É preciso tanta coisa para ir pró céu?…»
Vivemos o ciclo do ano e da vida num continuado esforço de renovamento e de adaptação aos tempos e às mudanças. Abertos ao novo e ao outro é atitude permanente a empreender em estilo constante de vida, traduzindo assim o apelo que o Evangelho lança aos seguidores de Cristo: “convertei-vos e arrependei-vos!” A Palavra de Deus é mestra e guia seguro para o encontro com o Senhor. Ele é o caminho, a verdade e a vida’! Somos capazes de Deus, pois Ele nos escolheu em primeiro! Se Deus é por nós como diz S. Paulo nada nos pode afastar do seu amor.
Certamente já nos passou pela cabeça a pergunta que o jovem/homem rico fez a Jesus: ”O que é preciso para ir para o céu?» Neste momento já todos nós sabemos o que fazer e como fazer. Praticar o que se sabe será outra estória! O facto de não ter tempo e estar ocupado é “démodé”, é melhor inventa outra explicação como: «não me apetece ou não quero», será mais certo. Numa ultreia de cursistas uma senhora veio no fim dar-me um sermão e eu que já tanto ouvira e calado, faltava mais esta. «Olhe, lá, é preciso tanta coisa para ir para o céu?» Recordo de ter dito: «Nem todo o que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, já dizia Jesus e pensava eu que a calava com esta resposta. Tinha de ouvir mais para aprender a escutar e ainda tentei dizer: ‘cada um sabe de si e Deus de todos!’ Buzio, senão ouves!
MESA DA PALAVRA – XVIII DOMINGHO COMUM – ANO B
1ª Leitura: Sab, 7, 7-11 Por isso pedi, e foi-me dada a inteligência; supliquei, e veio a mim o espírito de sabedoria Preferi-a aos ceptros e aos tronos, e, em comparação com ela, vi que as riquezas nada eram. Nem sequer a comparei às pedras preciosas, pois o ouro todo, diante dela, é um pouco de areia, e a prata, perante ela, será como lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e antes a quis ter a ela que a luz, pois a sua claridade jamais tem ocaso. Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos está uma riqueza incalculável.
2ª Leitura: Heb 4, 12-13 – Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes, penetra até à divisão da alma e do corpo, das junturas e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.
Evangelho Domingo: Mc 10, 17-30 – Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna.
AGENDA PAROQUIAL DA R. BRAVA
- Agenda para outubro
9.Início das catequeses na paróquia. Horário no site.
10. 1º Encontro dos jovens do Crisma, 10h
17. Chegada das Relíquias de S. Tiago Menor à Sé e missa às 17h
24. Visita das Relíquias de S. Tiago Menor à Ribeira Brava,18h. Missa às 18h30 (não há às 17h)-. Vigília de Oração por movimentos, 20h-23h24. Partida das Relíquias para os Canhas, despedida e Missa, 10h. Dia Mundial das Missões.
2.. reza do Terço no mês de Outubro na igreja de 2ª a 6ª feira, 19h30.
3. Reunião de encarregados dos movimentos no domingo, 10 de Outubro após a missa das 10h para preparar a visita das Relíquias de S. Tiago Menor à Ribeira Brava.
nb. obrigado às Catequistas pela empenho neste ano de catequese e pela disponibilidade renovado neste novo ano.