«A Apresentação inicia as festas …»

Este fim de semana inicia o nosso processo de preparação para o natal com as novenas e a festa da Apresentação (24 e 25 de novembro), as novenas da Conceição a partir da 4ª  feira, 28 de novembro até 6 de dezembro e sua festa (a 7e 8 dezembro)e as Missas do Parto do 15 ao 23 de dezembro. Dá-se assim um período de preparação espiritual-humana permitindo concretizar o melhor das festas, na presença pessoal, famíliar e paroquial, despertando o coração e a mente para o encontro alegre da fé e assim projeta a luz do natal-o Menino Jesus-na vida de quantos se deixam atrair  por Deus-Pai, que ama e quer salvar os homens, envolvendo-os na luz terna de Belém.

O ano missionário convida a seguir a Cristo na alegria da fé, a fim de agarrarmos o desafio de viver a missão e servir esta missão no testemunho alegre do encontro com o Salvador, Jesus o Filho de Deus e da Virgem Maria, razão de ser da nossa fé. É um aprende a confiar, a viver e a dizer quanto é importante viver o encontro com Deus. Missionário  é dizer no seu meio quanta alegria proporciona e realiza o encontro com Jesus e depois ir mais longe no testemunho. Este trabalho de casa tem de ser feito para podermos passar além do habitual da missa e das rezas! Levar cada um e todos à urgente necessidade de aprofundar a fé: estudo da Escritura, documentos da Igreja, leitura espiritual, rezar com a Palavra de Deus e levar a que outros também se juntem a este projeto. A figura da Virgem Maria nos acompanha e continua ressoar aos nossos ouvidos o “fazei o que Ele vos disser!…” Comecemos por nos apresentar a Deus à semelhança de Maria, não olhando a idades. Tudo e todos nesta missão!….

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

. Agenda de novembro

24. sábado – Véspera da Festa, 20H30

12h – Fogo

15h – Romagens – Apresentação

17h – Romagens – Achada

20h30 – Novena da Festa

25. domingo – Festa

15h – Missa da Festa

16h – Procissão e bênção das crianças

NB. Não temos festeiro(a). As pessoas dos sítios , Encarregados e paróquia fazem a festa com a colaboração de todos.

28 a 30Novenas Capela Avé Maria, 20h

. Agenda de dezembro

1. dezembro, 20h – Novenas capela da Avé Maria

2. dezembro, domingo, 19h

3 -6 dezembro, 20h

7 dezembro, sexta feira – Véspera da Festa da Conceição

12h – Fogo

19h – Romagem Moreno

20h – Romagem Caminho Chão

20h30 – Novena

8 dezembro, sábado -Festa: Missa e Procissão às 15h

NB. Os festeiros da Conceição são o povo e a paróquia. Os encarregados dos sítios façam favor de recolherem as ofertas.

Obrigado pela colaboração de todos

15 a 23 – Missas do Parto, 6h

24 dezembro a 13 janeiro de 2019: Festas de Natal

30. Concerto Natal

. catequese, chamo a atenção aos Pais/Encarregados de Educação que devem passar na paróquia ou nas catequeses para assinarem a ficha dos educandos que estão ainda em falta.

Mesa da Palavra – XXXII Domingo Comum B

Evangelho de Cristo Rei: Jo 18, 33-37 – Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?» 34 Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» 35 Pilatos replicou: «Serei eu judeu, porventura? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» 36 Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» 37 Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

Evangelho da Festa da Apresentação: Mt 12, 46-50 – Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram sua Mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. 47 Disse-lhe alguém: «A tua Mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.» 48 Jesus respondeu ao que lhe falara: «Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?» 49 E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão minha mãe e meus irmãos; 50 pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»