Festa de São Bento!…
Estamos a celebrar/viver a festa de S. Bento, padroeiro e protetor da paróquia da Ribeira. Celebramos no seu dia, 21 de março a festa da freguesia da Ribeira Brava, numa sessão solene no sítio da Furna, lembrando assim, que a Ribeira Brava abrange quem está longe ou perto do centro (do mar!). No fim de semana a festa passa pela igreja matriz e pelo sítio que marca a sua proteção à vila e às suas gentes (recordado no sermão da Bagaceira), aviva a memória de que só Deus nos pode valer em situações limite. Temos o quadro a lembrar essa situação no adro, lugar onde veio parar o báculo do Santo, lançado nas águas revoltas da ribeira. Já tivemos um momento idêntico vivenciado por todos e ainda bem vivo. Cabe a cada um hoje e neste tempo, fazer a leitura e a memória do feito de então e dos nossos dias.
A vida constrói-se caminhando com os olhos postos no padroeiro: ora et labora! Ele é o modelo mais próximo de Deus que nos leva ao sucesso, ao desenvolver humano e cristão nas lides da vida. Não duvido que é um lema válido para todos nós. Vivendo o ano da missão, temos razões para assumir este lema como autêntica missão. Sintamo-nos convocados e convidados a “Escutar e ouvir as palavras do Mestre” de modo que nada se anteponha ao serviço divino e ao serviço ao próximo, cuja marca está na hospitalidade. Que as águas revoltas da vida não nos perturbem e /ou desviem o olhar de Deus. Que São Bento nos segure no seu báculo e nos guie no bem. Boa festa aos ribeirabravenses e visitantes.
AGENDA NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. Visitas do Espirito Santo em 2019
1ª Visita do Espírito Santo – Domingo, 28 de abril
Achada- Tem Festeira
Pico – Tem Festeiro
Cova e Caminho Chão – Tem Festeira
Furna – Tem Festeiro
2ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 5 de maio
Apresentação – Não Tem Festeiro
Meia Légua – Tem Festeiro
Barreiro – Não Tem Festeiro
3ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 12 de maio
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Fajã da Ribeira – Tem Festeiro
4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio
Cruz Banda Além- Tem Festeira
Espigão – Não tem Festeiro
Fajã da Urtiga – Não tem Festeiro
5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio
Pomar da Rocha – Não tem Festeiro
Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira –
Murteira – Não tem Festeiro
6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho
Muro e Moinhos – Não tem Festeiros – 2 grupos
7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho
Vila – Não tem Festeiros (2 grupos)
2. Ano Missionário
CAMPANHA para aquisição de camião-cisterna para angola, para levar água às populações. Apela-se à vossa generosidade.
3 . Programação em março
Sábado, 23.Véspera da Festa S. Bento: Acólitos, 19h30
Domingo, 24. Festa de São Bento: Missa e Procissão, 15h
Não há a missa: 7h, 8h30,17h
3. Peregrinação Dehoniana a Fátima e Terra Santa de 1 a 10 de Junho de 2019. Acompanha o Pe. Alcindo do Colégio Missionário. As inscrições são na Brava Tour.
4. Domingo, 31 março = hora de verão – Relógios avançam 1 hora
5 → RenÚncia Quaresmal na Diocese: Ajuda à Venezuela!
============ MESA DA PALAVRA==============
Evangelho III Domingo Quaresma – Nessa ocasião, apareceram alguns a falar-lhe dos galileus, cujo sangue Pilatos havia misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. 2 Respondeu-lhes: «Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? 3 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos igualmente. 4 E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé, matando-os, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos da mesma forma.» 6 Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. 7 Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruta nesta figueira e não a encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ 8 Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. 9 Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»
Evangelho festa S. Bento: Mt 19, 27-29 – Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.