« Ano Missionário!…»

     Iniciamos no mês de outubro deste ano a outubro de 2019 em Portugal o Ano Missionário, proclamado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em sintonia com o Papa Francisco que pediu que o mês de outubro de 2019 fosse um ‘Mês Missionário Extraordinário’. O Ano Missionário tem como lema: «Agarra o desafio da Missão» numa Igreja em saída. O papa Francisco envia também à Igreja universal a sua Mensagem para o dia Mundial das Missões que ocorre a 21 de outubro com o título: “Juntamente com os jovens lemos o Evangelho a todos”.

Temos o Sínodo dos Bispos em Roma no Vaticano, dedicado aos jovens com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, que vai decorrer de 3 a 28 de outubro deste ano, por decisão do Papa Francisco. Temos assim um mês em “cheio”, espiritualmente rico e eclesialmente repleto de atividades e ações que são sinal da vitalidade da fé da Igreja e da pujança que os cristãos vivem e transmitem. São o melhor testemunho da vocação batismal à Santidade (LG) de que todos somos chamados a viver e testemunhar. Aproveito para recomendar a leitura da exortação apostólica do papa Francisco, ‘Alegrai-vos e exultai’ sobre o chamamento à santidade no mundo atual. Nós, Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) temos também como proposta de celebração para este ano – Enviados em Missão: Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda a criatura (Mc 16,15).

O Pe. Dehon teve um cuidado muito particular desde a fundação da congregação com as missões. Desde logo enviou padres para as missões no Congo e no Equador e recomendou aos seus religiosos um especial cuidado para com as missões longínquas e naquelas que ninguém queira ir devido ao volume das dificuldades de vária ordem. Hoje estão Sacerdotes do Coração de Jesus nos vários continentes e em muitos países com o lema do Coração de Jesus, para ser vivido nas gentes e na sociedade, sendo profetas do amor e servidores da reconciliação.

A vinda dos SCJ para Portugal deve-se ao convite do Cardeal D. Teodósio de Gouveia, arcebispo de Lourenço Marques (Maputo) que queria missionários para as suas missões. Por isso a 1ª casa surgiu na Madeira, o Colégio Missionário fundado por 2 padres italianos em 17 de outubro de 1947. São muitos os missionários que saíram desta casa e desta ilha missionária e estão nos vários cantos do mundo. Esta casa ainda hoje recebe os jovens que querem fazer uma experiência missionária e mais houvesse melhor seria pois tem muitas vagas!…Sei que dos 3 scj que chegaram à  Ribeira Brava a 24 de setembro de 1983 para tomar conta desta zona pastoral, dois deles são missionários em Angola. Seria aqui que descobriram a vida missionária?…Sendo assim é tempo de alguém destes lados também dar a cara. Paróquias que não são capazes de gerarem missionários, padres, consagrados … não têm direito a livro de reclamações! Deem e depois podem reclamar. Até lá, como já diz o povo para outras coisas, tenham-se por satisfeitos. Santa Teresinha nos acuda!

. Agenda de Setembro

  1. 30. Encontro de pais da Catequese após a missa das 10H

❷. A catequese começa as suas atividades na 2ª feira, 08 de Outubro.

❸. Catequistas precisam-se! Ficámos com menos 3, logo, precisamos de mais 3 catequistas. Haja boa vontade!

festas em Outubro

  1. 01. Santa Teresinha do Menino Jesus-Padroeira das Missões
  2. 02. Santos Anjos da guarda
  3. 04. São Francisco de Assis
  4. 06. São Nuno de Santa Maria
  1. 07. Nossa Senhora do Rosário
  2. 16. Santa Margarida Maria Alacoque (devoção ao Coração
  3. São Lucas – Evangelista
  4. 21. São João Paulo II
  5. 27 Beato Gonçalo de Lagos(Algarve)

❺.Temos de visita nesta semana o Cón. Nicholas France, que foi Pároco de St. Thomas Church – igreja francesa em Jersey.

❻. A Universidade Sénior tem abertas as inscrições na Câmara Municipal da Ribeira Brava até 31 de outubro.

❼. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes,

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos.

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão!

Ámen.»

 

 

 

Mesa da Palavra – XXVI Domingo Comum B
 
 1ª Leitura: Nm 11,25-29 – Desceu o Senhor na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram mas, depois, não conseguiam. 26 Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles, porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda, e começaram a profetizar no acampamento. 27 Um rapaz, porém, correu a anunciar isso a Moisés: «Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento.» 28 Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, ripostou: «Moisés, meu senhor, não lho consintas.» 29 Respondeu-lhe Moisés: «Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse, que o Senhor desse o seu espírito sobre ele!»

Salmo: Os preceitos do Senhor, alegram o coração! (Sl 18/19)

 2ª Leitura: Tg 5, 1-6 – E agora vós, ó ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós. 2 As vossas riquezas estão podres e as vossas vestes comidas pela traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem servirá de testemunho contra vós e devorará a vossa carne como o fogo. Entesourastes, afinal, para os vossos últimos dias! 4 Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo! 5 Tendes vivido na terra, entregues ao luxo e aos prazeres, cevando assim os vossos apetites… para o dia da matança! 6 Condenastes e destes a morte ao inocente, e Deus não vai opor-se?

Evangelho: Mc 9, 38-43.45.47s – Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós. Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a geena, para o fogo que não se apaga,Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à geena, E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga.