ACONTECE NA PARÓQUIA

❶. PEREGRINAÇÃO jubilar no arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, DOMINGO, 30 DE OUTUBRO – PROGRAMA:

15H30– Concentração das paróquias na Frente Mar

15H40– PEREGRINAÇÃO – Rua Visconde – igreja matriz – PORTA SANTA

16H10– ADOARAÇÃO/CONFISSÕES

17H00– MISSA DA APEREGRINAÇÃO

NB.Não há missa às 7h (Vila)e 8h30 (Apresentação).

❷. Mudança de hora. No domingo, 30 outubro, muda a hora. Neste dia os relógios atrasam 1 hora. Começa a hora de inverno. As missas da tarde no sábado e no domingo passam para as 17H.

❸. Novenas da apresentação:Capela da Apresentação

Domingo, 13 Novembro, 19H. De 14 Nov., 2ª feira a 18 Nov., 6ª feira, 20H. Véspera da Festa Sábado, 19 Nov. Novena e missa às 20h e Domingo 20 Nov., dia da Festa, Missa e Procissão,15H.

❹. Liturgia: Acólitos precisam-se. É ponto de honra desta paróquia aos longo destes anos em que estão os dehonianos, haver acólitos no altar. É esse o serviço do acólito. Aqui registo essa necessidade. Temos muitas alvas de acólitos de vários feitos e tamanhos, mas falta o principal, quem as use. Nesta paróquia dedicada a S. Bento, mais ainda se deve preservar o serviço do altar. Venham acólitos, senão as alvas podem criar “mofo” se os jovens não as usam

❺. O coro paroquial retoma os ensaios e encontros à sexta-feira pelas 20H. Vozes novas e arejadas têm sempre o seu lugar. Não se nasce ensinado! Assim podemos continuar a transmitir a beleza da fé através do canto, na boa tradição de São Bento: “Nada se anteponha ao serviço divino!”

❻. Acontece na diocese,

13 a 18 Novembro, a Semana Bíblica do Funchal, Convento Stª.CLara

19 Novembro – Assembleia Diocesana Movimentos Laicais no Colégio Santa Teresinha. Fecho do Ano Jubilar da Misericórdia na Sé, 16H.

  1. 1 Novembro: Todos os Santos – Missas às 8H,10H e 17H.

2 de Novembro: Fieis Defuntos -8H, 10H (ida ao cemitério) e 19H.

MESA DA PALAVRA

1ª Leitura: Sab 11,22-12,2 – Pois diante de ti, o mundo inteiro é como um grão de areia na balança, como a gota de orvalho que de manhã cai sobre a terra. 23 Mas tu tens compaixão de todos, pois tudo podes e desvias os olhos dos pecados dos homens, a fim de os levar à conversão. 24 Tu amas tudo quanto existe e não detestas nada do que fizeste; pois, se odiasses alguma coisa, não a terias criado. 25 E como subsistiria uma coisa se tu a não quisesses? Ou como se conservaria, se não tivesse sido chamada por ti? 26 Mas Tu poupas a todos, porque todos são teus, ó Senhor, que amas a vida! 27 O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! 2 Por isso, pouco a pouco corriges os que caem, os admoestas e lhes recordas o seu pecado, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor.

 

2ª Leitura: 2 Ts, 1, 11-12, 2,2 –  Nessa intenção, oramos continuamente por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos do [seu] chamamento e, com o seu poder, atinjam a plenitude a vossa vontade de bem e a atividade da vossa fé, 12 de modo que seja glorificado em vós o nome do Nosso Senhor Jesus e vós nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. 1 Acerca da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa reunião junto dele, pedimos-vos, irmãos, 2 que não deixeis abalar tão depressa a vossa mente, nem vos aterrorizeis com uma revelação profética, uma palavra ou uma carta atribuída a nós, como se o dia do Senhor estivesse iminente.

 

Evangelho XXXI Domingo Lc 19, 1-10 – Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. 2 Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. 3 Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4 Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. 5 Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» 6 Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. 7 Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. 8 Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» 9 Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; 10 pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

 

→«Para Chegar à Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo

      as próprias forças uma peregrinação.»

                                           (nº 14 Rosto da Misericórdia, Papa Francisco)