Centro Social e Paroquial de São Bento
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 11 de Agosto de 1996, pela paróquia da Ribeira Brava e Instituições da comunidade Ribeirabravense.: Tem o nome de São Bento, porque é o padroeiro da Ribeira Brava. É filosofia do Lar seguir a máxima de São Bento – ora et labora = Oração e Trabalho.
Surgiu para debelar problemas sociais ligados às carências da população mais envelhecida e mais jovem.
Estruturalmente, o centro procura apoiar a família desdobrando-se em lar de idosos, Centro de dia e Actividades para ocupação de tempos livres-ATL. Todas estas valências foram previamente pensadas no sentido de estabelecer um diálogo mais profícuo entre as gerações. Procura viver o ideal cristão: cultivar a diferença é encontrar Cristo na vida.
Toda a vida social do Centro está dependente de uma estrutura interna, composta por órgãos e equipas profissionais próprias, e outras que apoiam e colaboram, compostas por vários agentes da comunidade, como:
- Centro de saúde
- Câmara Municipal
- Segurança Social
- Junta de Freguesia
- Paróquia da Ribeira Brava
Lar de idosos
– capacidade para 24 utentes e ocupação – 24
Centro dia
– capacidade para 18 e ocupação – 7
Residencial Idosos
– Funciona na Casa de São Francisco capacidade para 12 pessoasOrgãos Sociais CSPSB
Direcção: Presidente (Pároco), Vice- Presidente, Tesoureiro, Secretário, representante trabalhadores ( Directora) e 2 Vogais.
Conselho Fiscal: Presidente, Secretário e Vogal
Quadro Pessoal CSPSB
Directora Técnica, Administrativa, Encarregada de Serviços Gerais, Motorista/Jardineiro, Cozinheira, 2 Ajudantes de cozinha, Engomadora, 2 Ajudantes de Ocuapção, 9 Ajudantes de Lar, 8 Auxiliares de Serviços Gerais, Médico (1 vz/semana e quando contactado), Enfermeira.
SERVIÇOS RELIGIOSOS
– Padre (frequência diária ao Lar de visita ainda que breve) e serviços combinados pontualmente
– Religiosas ( Semanal – à quinta-feira: Celebração da Palavra e comunhão)
– Diariamete a oração mariana do terço, às 11:00h, orientada pelos idosos