« Mês do Rosário!…»
Neste mês de outubro continuamos a ouvir apelos para a oração do terço, inclusive do papa Francisco. É uma oração simples e bela e nela meditamos o mistério da nossa redenção ao percorrermos os mistérios do terço nos vários dias da semana. Nesta oração intuímos e vivemos neste espaço de tempo toda a vida de Jesus. Assim faremos lembrando o percurso do terço:
Mistérios Gozosos – Mistérios da Alegria (segunda e sábado)
- Encarnação do Filho de Deus
- Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel
- Nascimento de Jesus
- Apresentação de Jesus no Templo
- Perda e Encontro de Jesus no Templo
Mistérios Dolorosos- Mistérios da Dor (terça e sexta)
- Oração de Jesus no Horto das Oliveiras
- Flagelação de Jesus
- Coraoção de Espinhos
- Jesus a caminho do Calvário com a cruz às costas
- Crucifixão e Morte de Jesus
Mistérios Gloriosos – Mistérios da Glória (quarta e domingo)
- Ressurreição de Jesus
- Ascensão de Jesus ao céu
- Descida do Espírito Santo
- Assunção de Nossa Senhora ao céu
- Coroação de Maria Como rainha
Mistérios Luminosos – Mistérios da Luz (quinta) – Introduzido pelo Papa S. João Paulo II no ano 2000 na carta apostólica: O Rosário da Virgem Maria
- Batismo de Jesus no rio Jordão
- As Bodas der Caná
- Anúncio do Reino
- Transfiguração de Jesus
- Instituição da Eucaristia
Associemos nesta oração as missões e missionários, as famílias, a igreja e em especial os jovens neste tempo sinodal. Como S. Bernardo, rezamos: “Nunca se ouviu dizer que fosse por vós desamparado aquele que à Vigem recorra!”
Acontece na paróquia
❶. Agenda de outubro
03-28 – Sínodo dos Bispos em Roma sobre os jovens
- Visita Srs.Presidentes Assembleias Câmara ao Museu da igreja
- 16. Santa Margarida Maria Alacoque (devoção ao C. Jesus)
- São Lucas – Evangelista
- 21. São João Paulo II
- 27. Beato Gonçalo de Lagos (Algarve)
Agenda novembro
- 01. Todos os santos – feriado e dia santo: 8h,10h,17h.
- 02. Fiéis Defuntos (almas) – ida ao cemitério após a missa das 10h
Celebrações: 8h, 10h, 19h. – Intenções pelos Defuntos!
❷. Catequistas precisam-se! Ficámos com menos três (3), logo, necessitamos de mais catequistas. Haja boa vontade!
❸. Exposição das Açucenas no museu Etnográfico. Tradição desde o Campanário à Ponta do Sol, área deste arciprestado.
❹ Encontro Jovens Crisma no domingo, 14 de outubro. Começa com a missa das 10h e encontro no salão. Para os que não podem no domingo, o encontro é no 3º sábado do mês com a Catequista Gabriela, após a missa das 17H.
❺. Muda a hora no último domingo de outubro. Os relógios atrasam 1 hora. As missas de sábado e domingo de tarde às 17h.
❻. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes,
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos.
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – XXVIII Domingo Comum B | ||
1ª Leitura: Sab 7,7-11 – Por isso pedi, e foi-me dada a inteligência; supliquei, e veio a mim o espírito de sabedoria. 8 Preferi-a aos cetros e aos tronos, e, em comparação com ela, vi que as riquezas nada eram. 9 Nem sequer a comparei às pedras preciosas, pois o ouro todo, diante dela, é um pouco de areia, e a prata, perante ela, será como lodo. 10 Amei-a mais que a saúde e a beleza, e antes a quis ter a ela que a luz, pois a sua claridade jamais tem ocaso. 11 Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos está uma riqueza incalculável. Salmo: Saciai-nos, Senhor com a vossa bondade, e exultaremos de alegria. (89/90) 2ª Leitura: Hb 4 12-13 – Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes, penetra até à divisão da alma e do corpo, das junturas e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. 13 Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas. Evangelho: Mc 10, 17-30 – Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» 18 Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» 20 Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» 21 Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» 22 Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. 23 Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» 24 Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» 26 Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» 27 Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» 28 Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» 29 Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna. |