«Em agosto!…»

 

Estamos a iniciar o mês de agosto, mês densamente ligado a férias, passeios, convívios, descansos…, festas e emigrantes. Trata-se de um período de reencontros, recheado de novidades e de acontecimentos nas famílias e nas paróquias. Nós já respiramos de alívio, pois as nossas  festas já estão feitas e passadas, pese embora, a realização do passeio paroquial a 21 de agosto, que como sempre, será cheio de alegria e boa disposição e vamos para fora viajando pela Madeira dentro, conhecendo a nossa terra, além da ida de muitos às festas que estão a desenrolar-se à nossa volta. É o modo de ser da nossa gente, que encontra sempre espaço para “dirimir as agruras da vida!” Todos esperamos que seja um mês para apaziguar a alma e o espírito, embora o corpo tenha uns horários para o pesado. Mas nisso há quem já esteja habituado a essas andanças. As férias mudam rotinas e hábitos e todos temos a capacidade de adaptação.

No dia 11 de agosto comemora-se os 20 anos da inauguração do Lar de São Bento da Ribeira Brava. Muito a dizer e muito mais a calar! É uma instituição que sedeada no concelho da Ribeira Brava, abrange neste momento outros concelhos da Ram e continua a senda da missão para que foi fundada pelo Pe. Gil,scj e um grupo de paroquianos da Ribeira Brava. As várias valências que foram criadas desde então e outras que hão-de vir em conformidade com as necessidades, serão sempre no espírito de S. Bento, patrono do Lar e da paróquia. Haja bom senso, bons olhares e boa vontade!

Pretende-se que este boletim sirva para o mês de agosto e por isso também quero deixar algumas máximas soltas que foi ouvindo nestes dias, mesmo sem criar “estórias” à volta das mesmas. É sempre interessante ler ditos que levam a mente e a memória mais longe, mais distante que o nosso “aculalém”!

 

-«É preciso ter ouvidos de aluno e coração de educador…»

-«Casamento: uma relação de duas pessoas, uma tem sempre razão e a outra é o marido!»

«Antigamente as mulheres cozinhavam como a mãe, mas agora bebem

e fumam como o pai.»

«Pai Nosso divino, Deus me leve a bom caminho. Nª Senhora ajoelhou

e o seu sangue derramou. Coisa má que não me atente, nem de noite nem

de dia, nem no pino do meio dia. Vou rezar 1 padre nosso e 1 avé maria»

 

Boas férias e bom mês de agosto!…

Acontece na paróquia…

VIDA PAROQUIAL

 

 

❶. Inscrições para 1º ano Catequese já podem ser feitas no horário de escritório (8h30-11H) semana e nos fins de semana após as missas. Pede-se a apresentação da cédula de vida cristã para a inscrição

 

❷. Inscrições para os Escuteiros (CNE) podem ser feitas no horário habitual de Escritório e com os responsáveis do Agrupamento

 

❸. Material da catequese deve voltar para a paróquia e por isso pede-se às catequistas o favor de entregarem os materiais a fim de saber as quantidades para o próximo ano. obrigado desde já.

 

❹.Passeio Paroquial a 21 de agosto: Ribeira Brava (Vila-8h30)  Cabo Girão-Câmara de Lobos-Funchal (Praça do Povo) – Monte, Poiso – Santo da Serra – Portela – Porto da Cruz – Machico – Caniçal (Baia de Abra) – Santa Cruz (aeroporto) – Garajau – Ribeira Brava. Preço por p/. 10,00€. Inscrições nos sítios com as pessoas habituais.

 

❺. Peregrinação A Nossa Senhora del Rocio (sul Espanha e Costa Sul de Portugal de 24 a 30 de Agosto 2016, promovida pela Bravatour em regime de pensão completa mais avião: 1.275,00€. As inscrições são feitas na Bravatour. Documentos: Cartão Cidadão/ Bilhete Identidade e Contribuinte.

 

❻. Parabéns ao Lar de São Bento da Ribeira Brava pelos 20 anos. Foi inaugurado a 11 de agosto de 1996. As celebrações serão no dia 12 de agosto, 6ª feira com 1 missa às 17h na igreja.

 

❼. No dia 15 de agosto, 2ª feira, feriado e dia santo, temos missas na Vila às 8h e 10h. Não há às 8h30 (Apresentação) e 17h30 (Vila).

 

❽. Os Cursistas têm o seu encontro mensal na 5ª feira, dia 4 de Agosto na Ribeira Brava. Inicia às 20h com a missa, seguida de ultreia. Lembrem-se os cursistas da Ribeira Brava desta sua assembleia. Participem! Logo apareçam!

 

Votos de Boas férias para quem nos visita e para quem sai. Bom trabalho para quantos têm de continuar os afazeres!…