«Festa da Apresentação!…»
Iniciamos neste fim de semana as festas que nos fazem lembrar e bem o Natal: a festa de Nossa Senhora da Apresentação e dentro de alguns dias a festa de Nossa Senhora da Conceição. Já são visíveis as gambiarras e as decorações de Natal. É uma chamada de atenção a este tempo especial para todos nós, nas paróquias e nos diversos ambientes da nossa terra. Que a paz e a saúde que todos desejamos e pedimos ao Menino Jesus, seja uma realidade bem visível, de modo que todos disfrutem do clima e do ambiente da festa que está a ser preparado.
A festa de Nossa Senhora da Apresentação celebra como diz o nome a “apresentação” de Maria, Menina, no Templo em Jerusalém. Os Evangelhos não falam da infância de Maria. Ouvimos de diversos autores pormenores que dizem da sua vinda ao templo. Contam que Joaquim e Ana tiveram uma menina. Em idade infantil apresentaram-na ao Templo onde ficou ao serviço do Senhor, dedicando-se ao trabalho e ao estudo, em particular da Escritura. Leva-nos a pensar em Jesus que aos 12 anos ficou no templo a ouvir e a interrogar os doutores. Maria deveria ter o mesmo atrativo para o serviço do Pai do Céu. Ao entrar no Templo oferece-se ao Senhor e a Ele consagra toda a sua vida. Sabemos que Maria foi desde sempre consagrada ao Senhor desde a sua concepção e por isso os cristãos celebram o dogma da Imaculada Conceição em festa. A Apresentação como festa aparece no Missal Romano a partir de 1505. A data da festa é fixada no dia 21 de novembro pelo papa Paulo VI na 3ª sessão do Concílio Vaticano II. Consagra o mundo ao Coração de Maria e declara Nossa Senhora Mãe d Igreja.(cf. Santos cada dia, III)
Esta festa leve os pais e os avós a tomarem consciência do quão é importante apresentarem as crianças a Deus com o Batismo das mesmas, iniciando com elas um percurso de discernimento de fé, vivendo e transmitindo a fé e a alegria de terem Deus nas suas vidas. Vivam abençoadas por Deus uns e outros sob a proteção da Virgem Maria.
MESA DA PALAVRA
Evangelho de Cristo Rei, 24 novembro, Jo 18, 33-37 – Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?» 34 Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» 35 Pilatos replicou: «Serei eu judeu, porventura? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» 36 Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» 37 Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»
Evangelho de Santo André, apóstolo, 30 novembro, Mt 14-22 – Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 19 Disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.» 20 E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no. 21 Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e 22 eles, deixando no mesmo instante o barco e o pai, seguiram-no.
Evangelho do Domingo 1 de dezembro – I Advento – Ano C,: Lc 21, 25-28.34-36 – «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; 26 os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. 27 Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.» «Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, 35 como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. 36 Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»
AGENDA PAROQUIAL
MÊS DE NOVEMBRO
23 – Jornada Diocesana do Apostolado dos Leigos, Funchal
23 – Véspera da Festa da Apresentação:
Romagens, 15h. Novena, 20h. Conjunto, 21h
24 – Festa: Missa e Procissão às 15h
- Bênção das crianças após a procissão
30 – Concerto Clarinetes do Conservatório, Igreja às 20h
MÊS DE DEZEMBRO
1 a 8 – Semana da Conceição.- Capela da Avé Maria
1. Novena e Missa, 19h
2 – 6: Novena e Missa, 20h
7. Véspera da Festa da Conceição: Romagem, 18h (Moreno). Novena, 20h. Conjunto 21h
8. Festa da Conceição – Missa e Procissão,15hNb.
NB. Não temos Festeiro. Peço aos encarregados dos sítios que recolham as ofertas, sff. Obrigado.
15 – 23 – Missas do Parto, 6h
24 – Véspera Natal – Natal: avós e netos, 12h
Abertura igreja, 22h
Romagens, 23h
Missa do Galo, 24h
- Dia de Natal: Apresentação (8h30), Vila ( 10h), Avé Maria (11h)
- 1ª Oitava: Vila (10h,12h), Meia Légua, 11h
- Concerto Natal grupos da paróquia na igreja, 20h
- Natal Catequese, 17h
- Abertura Ano Jubilar, Sé, 18h