Festa da Conceição!…»

Neste fim de semana estamos a celebrar a festa da Imaculada Conceição na capela da Avé Maria, após a semana das novenas que prepararam esta festividade da Virgem Maria. É mais um sinal claro da nossa devoção à Mãe de Deus e daí fazermos festa. É costume no dia da festa da Conceição celebrar-se as mães presentes e as que não podem estar, no dia em que se celebrava as mães antes de mudar para o 1º domingo de maio. É mais uma oportunidade de lembrar as mães já em tempo de Natal, pois muito trabalham nestas festas. Haja quem lhes deite a mão!

A festa da Imaculada Conceição celebra o dogma que a Virgem Maria foi concebida sem a mácula do pecado original, isenta de pecado, é imaculada na sua conceção, privilégio concedido por Deus à Virgem, em vista dos méritos futuros do seu Filho, Ela que ia ser a Mãe do filho de Deus (cf. Lc 1,32). Maria foi desde sempre consagrada ao Senhor desde a sua conceção e por isso os cristãos celebram o dogma da Imaculada Conceição em festa. Stº. Efrém dizia: «Só Vós e vossa Mãe estais puros a todos os respeitos, porque em Vós Senhor não há mancha e em vossa Mãe não há mácula, Ela foi o santuário da inocência, inacessível ao pecado, o paraíso virginal donde devia nascer o novo Adão”. Maria foi declarada por D. João IV a padroeira principal de Portugal. O papa Pio XI declarou a 8 de dezembro de 1854 o Dogma da Imaculada Conceição. Este é um dia santo e feriado no nosso país e ainda hoje vemos e vivemos este dogma com muita fé, alegria e muitas festas dedicadas a Nossa Senhora no diversos recantos do país e claro está, entre nós na Capela da Avé Maria.

Esta festa da Imaculada preanuncia o Natal com o desenrolar das limpezas nas casas, a feitura dos doces e dos licores, dos presépios e lapinhas com o semear das cearinhas e no início da azáfama das diferentes iguarias da festa. Que Maria Imaculada nos faça mais bondosos e compassivos, atentos e próximos uns dos outros.

 

MESA DA PALAVRA – IMACULADA CONCEIÇÃO

1ª Leitura: Gn 3, 9-15.20 – Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim, e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, algum dos frutos da árvore da qual te proibi comer?» O homem respondeu: «Foi a mulher, que trouxeste para junto de mim, que me ofereceu o fruto e eu comi-o.» O Senhor Deus perguntou à mulher: «Porque fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.»  Então, o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra, todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.» Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria mãe de todos os viventes.

2ªLeitura: Flp 1, 4-6.8-11 – ainda que eu tenha razões para, também eu, pôr a confiança precisamente nos méritos humanos. Se qualquer outro julga poder confiar nesses méritos, eu posso muito mais: circuncidado ao oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, um hebreu descendente de hebreus; no que toca á Lei, fui fariseu; no que toca ao zelo, perseguidor da Igreja; no que toca à justiça -a que se procura na lei- irrepreensível.  Sim, considero mesmo que tudo isso foi uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo e nele ser achado -não com a minha própria justiça, a que vem da Lei, mas com a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e que se apoia na fé.  Assim o posso conhecer a Ele, na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus sofrimentos, conformando-me com Ele na morte, para ver se atinjo a ressurreição de entre os mortos.

Evangelho: Lc 1, 26-38 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus.  Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

ACONETECE NA RIBEIRA BRAVA .- AGENDA DE DEZEMBRO DE 2024

        1 a 8 – Semana da Conceição.- Capela da Avé Maria

  1. Novena e Missa, 19h

       2 – 6: Novena e Missa, 20h

        7. Véspera da Festa da Conceição, 20h. Romagem, 18h (Moreno)

        8. Festa da Conceição – Missa e Procissão,15hbn.

       nb. Não temos Festeiro. Peço aos encarregados dos sítios que recolham as ofertas, sff. Obrigado.

      15 – 23 – Missas do Parto, 6h

       22 – Confissões de Natal; 8h-10h (e após M.. Parto)

       24 – Véspera Natal –Natal: avós e netos, 12h

Abertura igreja, 22h

Romagens, 23h

Missa do Galo, 24

         25. Dia de Natal: Apresentação (8h30), Vila ( 10h), Avé Maria (11h

         26 – 1ª Oitava: Vila (10h,12h), Meia Légua, 11h27.

         27.- Concerto Natal grupos da paróquia na igreja, 20h

           28. Natal da Catequese, 17h

          29. Abertura Ano Jubilar, Sé, 18h. Marcha de S. Pedro à -Sé, 17h   

         31 Último do Ano, 12h.

 nb. Os encarregados dos sítios recolham as ofertas, sff., como habitual. Os sítios que desejarem podem fazer os seus convívios após as Missas do Parto no salão.

.  Precisam-se de flores e sapatinhos para enfeitar a igreja. Peço o favor de trazer até ao dia 13 de dezembro e durante o Natal para a reposição dos arranjos. Obrigado.

  • As confissões de preparação do Natal são na 6ª feira: 20 dezembro, 8h-10h e após as Missas do Parto.

.. A igreja abre às 5h20 por ocasião das Missas do Parto. Precisamos reforçar o coro paroquial com mais vozes e mais gente. Os músicos e os tocadores (são bem necessários…). Aguardam-se novos valores e talentos.