«Novenas da Conceição!…»
Nestes dias já começamos a ver a colocação dos enfeites de Natal. Vislumbra-se a chegada da Festa em ambiente mais alegre com o tal “cheiro” a Natal, que o Menino Jesus nos traz a cada ano de vida. Na paróquia continuamos o percurso de preparação espiritual com as novenas da Sª da Conceição, na semana da Conceição: 30 de novembro a 6 de dezembro e a festa da Imaculada a 8 de dezembro na capela da Avé Maria. Tudo concorra para o bem maior de todos e nos dê mais esperança e confiança. Nós sentimos as crises e somos nós quem tem de ultrapassá-las com o contributo de todos, sendo parte da solução, fazendo a parte que nos compete. Exigentes connosco e compreensíveis com os demais.
…O empenho que depositamos nas novenas da Conceição mostram quão importante é dispensarmos algum tempo no fim do dia para ouvir a Palavra de Deus e guardá-la como a Virgem Maria no coração. Se preocupados para responder a quem nos provoca, lembremo-nos, que por vezes a melhor reposta está no silêncio. Onde muitos resmungam e são truculentos, aí, sejamos nós aquietar as “brabezas” e as “ganas” de dizer tudo. Não sejamos nos cristãos e devotos da Sª da Conceição a “alimentar guerras!” e como filhos de Deus temos de ser obreiros da paz e da reconciliação, vivendo a mensagem dos anjos de Belém.
Os arraiais arrastam muita gente, fruto do afastamento vivido. A cada um a sua responsabilidade na preservação da saúde e do bem estar. Nesta altura do ano notamos as movimentações do pessoal. Já estivemos muito tempo juntos e o Natal leva-nos a querer estar juntos com novo fulgor, abertura, alegria e responsabilidade. Já vimos que as redes sociais com tantas possibilidades de união, não deixam de ser virtuais, falta o humano! Vejamos o que Deus fez para nós. “Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gal 4,4-5). Deus vem habitar e viver a nossa vida: ser próximo! O Advento a iniciar, seja este tempo de reformular as proximidades.
Mesa da Palavra – Domingo I do Advento – Ano A
Evangelho Domingo I Advento-Ano A: Mt 24, 37-44 – Como foi nos dias de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 38 Nos dias que precederam o dilúvio, comia-se, bebia-se, os homens casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; 39 e não deram por nada até chegar o dilúvio, que a todos arrastou. Assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado; 41 duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada. 42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43 Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. 44 Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»
Evangelho Domingo II Adventoi: Mt 3, 1-12- Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia. 2 Dizia: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» 3 Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 4 João trazia um traje de pêlos de camelo e um cinto de couro à volta da cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5 Iam ter com ele os de Jerusalém, os de toda a Judeia e os da região do Jordão, 6 e eram por ele batizados no Jordão, confessando os seus pecados. 7 Vendo, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para vir? 8 Produzi, pois, frutos dignos de conversão 9 e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: ‘Temos por pai a Abraão!’ Pois, digo-vos: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores e toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. 11 Eu batizo-vos com água, para vos mover à conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e não sou digno de lhe descalçar as sandálias. Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo e no fogo. 12 Tem na sua mão a pá de joeirar; limpará a sua eira e recolherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo inextinguível.»
8 Dezembro: Lc 1, 26-38: O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.
AGENDA DE DEZEMRO:
30 novembro a 8 dezembro – Semana da Conceição: 30 Nov. a 6 Dezembro: Novenas, 20h, 4 dezembro,19h
7 dezembro: Véspera Sª Conceição-Romagem do Moreno às 19h. Novena, 20h. Não há do Caminho Chão
8 dezembro: Missa da Festa e Procissão, 15h.
11 dezembro: Encontro jovens do Crisma, 10h
15 a 23 dezembro: Missas do Parto dos sítios, 6h.
16 dez. Missa Natal da Escola Pe. Manuel Álvares, 9h
24 dezembro: Natal avós e netos: 12h. Romagens, 23h. Missa do Galo, 24h
25 dez. Natal: 8h30 (Apresentação), 10h (Vila) 11h Avé Maria
26 dezembro. 10h (Vila), 11h (Meia Légua)
27 a 30 dezembro , 12h
29 dezembro, Concerto de Natal, 20h30
31 dezembro: 17h
. A Festa da Conceição é feita pela paróquia com a ajuda de todos. Peço aos encarregados dos sítios o favor de recolherem as ofertas para a festa. Obrigado a todos.
. As Missas do Parto podem ter convívios este ano. Os sítios que assim entenderem podem organizar o seu convívio no salão após a celebração. Não é para dar pequenos almoços!…
. Passeio ao Egito de 19 a 25 Fevereiro 2023, Carnaval, organizado pela Paroquia da Ribeira Brava.
Retiro de Advento a 4 de Dezembro, 9h30-17h no Colégio Missionário. Inscrição pelo tel. 291 221023.