É preciso tanta coisa para ir pró céu?…»

Vivemos o ciclo do ano e da vida num continuado esforço de renovamento e de adaptação aos tempos e às mudanças. Abertos ao novo e ao outro é atitude permanente a empreender em estilo constante de vida, traduzindo assim o apelo que o Evangelho lança aos seguidores de Cristo: “convertei-vos e arrependei-vos!” A Palavra de Deus é mestra e guia seguro para o encontro com o Senhor. Ele é o caminho, a verdade e a vida’! Somos capazes de Deus, pois Ele nos escolheu em primeiro! Se Deus é por nós como diz S. Paulo nada nos pode afastar do seu amor.

Certamente já nos passou pela cabeça a pergunta  que o jovem/homem rico fez a Jesus: ”O que é preciso para ir para o céu?» Neste momento já todos nós sabemos o que fazer e como fazer. Praticar o que se sabe será outra estória! O facto de não ter tempo e estar ocupado é “démodé”, é melhor inventa outra explicação como: «não me apetece ou não quero», será mais certo. Numa ultreia de cursistas uma senhora veio no fim dar-me um sermão e eu que já tanto ouvira e calado, faltava mais esta. «Olhe, lá, é preciso tanta coisa para ir para o céu?» Recordo de ter dito: «Nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, já dizia Jesus e pensava eu que a calava com esta resposta. Tinha de ouvir mais para aprender a escutar e ainda tentei dizer: ‘cada um sabe de si e Deus de todos!’ Buzio, senão ouves!

 

MESA DA PALAVRA – XVIII DOMINGHO COMUM – ANO B

1ª Leitura: Sab, 7, 7-11  Por isso pedi, e foi-me dada a inteligência; supliquei, e veio a mim o espírito de sabedoria Preferi-a aos ceptros e aos tronos, e, em comparação com ela, vi que as riquezas nada eram. Nem sequer a comparei às pedras preciosas, pois o ouro todo, diante dela, é um pouco de areia, e a prata, perante ela, será como lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e antes a quis ter a ela que a luz, pois a sua claridade jamais tem ocaso. Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos está uma riqueza incalculável.

 2ª Leitura: Heb 4, 12-13 – Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes, penetra até à divisão da alma e do corpo, das junturas e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.

Evangelho Domingo: Mc 10, 17-30 – Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna.

 

AGENDA PAROQUIAL DA R. BRAVA

  1. Agenda para outubro

          9.Início das catequeses na paróquia. Horário no site.

          10. 1º Encontro dos jovens do Crisma, 10h

           17. Chegada das Relíquias de S. Tiago Menor à Sé  e missa às 17h

24. Visita das Relíquias de S. Tiago Menor à Ribeira Brava,18h. Missa às 18h30 (não há às 17h)-. Vigília de Oração por movimentos, 20h-23h24. Partida das Relíquias para os Canhas, despedida e Missa,                         10h. Dia Mundial das Missões.

     2.. reza do Terço no mês de Outubro na igreja de 2ª a 6ª feira, 19h30.

     3.  Reunião de encarregados dos movimentos no domingo, 10 de Outubro após a missa das 10h para preparar a visita das Relíquias de S. Tiago Menor à Ribeira Brava.

      nb. obrigado às Catequistas pela empenho neste ano de catequese e pela disponibilidade renovado neste novo ano.