«Espero a ressurreição dos mortos

e a vida do mundo que há-de vir!.…»

O Evangelho deste domingo de Quaresma narra a ‘ressurreição’ de Lázaro: amigo de Jesus e por quem Jesus chorou  (cf. Jo 11,34-36). Jesus vive profundamente o mistério da ‘morte – vida’ e revela profundamente o seu lado humano. Vemos que é tocado pela morte do seu amigo e não foram os ‘reparos/as bocas’ dos conterrâneos que O demoveram do que ia realizar. Vemos aqui também o seu lado divino: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que morto, viverá e todo aquele que vive e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tudo isto? (cf. Jo 11,25-27). Cada um dê a resposta a Jesus. Pois somos confrontados com esta realidade da vida. Sabemos que “todo o que nasce morre”, difícil é aceitar esta realidade nos nossos, sabendo que um dia partimos. É uma partida definitiva, que não tem regresso, como bem ouvimos, dolorosa e certa. Os nossos são sempre novos. O tempo humano de vida é sempre pouco, mesmo com velhice longa. Perante alguém que chorava a morte do avô, outrem pergunta-lhe – que idade tinha o teu avô? – ah, era novo – mas que idade tinha – já tinha 98 anos – e achas novo? – agradece ele ter vivo tanto! Nesta questão a idade é sempre relativa.

Os cristãos professam a fé em Deus da vida e da ressurreição. Recordo a Profissão de Fé/Credo: ‘Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir! Ámen!’ Passamos toda uma vida a dizermos o credo e “na hora H”, vacilamos! Não poucas vezes ouvimos: “e tudo acaba aqui…” O que é deste mundo acaba aqui, mas nós somos cristãos e só por termos este nome, leva-nos a olhar para a “pátria definitiva que está no céu e pés na terra e olhar no céu” como nos diz S. Paulo e Diogneto. A mágoa, a separação, a dor, o  luto e a saudade fazem parte da nossa condição humana. A fé leva-nos à esperança: os que morrem no Senhor, no Senhor vivem! Cremos verdadeiramente nisto? Jesus nos prepara uma morada junto de Deus com a Sua morte na cruz e a Sua ressurreição! Trata-se de viver o mistério pascal de Jesus que é o centro da nossa fé! O “ressuscitar” de Lázaro é uma prova da divindade de Jesus, pois só Deus ressuscita os mortos.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA

. a Peregrinação à Sé no dia 2 de Abril. As paróquias do arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol realizam neste domingo, 2 de abril a peregrinação à Sé. Do programa consta uma conferência na Sé às 16H15 e missa às 17H. Trata-se de irmos em peregrinação à Sé no ano em que se celebram os seus 500 anos. Está aberta a todos os que queiram participar. INSCRIÇÕES na paróquia para quem queira ir de autocarro; 5€. Saída às 15H e regresso ás 18H. Inscrições até 6ª feira, 31 de março

. A festa de São Bento é motivo de agradecimento pelo bom decorrer da festa. A paróquia e a Confraria de São Bento agradecem a quantos tornaram a festa possível: Sr. Domingo da Central Madeirense (flores igreja), Alpendre Decorações (Sr. Carlos), as ofertas dos sítios e aos encarregado, coro paroquial, movimentos que colaboraram, pregador da semana e a quantos participaram.

❸. A Hora das missas ao fim de semana. Com a hora de Verão as missas da tarde de sábado e de domingo passam para as 17H30.

❹. O Encontro do Crisma no Domingo de Ramos, 9 de Abril,(2º Domingo do mês). Neste dia a celebração começa com a bênçãos dos ramos no Largo Herédia às 9H45.

❺. a Renúncia quaresmal de 2017. Por indicação do Sr. Bispo a Renuncia Quaresmal de 2017 reverte uma parte para o Fundo Social Diocesano e outra parte para o Sudão do Sul (conforme o apelo do Papa Francisco). Os envelopes encontram-se ao fundo da Igreja.

❻. HORÁRIO SEMANA SANTA: 9-16 DE ABRIL DE 2017

DOMINGO DE RAMOS, 9 DE ABRIL

9H45 – BÊNÇÃO DOS RAMOS NO LARGO HERÉDIA.

10h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

QUINTA-FEIRA SANTA, 13 DE ABRIL

20H – CEIA DO SENHOR/LAVA PÉS/ ADORAÇÃO

SEXTA-FEIRA SANTA, 14 ABRIL

9H-LAUDES CANTADAS. 19H-PAIXÃO/ENTERRO DO SENHOR

SÁBADO SANTO, 15 ABRIL

9H – LAUDES E 21H-VIGÍLIA PASCAL

DOMINGO DE PÁSCOA, 16 DE ABRIL

9H – EXPOSIÇÃO SSS/PROCISSÃO E MISSA

 

VISITAS DO ESPÍRITO SANTA NA PARÓQUIA

Domingo, 23 de Abril

Achada – Tem Festeiro

Pico Banda Além – Tem Festeiro

Cova e Caminho Chão – ?

Vale e Barreiro – Tem Festeiro

Domingo, 30 Abril

Cruz Banda Além – Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiro

Domingo, 7 Maio

Terça, Moreno, Pedra Mole, Fajã Flores – Tem Festeiro

Fajã Urtiga – Tem Festeiro

 

Domingo, 14 de Maio

Fajã da Ribeira – Tem Festeira

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – ?

Domingo, 21 de Maio

Pomar da Rocha – Tem Festeiro

Murteira – Tem Festeiro

Espigão – ?

 

Domingo, 28 de Maio

Apresentação – Tem Festeiro

Furna – Tem Festeiro

Muro e Moinhos – Tem Festeiros (2 grupos)

Domingo, 4 de junho – Pentecostes

Vila – Tem Festeiro

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

  1. Os sítios que ainda não têm festeiros. Pede-se o favor a

       alguma família do sítio para fazer este serviço. Obrigado !