Da nota pastoral da CEP para o Ano Missionário
«Ao longo deste Ano Missionário, façamos todos a experiência da missão. Sair. Irmos até uma outra paróquia , uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais, ou seja a termos responsabilidade não só sobre a nossa comunidade, mas sobre o mundo inteiro.
O papa Paulo Vi interpela-nos a “conservar o fervor do espírito e a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear lágrimas. É quando o mundo do nosso tempo que procura, ora na angústia, ora com esperança, quer receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e desencorajados, impacientes ou ansiosos, mas sim de discípulos missionários do Evangelho cuja vida irradia fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo, e são aqueles que aceitaram arriscar a sua própria vida para que o reino seja anunciado e a Igreja sena implantada no meio do mundo. Não esqueçamos as novas gerações e o mundo dos jovens, que nos chamam a construir uma pastoral missionária “para” e “a partir” dos jovens. No contato direto com eles, anunciamos as boas notícias da parte de Deus. Que este ano missionário se torne uma ocasião de graça, intensa e fecunda, de modo que desperte o entusiasmo missionário. Celebremos este ano sob a proteção da virgem Maria, para que sejamos no mundo sentinelas da madrugada que sabem contemplar o rosto de Jesus.» (cf.nº8-10)
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
①. Catequese
Chamo a atenção aos Pais/Encarregados de Educação que devem passar na paróquia ou nas catequeses para assinarem a ficha dos educandos que estão ainda em falta.
②. ano missionário
CAMPANHA para aquisição de camião-cisterna para angola, para levar água às populações. Queremos ajudar as pessoas a acederem a este bem essencial, evitando assim as longas caminhadas por um pote de água, minorando o sofrimento para terem este bem. Apelamos à vossa generosidade para este fim.
③. Programação em fevereiro
- > Festa da Vida, 8º Ano, 17h
- > Início Semana Vocacional até 3 março
25 -27.> Encontro Párocos Dehonianos em Alfragide-Lisboa
Programação em março
05 carnaval – missa às 8h. A igreja encerra à tarde
06. 4ª feira de Cinzas: jejum e abstinência. Missas às 8h e 17h
- 07. 6ª feira – Via-Sacra às 17h
- 10. 1º Domingo Quaresma: Unção dos Enfermos na missa das 10h
17-24.Semana S. Bento. Início com missa e procissão dos Passos, 10h
④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – VII Domingo Comum C | ||
1ª Leitura: 1Sam.26, 2.7.9.12-13.22-23 – Saul desceu ao deserto de Zif com três mil homens, escolhidos entre todo o Israel, para ir em busca de David, pelo deserto de Zif. 7 David e Abisai penetraram, pois, durante a noite, no meio das tropas. Saul dormia no acampamento, tendo a lança cravada no chão, à cabeceira. Abner e seus homens dormiam à volta dele. 8 Abisai disse a David: «Deus entregou hoje nas tuas mãos o teu inimigo; agora, pois, deixa-me que o crave na terra com a lança, de um só golpe. Não falharei à primeira.» 9 Respondeu David: «Não o mates. Quem poderia, sem pecado, estender a mão contra o ungido do Senhor?» 12 David apanhou a lança e a bilha de água que estavam à cabeceira de Saul, e retiraram-se. Ninguém viu ou sentiu nem se moveu, pois todos dormiam um sono profundo, que o Senhor lhes havia enviado. 13 David passou para o outro lado e parou ao longe, no cimo da colina, a grande distância. 22 David respondeu: «Aqui está a lança do rei: manda um dos teus homens buscá-la! 23 O Senhor recompensará cada um, segundo a sua fidelidade e justiça. Ele entregou-te hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o seu ungido.
2ª Leitura: 1 Cor 15, 45-49 – Assim está escrito: o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito que vivifica. 46 Mas o primeiro não foi o espiritual, mas o terreno; o espiritual vem depois. 47 O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo vem do céu. 48 Tal como era o terrestre, assim são também os terrestres; tal como era o celeste, assim são também os celestes. 49 E assim como trouxemos a imagem do homem da terra, assim levaremos também a imagem do homem celeste. Evangelho: Lc 6, 27-38 – Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, 28 abençoai os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam. 29 A quem te bater numa das faces, oferece-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, não impeças de levar também a túnica. 30 Dá a todo aquele que te pede e, a quem se apoderar do que é teu, não lho reclames. 31 O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho vós também. 32 Se amais os que vos amam, que agradecimento mereceis? Os pecadores também amam aqueles que os amam. 33 Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. 35 Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom até para os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38 Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco.» |