«A Catequese!…»

Neste último fim de semana de setembro damos início à catequese na nossa paróquia com o encontro de pais neste domingo após a missa das 10h. Uma vez que vivemos e celebramos a fé, também queremos transmitimos aos mais novos o que vivemos, o quanto é importante para nós e será também para eles. Neste ponto relembro o que se passou com o cura de Ars, S. João Batista Vianney, que ao dirigir-se para a paróquia perguntou a um rapazinho qual era o caminho para Ars e o santo cura terá respondido: “Já que me indicaste o caminho para Ars eu vou indicar-te o caminho para o céu…” Bela missão para todos nós indicarmos o caminho para o céu. Jesus disse no Evangelho a Filipe: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!” É o centro da nossa fé, do que acreditamos e do que nos fazer viver também com os olhos postos no céu, pois não temos aqui morada permanente e para lá caminhamos como refere o apóstolo São Paulo. Jesus ao perguntar aos discípulos quem era e perante a resposta de Pedro vai dizer-lhe: ’Foi o Pai que to revelou.’ e continua: “O filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.”.(Lc 9,18-22). É a fé que professamos, acreditamos e vivemos, o nosso Credo.

  A fé que informa a nossa existência tem um nome, uma pessoa que também é Deus, Jesus de Nazaré, é para ser celebrada em comunidade e para nós cristãos o dia por excelência é o domingo, o dia do Senhor ou o oitavo dia da semana. É um dia feriado no nosso calendário semanal, vivido fora habitual: é dia de descanso, de encontro, dia da família, dia da comunidade: marca o ritmo da semana. Logo neste dia a celebração da missa, dia de ir à missa!. Não se compreende a catequese sem a participação na missa. Não basta comunicar, é preciso viver e testemunhar com a presença, já que a ausência fala por si. Sejamos presentes e um presente uns para os outros. Deus nos ouça!

 

 Mesa da Palavra

Evangelho de 29 setembro, XXVI: Mc 9, 38-43 – 38 Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» 39 Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. 40 Quem não é contra nós é por nós. 41 Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» 42 «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. 43 Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a geena, para o fogo que não se apaga.

Evangelho de 6 de outubro, XXVII: Mc 10, 2-16 – Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era lícito ao marido divorciar-se da mulher. 3 Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?» 4 Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.» 5 Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito. 6 Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, 8 e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. 9 Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.» 10 De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. 11 Jesus disse: «Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. 12 E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.» 13 Apresentaram-lhe uns pequeninos para que Ele os tocasse; mas os discípulos repreenderam os que os haviam trazido. 14 Vendo isto, Jesus indignou-se e disse-lhes: «Deixai vir a mim os pequeninos e não os afasteis, porque o Reino de Deus pertence aos que são como eles. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como um pequenino, não entrará nele.» 16 Depois, tomou-os nos braços e abençoou-os, impondo-lhes as mãos.

Evangelho Senhora do Rosário: Lc 10, 25-37 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

 Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

 

  1. MÊS DE SETEMBRO

29 setembro – Encontro de Pais da Catequese após a missa das 10h para comunicação de horários segundo a disponibilidade das catequistas

30 setembro – Início das catequeses dos vários anos

 

   2. MÊS DE OUTUBRO

1 a 31: Terço às 19h30 na igreja durante o mês de outubro de 2ª a 6ª feira. Nas capelas as pessoas combinam com as encarregadas a hora mais conveniente.

3. Almas: Cova e Caminho Chão, 8h

  1. Missa grupo polacos, 9h
  2. Dia Diocesano das Catequistas no Campanário das 9h-13h.  Batismos, 16h
  1. Discípulos do Mestre e Compromisso das Catequistas, 10h
  2. 100 anos do Nascimento de D. Francisco Santana, Sé, 17h30
  3. Aniversário das Aparições em Fátima
  4. Santa Teresa de Jesus, 8h.
  5. Santa Margarida Maria Alacoque, 8h (memória scj)
  6. Apóstolo S. Lucas, 8h
  7. Dia Mundial das Missões
  8. Véspera de Todos os Santos, 8h e 18h.