontro de preparação do Crisma.
19 – 26. SEMANA DE SÃO BENTO.
Início semana com Missa e Procissão dos Passos. Dia do Pai, 10H.
- Dia dos Discípulos do Mestre. Missa e Procissão a S. José, 19h30.
- Dia de São Bento. Dia da freguesia. Programa com a Junta.
- 24. Missa, Adoração e Confissões da Quaresma, 8H.
Nesta dia não fazemos a Via- Sacra e a missa das 17h na igreja.
Missa e Novena a São Bento às 19h30.
- Véspera da Festa de São Bento, 20h. Dia dos Acólitos na paróquia
Não há missa às 17h.
- Festa de São Bento, Missa da festa e Procissão às 15.
Não há missa às 7h, 8h30 e 17h) Há a missa das 10h.
Fim semana São Bento.
❷.A festa de São Bento é a cargo da Confraria de São Bento e da Paróquia. Todos somos festeiros. Pede-se aos encarregados dos sítios a recolha das ofertas para esta festa. Obrigado pelo serviço.
❸.Peregrinação à Sé no dia 2 de Abril. As paróquias do arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol promovem uma peregrinação à Sé no Domingo, dia 2 de Abril. Do programa consta uma conferência na Sé às 16h15 e missa às 17h. Trata-se de ir em peregrinação à catedral no ano em que se celebram os seus 500 anos. Está aberta a todos os que queiram participar. No devido tempo faremos inscrições para quem queira ir de autocarro.
❹.Hora de Verão no último fim de semana de Março (25/26) os relógios avançam 1 hora, se não houver ordens contrárias. Neste Domingo as horas das Missas são às 10h e 15h (Festa S. Bento) e não há outras missas.
❺.Renúncia quaresmal de 2017. Por indicação do Sr. Bispo a Renuncia Quaresmal de 2017 reverte uma parte para o Fundo Social Diocesano e outra parte para o Sudão do Sul (conforme o apelo do Papa Francisco)
PROGRAMA DAS VISITAS DO ESPÍRITO SANTO DE 2017
Domingo, 23 de Abril
Achada – Tem Festeiro
Pico Banda Além – ?
Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro
Domingo, 30 Abril
Lombo Cesteiro – ?
Vale e Barreiro – ?
Cruz Banda Além – Tem Festeiro
Domingo, 7 Maio
Terça, Moreno, Pedra Mole, Fajã Flores, – Tem Festeiro
Fajã Urtiga – ?
Meia Légua – ?
Domingo, 14 de Maio
Fajã da Ribeira – Tem Festeira
Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira- ?
Domingo, 21 de Maio
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Murteira – Tem Festeiro
Espigão – Não tem Festeiro
Domingo, 28 de Maio
Apresentação – Tem Festeiro
Furna – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Tem Festeiros (2 grupos)
Domingo, 4 de junho – Pentecostes
Vila – Tem Festeiro
- Há sítios que ainda não têm festeiros. Pede-se o favor a
alguma família do sítio para fazer este serviço! Obrigado!