«Dia Mundial das Missões!…»

Neste domingo a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões com o tema: «Ide e convidai a todos para o banquete (cf Mt 22,9).Tem origem no mandato missionário de Jesus que se renova em todos os tempos da Igreja. Deus quer que todos participem do seu banquete. Este mês é dedicado às Missões, iniciando com Santa Teresinha do Menino Jesus a missão: tudo faz por amor às missões. Santa Teresa de Ávila, outra missionária, surge no 15 de outubro a lembrar as missões. Temos. duas mulheres que a seu modo fomentaram as missões juntamente com homens sábios e ilustres como São Francisco Xavier e outros nossos conhecidos. Deus continua a suscitar pais e mães que são apóstolos do Evangelho ao trans- mitirem e viverem na família os valores cristãos e ao animarem a vocação dos seus filhos, com oração, lágrimas e sofrimentos. Queremos que as famílias e as paróquias tenham consciência que são as geradoras naturais de vocações na Igreja. Quem não é capaz de dar/gerar vocações não seja ousado a pedir e a crítica dê lugar ao silêncio e à ração: peçam ao Senhor da messe trabalhadores para a sua messe, assim recomendou Jesus!

Na mensagem deste ano o papa Francisco cita Jesus: «Ide e convidai a todos para o banquete (cf Mt 22,9). A Igreja renova o seu empenho de anunciar o Evangelho ao mundo contemporâneo, aceite ou não, importa anunciar, testemunhar e proclamar a fé: Jesus está vivo e é importante para nós. A nós cristãos o banquete está pronto; Jesus Eucaristia, renova-se nas comunidades por mandato do Senhor em sua memória. Na mesa da Eucaristia alimentamos a missão: o Senhor nos alimenta da sua Palavra e do seu Corpo e Sangue. Vivemos a intensidade missionária da eucaristia para anunciar a sua morte, proclamar a sua ressurreição e a sua vinda.

Bela a missão de viver a eucaristia numa missa permanente como dizia do Pe. Dehon, fonte, princípio e fim de toda a vida cristã. Com Maria, Rainha das Missões, tenhamos o entusiasmo de proclamar o convite do Salvador.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA bRAVA 

1. MÊS DE OUTUBRO

1-31: Terço às 19h30 na igreja durante o mês de outubro de 2ª a 6ª feira. Nas capelas as pessoas combinam com as encarregadas a hora mais conveniente.

20. Dia Mundial das Missões, 7h30, 10h,12h. Festa Missionária Colégio Missionário a partir das 11h.

31. Véspera de Todos os Santos, 8h e 20h.

 

2. MÊS DE NOVEMBRO

  1. Todos os Santos ou Pão por Deus: 8h, 10h,12h
  2. Fiéis Defuntos ou Almas: 8h, 10h (ida cemitério), 17h
  3. 7. Almas: Párocos, Festeiros, Benfeitores e Movimentos Paroquiais, 8h
  4. Festa do Acolhimento, 1º Ano Catequese, 17h
  5. São Martinho
  6. Dia Mundial dos Pobres

       17-24: Semana da Apresentação

17. Novena e Missa,19h

     18-22 – Novena e Missa, 20h

  23. Jornada Diocesana de Apostolado dos Leigos

      23 – Véspera da Festa da Apresentação, 20h

      24 – Festa: Missa e Procissão às 15h

 «Por fim, voltemos o olhar para Maria, que obteve de Jesus o primeiro milagre precisamente numa festa de núpcias, em Caná da Galileia (cf.Jo 2, 1-12). O Senhor ofereceu aos noivos e a todos os convidados a abundância do vinho novo, sinal antecipado do banquete nupcial que Deus prepara para todos no fim dos tempos. Também hoje peçamos a sua intercessão materna para a missão evangelizadora dos discípulos de Cristo. Com o júbilo e a solicitude da nossa Mãe, com a força da ternura e do carinho (cf. Exort. ap.Evangelii gaudium, 288), saiamos e levemos a todos o convite do Rei Salvador. Santa Maria, Estrela da evangelização, rogai por nós!» Papa Francisco.

 

3. MESA DA PALAVRA: XXIX DOMINGO COMUM – ANO B

1ª Leitura Is 53, 10-11 – Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias, e o desígnio do Senhor realizar-se-á por meio dele. 11 Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. Ele, o justo, justificará a muitos, porque carregou com o crime deles.

2ª Leitura: Heb 4, 14-16 –  Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos. 15 De facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, exceto no pecado. 16 Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna.

 Evangelho: XXVIX: Mc 10, 35-45 – Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.» 36 Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» 37 Eles disseram: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.» 38 Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o batismo que Eu vou receber?» 39 Eles disseram: «Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis batizados com o batismo com que Eu sou batizado; 40 mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado.» 41 Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42 Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. 43 Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo, 44 e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. 45 Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.»