«Ninguém te condenouNem Eu…»

As leituras deste domingo são densamente ricas de espiritualidade e cheias de lições de vida. Pudéssemos viver e seguir as mesmas pelo facto de sermos cristãos e a fé fazer parte do nosso viver. Este premissa muda ou devia mudar o modo de vida que temos no nosso meio. Muita fé e pouco empenho e testemunho na ação. Lembra-nos o papa Francisco:”Não deixemos que passe em vão este tempo favorável que é a Quaresma!” Logo, momento oportuno e propício para mudar atitudes e vencer “teimosias”, deixando que Deus fale ao coração, para crer, assumir e testemunhar as maravilhas que Deus faz por nós (sl. responsorial). Esta missão se assumida por todos nós, levaria a dizermos:”como é bom e agradável viverem os irmãos em harmonia!” S. Paulo diz-nos: «Considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é Cristo Jesus, meu Senhor” (cf. Fl 3,8). O desapego das coisas e da vida projeta-nos o olhar para o céu com os pés assentes na terra(Cf. Diogneto sec.II)

    O Evangelho testemunha quanto é “inventiva” a maldade humana com o próxima, pois não olha a meios para obter os fins. Jesus pede para olharmos o interior, apela à consciência, confronta a situação da acusada com os acusadores. Se cada vez que julgamos e /ou acusamos alguém, nos recordássemos disto, tudo mudaria. Ao apontamos com um dedo já pensamos para onde estão virados os outros? Bons conselhos não chegam e Jesus: afirma:”Quem de vós estiver sem pecado atire a 1ª pedra…onde estão eles?..Ninguém te condenou? Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar!» 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

. Visitas do Espirito Santo em 2019

 1ª Visita do Espírito Santo – Domingo, 28 de abril

Achada- Tem Festeira

Pico – Tem Festeiro

Cova e Caminho Chão – Tem Festeira

Furna – Tem Festeiro

 

2ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 5 de maio

Apresentação –  Não Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiro

Barreiro – Não Tem Festeiro

 

Visita do Espírito Santo, Domingo, 12 de maio

Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Fajã da Ribeira – Tem Festeiro

 

4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio

Cruz Banda Além- Tem Festeira

Espigão – Não tem Festeiro

Fajã da Urtiga – Não tem Festeiro

 

5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio

Pomar da Rocha – Não tem Festeiro

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Não Tem Festeiro

Murteira – Não tem Festeiro

 

6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho

Muro e Moinhos – Não tem Festeiros – 2 grupos

 

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

Vila – Não tem Festeiros (2 grupos)

————————-

  1. Pede-se festeiros para os sítios que ainda não têm. Obrigado!

————————

②.Ajuda a MoçambiqueOs ofertórios do Domingo de Ramos destinam-se à ajuda a Moçambique.

③ Peregrinação Dehoniana a Fátima e Terra Santa de 1 a 10 de Junho de 2019. Acompanha o Pe. Alcindo do Colégio Missionário. As inscrições são na Brava Tour.

Programa de Abril

6. Confissões Catequese, 10h na Igreja, 4º-10º ano

    7 a 12 – Capítulo Provincial Extraordinário dos Dehonianos em Alfragide

  1. Domingo de Ramos. Bênção dos Ramos no Lg. Herédia às 9h45 Encontro de preparação do crisma. Dia mundial Juventude
  2. Quinta Feira Santa: Ceia e Lava-Pés(20h) e Adoração
  3. Sexta feira Santa: Laudes (9H). Paixão e Enterro do Senhor às 19h. Dia de Jejum e Abstinência – Dia santo e feriado.
  1. Sábado Santo: Laudes (9h). Vigília Pascal às 21h
  2. Domingo de Páscoa: Exposição SSS (9h). Procissão(9h30). Missa de Páscoa. 28 . Início Visitas do Espírito Santo na missa das 7h

 

Evangelho V Domingo Quaresma

Evangelho V Domingo Quaresma : Jo 8, 1-11 – Jesus foi para o Monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar. 3 Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio 4 e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério. 5 Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?» 6 Punham-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever com o dedo na terra. 7 Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» 8 E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra. 9 Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles. 10 Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» 11 Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»

> «Não deixemos que passe em vão este tempo favorável que é a Quaresma!» (Papa Francisco)