«Fui casado!…»
As leituras deste domingo desafiam-nos a uma leitura atenta, a pensar no que lemos e na atitude a tomar: passivo, indiferente, não é para mim, sim para o vizinho, murmurar, incomodar, receber ou rejeitar, acolher e mudar o coração, comentar, aborrecer, enfado desagrado, sempre a bater no mesmo e mais podia continuar na lista de reações. Foi pela Palavra que tudo foi criado, como diz o Génesis. Isaías diz que a Palavra é como a chuva, não volta para Deus enquanto não cumpre a sua missão. Sabemos o que S. Pedro diz, a Palavra é boa para admoestar, corrigir, ensinar, incentivar! É comparada a uma espada de dois gumes. Em S. João a Palavra (Jesus) veio ao que era seu, só quem a recebe, torna-se filho de Deus. Já S. Bento como 1ª regra diz que o discípulo deve escutar a Palavra do Mestre. Os cristãos devem obedecer a Palavra de Deus, mas quanta vontade de dar volta ao seu modo!
A 1ª leitura recorda a liberdade recebida: está diante de ti fogo e água: Escolhe! Na 2ª leitura S. Paulo fala da sabedoria que não é deste mundo, mas veio a este mundo para levar-nos para Deus. O Evangelho toca profundamente as raízes da família, do casal, do ser Homem e Mulher e do casamento. Precisamos de revisitar a Sagrada Escritura sobre este sacramento e quanto de admirável é dito e vivido no tocante à fidelidade como no tocante à dificuldade de compromisso. Deus mostra paciência, misericórdia e compaixão.
Temos casais que pelos 25, 50, 60 anos e mais vão dizendo que apesar de tudo, é possível. Assim seja! Num destes dias ouvi uma história pertinente sobre as idas para o céu e o material que é preciso enviar. Pelos vistos não se entra de mãos vazias ou então apresenta boas razões. Como sempre S. Pedro barra um homem na porta do céu e perante o interrogatório cerrado para poder entrar, ficou calado e lá foi mastigando o que estava a ouvir de S. Pedro e responde-lhe:“ Fui casado!…” Porta aberta! Contém lá o resto da história, isto é a vossa!
Leituras do VI Domingo Comum – Ano A –
1ª Leitura: Sir 15, 316-21 – Ele pôs diante de ti o fogo e a água; estende a mão para o que quiseres. Diante do homem estão a vida e a morte; o que ele escolher, isso lhe será dado, pois é grande a sabedoria do Senhor. Ele é forte e poderoso e vê todas as coisas. Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, Ele conhece as ações de cada homem. A ninguém Ele deu ordem para fazer o mal, e a ninguém deu permissão de pecar.
Salmo 118 (119) Ditoso o que anda na lei do Senhor
2ª Leitura: 1Cor 2, 6-10 – E, no entanto, é de sabedoria que nós falamos entre os perfeitos; sabedoria que não é deste mundo, nem dos chefes deste mundo, votados à destruição. Ensinamos a sabedoria de Deus, mistério que permaneceu oculto e que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa glória. Nenhum dos chefes deste mundo a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória Mas, como está escrito: O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que o amam. A nós, porém, Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito tudo penetra, até as profundidades de Deus.
Evangelho: Mt 5, 17-37 – «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.» «Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.» «Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher -exceto em caso de união ilegal- expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.» «Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»
1. Agenda de fevereiro:
11- Festa da Palavra, 4º ano da Catequese, 17h
12- Encontro Crisma, 10h e de Catequistas do 10º ano, Tabua, 15h-18h
13-15 – Assembleia Párocos Dehonianos em Alfragide
19-25 – Passeio ao Egito
22 – 4ª feira Cinzas: Jejum e Abstinência: 8h e 19h
24 – Via Sacra e Missa, 8h
26 – 1º Domingo da Quaresma: Retiro Leigos no Colégio Missionário
2.Visitas do Espírito Santo em 2023
1º Domingo – 16 de abril
Pico – Tem Festeira
Achada – Tem Festeiro
2º Domingo, 23 de abril
Terça, Moreno, Fajã das Flores Pedra Mole – Tem Festeira
Fajã da Ribeira
Fajã da Ortiga
3º Domingo – 30 de abril
Apresentação
Vale e Barreiro – Tem Festeira
Murteira
Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro
4º Domingo – 7 de Maio
Cruz Banda Além – Tem Festeira
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
5º Domingo -14 Maio
Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira
Furna – Tem Festeira
6º Domingo – 21 de Maio
Pomar da Rocha
Muro e Moinhos
7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo
Vila
Espigão – Tem Festeiro
NB. As famílias dos sítios que ainda não têm festeiro, façam o favor de avançarem!