«Mês de Maio!…»
Iniciamos o Mês de Maria neste fim de semana, mês rico de vivência espiritual para os portugueses especial nos dias 12 e 13 de maio, devido ao início das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, que acolhem a mensagem da ‘Senhora mais brilhante que o sol, a Senhora do céu!’» A Senhora vem chamar à conversão e à oração. A mensagem mudou a vida das crianças e de muitos cristãos na linha do Evangelho: mudança de vida. É a chamada à santidade dos batizados. Fátima reforçou a vida orante das comunidades e das pessoas com a reza do terço. Aqui recordo os mistérios na semana:
Mistérios da Alegria (2ª feira e sábado):-Anunciação, Visitação a Isabel, Nascimento de Jesus, Apresentação no templo e Perda e Encontro do Menino.
Mistérios da Luz (5ª feira): Batismo, Bodas de Caná, Anúncio do Reino, Transfiguração, Instituição da Eucaristia. Introduzido pelo Papa João Paulo II no ano 2000 na carta: O Rosário da Virgem Maria.
Mistérios da Glória (4ª feira e Domingo): Ressurreição,
Ascensão, Descida Espírito Santo, Assunção e Coração de N. Senhora.
Mistérios da Dor (3ª e 6ª feira): Agonia, Flagelação, Coroação, Jesus carrega a cruz, Crucifixão e Morte.
Esta simples e bela oração abarca a vida pública de Jesus: Nascimento à Ascensão ao céu. Um belo resumo do Evangelho. Que Maria nos leve a Jesus!
Acontece na paróquia da Ribeira Brava
1. Calendário das Visitas do Espírito Santo. As bandeiras ficam na igreja por não haver segurança em ir de casa em casa.
Em cada domingo será lembrado os sítios das Visitas do Espírito Santo.
11 de Abril: Achada // Pico // Cova e Caminho Chão
18 de Abril: Apresentação // Vale e Barreiro
25 de Abril: Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole // Fajã da Ribeira // Fajã da Ortiga
2 de Maio: Cruz Banda Além // Pomar da Rocha // Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira
9 de Maio: Lombo Cesteiro // Espigão // Murteira
16 de Maio: Furna // Muro e Moinho // Meia Légua
23 de Maio, Festa do Pentecostes: Vila
2. Ano especial para diversas celebrações:
Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021
Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021
Ano da Família – 19 de março a julho de 2021
75º Aniversário dos Dehonianos em Portugal 27.12.2021
3. Mês de Maio – Terço – No mês de maio haverá o Terço na igreja de segunda a sexta feira às 20h. Nas capelas a combinar a hora com as encarregadas.
4. 1º de Maio – 500 Anos do Voto a S. Tiago Menor, Padroeiro da Diocese do Funchal.
5. Início da Catequese presencial para todos os grupos no sábado, dia 15 de maio, já com os grupos de sábado.
Mesa da Palavra
Evangelho Domingo V Páscoa: Jo 15, 1-8 – «Eu sou mesmo a videira e o meu Pai é o agricultor. 2 Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. 3 Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. 7 Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. 8 Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como discípulos meus.»
Evangelho VI Domingo Páscoa: Jo 15,9-17– «Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. 11 Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. 12 É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. 13 Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. 17 É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»
Evangelho da Ascensão: Mc 16,15-20: E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. 16 Quem acreditar e for batizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. 17 Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, 18 apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» 19 Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20 Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.
Oração pelas vocações
Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos,
Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.
Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai.
Vence em mim as inseguranças e bloqueios,
que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus.
Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho,
que é maior que nós.
Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus.
São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.
ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)
Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
E guia-nos no caminho do céu e guia-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem
e defendei-nos de todo o mal. Ámen.