«Ninguém te condenou…Nem Eu…»
As leituras deste domingo são densamente ricas de espiritualidade e cheias de lições de vida. Pudéssemos viver e seguir as mesmas pelo facto de sermos cristãos e a fé fazer parte do nosso viver. Este premissa muda ou devia mudar o modo de vida que temos no nosso meio. Muita fé e pouco empenho e testemunho na ação. Lembra-nos o papa Francisco:”Não deixemos que passe em vão este tempo favorável que é a Quaresma!” Logo, momento oportuno e propício para mudar atitudes e vencer “teimosias”, deixando que Deus fale ao coração, para crer, assumir e testemunhar as maravilhas que Deus faz por nós (sl. responsorial). Esta missão se assumida por todos nós, levaria a dizermos:”como é bom e agradável viverem os irmãos em harmonia!” S. Paulo diz-nos: «Considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é Cristo Jesus, meu Senhor” (cf. Fl 3,8). O desapego das coisas e da vida projeta-nos o olhar para o céu com os pés assentes na terra(Cf. Diogneto sec.II)
O Evangelho testemunha quanto é “inventiva” a maldade humana com o próxima, pois não olha a meios para obter os fins. Jesus pede para olharmos o interior, apela à consciência, confronta a situação da acusada com os acusadores. Se cada vez que julgamos e /ou acusamos alguém, nos recordássemos disto, tudo mudaria. Ao apontamos com um dedo já pensamos para onde estão virados os outros? Bons conselhos não chegam e Jesus: afirma:”Quem de vós estiver sem pecado atire a 1ª pedra…onde estão eles?..Ninguém te condenou? Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar!»
Acontece na Paróquia da Ribeira Brava
①. Visitas do Espirito Santo em 2019
1ª Visita do Espírito Santo – Domingo, 28 de abril
Achada- Tem Festeira
Pico – Tem Festeiro
Cova e Caminho Chão – Tem Festeira
Furna – Tem Festeiro
2ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 5 de maio
Apresentação – Não Tem Festeiro
Meia Légua – Tem Festeiro
Barreiro – Não Tem Festeiro
3ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 12 de maio
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Fajã da Ribeira – Tem Festeiro
4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio
Cruz Banda Além- Tem Festeira
Espigão – Não tem Festeiro
Fajã da Urtiga – Não tem Festeiro
5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio
Pomar da Rocha – Não tem Festeiro
Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Não Tem Festeiro
Murteira – Não tem Festeiro
6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho
Muro e Moinhos – Não tem Festeiros – 2 grupos
7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho
Vila – Não tem Festeiros (2 grupos)
————————-
- Pede-se festeiros para os sítios que ainda não têm. Obrigado!
————————
②.Ajuda a Moçambique – Os ofertórios do Domingo de Ramos destinam-se à ajuda a Moçambique.
③ Peregrinação Dehoniana a Fátima e Terra Santa de 1 a 10 de Junho de 2019. Acompanha o Pe. Alcindo do Colégio Missionário. As inscrições são na Brava Tour.
④ → Programa de Abril
6. Confissões Catequese, 10h na Igreja, 4º-10º ano
7 a 12 – Capítulo Provincial Extraordinário dos Dehonianos em Alfragide
- Domingo de Ramos. Bênção dos Ramos no Lg. Herédia às 9h45 Encontro de preparação do crisma. Dia mundial Juventude
- Quinta Feira Santa: Ceia e Lava-Pés(20h) e Adoração
- Sexta feira Santa: Laudes (9H). Paixão e Enterro do Senhor às 19h. Dia de Jejum e Abstinência – Dia santo e feriado.
- Sábado Santo: Laudes (9h). Vigília Pascal às 21h
- Domingo de Páscoa: Exposição SSS (9h). Procissão(9h30). Missa de Páscoa. 28 . Início Visitas do Espírito Santo na missa das 7h
Evangelho V Domingo Quaresma
Evangelho V Domingo Quaresma : Jo 8, 1-11 – Jesus foi para o Monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar. 3 Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio 4 e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério. 5 Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?» 6 Punham-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever com o dedo na terra. 7 Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» 8 E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra. 9 Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles. 10 Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» 11 Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»
> «Não deixemos que passe em vão este tempo favorável que é a Quaresma!» (Papa Francisco)