Mês de Maio, Mês de Maria!

    Iniciado o mês de maio é iniciado o mês dedicado à Virgem Maria, invocada com o título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou simplesmente Nossa Senhora de Fátima. Vemos altares em casas, capelas e igrejas, estátuas ou azulejos retratando a aparição da Virgem aos três pastorinhos de Aljustrel: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Senhora do céu vem pedir a três humildes crianças algo simples e complicado para nós: rezar o terço todos os dias para alcançar a paz, o fim da guerra, rezar pela conversão dos pecadores e fazer penitência, através das simples palavras do terço. Para os devotos de São Bento devia ser alho habitual já que o seu lema é rezar e trabalhar. As orações do Pai-Nosso e da Avé-Maria são aprendidas facilmente em casa ou na catequese, basta que se ensine e que se reze, em especial neste mês de maio, deveria ser uma prática corrente nas famílias e aí juntar as crianças. Se em Fátima foram capazes de corresponder ao pedido da Senhora, também as crianças de hoje acorrem ao pedido da Senhora se alguém lhes falar e ensinar – rezando com elas. Venha ousadia e coragem de reservar 5m do dia para esta simples e bela oração: em casa, ao passar pelas capelas ou pela igreja ou quando saem ou voltam a casa no carro. Há sempre uma ocasião para a união espiritual das famílias. Sejamos ousados também nisto e que a Virgem de Fátima acompanhe e proteja os indefesos e os humildes como esteve no Calvário com o Filho junto à cruz.

Mesa da Palavra

Evangelho V Domingo de Páscoa, 18 de maio: Jo 13, 31-35Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. 32 E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» 33 «Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: ‘para onde Eu for vós não podereis ir’, também agora o digo a vós. 34 Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. 35 Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: tendo amor uns aos outros.»

 Evangelho VI Domingo de Páscoa, 25 de maio: Jo 14, 23-29 – Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. 24 Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.» 25 «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26 mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» 27 «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. 28 Ouvistes o que Eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós.’ Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. 29 Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.

 

Refletindo: 

«Nós cristãos somos facilmente reconhecíveis pelo sinal da nossa inocência e modéstia: amamo-nos muito uns aos outros, pois nunca aprendemos a odiar. Por isso nos chamamos irmãos: porque somos filhos de um só Deus, participamos da mesma fé, somos co-herdeiros das mesmas esperanças futuras. (cf. Minúcio Félix, Octávio 31)

 

«Amor, que por amor se dispute,

A restaurar o mundo errado e triste;

Amor, que por amor do céu desceste;

Amor, que por amor à cruz subiste;

Amor, que por amor a vida deste;

Amor, que por amor a glória abriste.» (Luís Camões, A Santa Úrsula)

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

  1. VISITAS DO ESPÍRITO SANTO DE 2025

 4º Domingo, 18 de maio:

Pomar da Rocha – Tem Festeiro (missa fim da visita)

Fajã da Ribeira – Tem Festeiro

 

5º Domingo, 25 de maio:

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Espigão – Tem Festeiro (missa fim da visita)

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeiro

Murteira – Não tem Festeiro

 

6º Domingo – 1 de junho:

Muro e Moinhos grupo 1 – Tem Festeiro

Muro e Moinhos grupo 2 – Tem Festeiro

 

7ºDomingo – 8 de junho – Pentecostes

Vila: 2 Grupos – Tem festeiros

 

2. AGENDA DE MAIO

 

17. Concerto do Aniversário do Coro Câmara da Madeira,16h30

Celebração do 54º Aniversário Coro Câmara da Madeira, 17h

Festa Obras Misericórdia, 9º ano Catequese, 17h

  1. Fim mês de maio, 17h.

 

NB. Pede-se colaboração na consignação do IRS para 2 Instituições do concelho da Ribeira Brava à vossa escolha. Obrigado.

Centro Social e Paroquial de São Bento, NIF. 511058110

  Bombeiros da Ribeira Brava, NIF 511032382

 

3. AGENDA DE JUNHO

 

  1.Dia da Criança

7. Confissões: Primeira Comunhão e Profissão de Fé na igreja, 10h

8Festa do Espírito Santo, 12h e Visita Espírito Santo na Vila

 

4. PASSEIO PAROQUIAL EM AGOSTO

   A paróquia promove passeio aberto a todos de 21 a 27 de agosto pela Nacional 2. Programas na igreja e inscrições na paróquia no  horário do cartório paroquial.

Inscrições até 14 de junho.