«Dai-nos Festas Felizes!…»

Eis-nos chegados à Festa, isto é, ao Natal. Tanta azafama, correria, canseira, trabalhos redobrados, pressas e cansaços. É Natal! A alegria interior indizível também se traduz nestes gestos e atitudes, que o espírito  natalício proporciona. O ambiente envolve e projeta esta vivência ímpar e inigualável . O Menino Jesus qual chamariz das famílias e nestas as crianças, dão a alegria própria que só elas conseguem realizar.

O nascimento do Menino Jesus recorda a importância que Deus dá à humanidade, “criada à sua imagem e semelhança” e elevada à condição de filhos nas águas do batismo, “nascer de novo na água e no espírito (Jo 3). Santo Irineu de Lião afirmava: “Deus vem até nós para que nos vamos até Ele!” Deus fala por meio de Seu Filho, nascido da Virgem Maria na gruta de Belém (cf., Hb, 1,1-4; Lc 2,7), cena ímpar da ternura de Deus pelos homens!

Estamos a viver o Ano Missionário e em tempo de Natal somos chamados a testemunhar que Deus ama a todos e quer fazer comunhão, dialogando com todos os homens  de boa vontade, através de Jesus, Seu Filho. Este diálogo há-de realizar-se nas famílias e comunidades. O melhor testemunho que podemos dar é viver em corresponsa- bilidade e comunhão, cuidando uns dos outros, porque Deus não nos falta com a sua presença.

Sejamos presentes no bem e na construção da sociedade de amor. Feliz e Santo Natal a todos vós. Bom Ano de 2019 nas Bênçãos e alegrias do Menino Jesus e da Virgem sua Mãe.: ” Dai-nos Festas Felizes a Paz e a Salvação”!

AGENDA PAROQUIAL

. Festas de Natal de 2018

 Dezembro de 2018

24 – Véspera de Natal:

Missa de Natal – avós e netos, 12h (fecho igreja)

Abertura da igreja, 22h

Romagens, 23h

Missa do Galo, 24h

25 dezembro – Natal, 10h

26 dezembro – 1ª Oitava, 10h

27 dezembro – 2ª Oitava – S. João Evangelista, 8h (Festa dos SCJ)

28 dezembro – Santos Inocentes – Natal Catequese, 17h

  1. dezembro – Sagrada Família, 7h,10h, 17H.

Concerto de Natal, 20h30

 

Janeiro de 2019

1º Ano-1 de janeiro de 2019 – 10h, 17h

Reis – 6 de Janeiro de 2019 – 7h, 10h, 17h

. Agradeço as flores, sapatinhos e outras flores. Obrigado aos sítios e Encarregados, Coro Paroquial, Casa do Povo da Ribeira Brava, Junta de Freguesia da Ribeira Brava, Câmara da Ribeira Brava, ao Alpendre Decorações pelos adereços e ornamentação da nossa igreja, Escuteiros do CNE, a quem preparou e participou nas Romagens e a quantos se juntaram para que fosse possível vivermos a beleza do Natal.

③. catequese, chamo a atenção aos Pais/Encarregados de Educação que devem passar na paróquia ou nas catequeses para assinarem a ficha dos educandos que estão ainda em falta.

④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

 Mesa da Palavra – Advento Ano C
 
 Evangelho noite Natal: Lc 2, 1-14 – Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2 Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. 3 Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4 Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5 a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6 E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7 e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. 8 Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10 O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14 «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.».

 Evangelho Sagrada Família: Lc 2, 41-52 – Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. 42 Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. 43 Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. 44 Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. 46 Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. 47 Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. 48 Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» 49 Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» 50 Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. 51 Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens.»

 

 

④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

No Ano Missionário de 2018-2019,  Acolhemos o Menino Jesus, vivemos e dizemos a todos  a alegria do Deus-Connosco!

Votos de Boas Festas de Natal e no Novo Bom de 2019