«Mês de Maio!…»

Iniciamos o mês de maio, mês de Maria, dedicado a Nossa Senhora do Rosário de Fátima com ponto alto nos dias 12 e 13 de maio na grande peregrinação ao Santuário e como diz a canção: ‘em maio eu vou ao santuário’. Veremos muitas peregrinações que acorrem à Cova da Iria e alguns de nós estarão presentes. Nas paróquias temos um mês mais intenso no que concerne à oração do terço como pediu a Senhora aos pastorinhos de Aljustrel: Lúcia, Francisco e Jacinta. Foi na mais bela humildade possível que “a Virgem mais branca que o sol” como descrevia Lúcia sobre a aparição da Senhora no cimo de uma azinheira, que impressionou estas crianças que cuidavam dos rebanhos dos seus pais. O pedido especial era para que rezassem o terço pela conversão dos pecadores e obterem o fim da guerra e alcançarem a paz. Passado um século destes acontecimentos temos novamente a guerra na Europa e às nossas portas, entrando na vida pelas imagens da mesma e na carístia dos bens essenciais, aumentando o espetro da fome e da pobreza.

O pedido da Senhora de Fátima permanece atual, pois a mensagem do Evangelho ecoa continuamente: Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. É mudança nas atitudes e nas ações que todos precisamos de empreender. Os videntes de Fátima compreenderam, viveram e transmitiram e sobretudo ficou-lhes gravado: “não ofender a Nosso Senhor!…” Que a cada um de nós fique bem gravado no coração não ofender nem a Deus nem aos homens, pois quem ama a Deus devem amar o seu próximo e o exemplo do amor é Jesus: ”amai-vos como Eu vos amei” A contemplação da Senhora de Fátima nos ajude a mudar e assumir o pedido da senhora: «rezar!…” Nestes dias rezamos o terço em família, individual ou em paróquia, na igreja e capelas, haja disponibilidade e boa vontade. Juntos animamo-nos mutuamente neste belo exercício de piedade pedido pela Senhora aos pastorinhos: “rezar o terço todos os dias!- É oração simples e bela e fácil de fazer-se. Na diocese estamos a viver o ano dedicado à oração e neste sentido fazemos parte desta corrente espiritual que o Batismo a todos nos une em Igreja. Rezamos uns pelos outros e amparamo-nos no caminho da vida. S. Bento tem a oração no seu lema. Vamos a isso! Maria, abençoe as mães!

 

Mesa da Palavra, VI Domingo de Páscoa 

1ª Leitura: Act 10, 25.34-35.44-48 – Na altura em que Pedro entrava, Cornélio foi ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. 26 Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou apenas um homem.» 34 Então, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz aceção de pessoas, 35 mas que, em qualquer povo, quem o teme e põe em prática a justiça, lhe é agradável. 44 Pedro estava ainda a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre quantos ouviam a palavra. 45 E todos os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, 46 pois ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus. Pedro então declarou: 47 «Poderá alguém recusar a água do batismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?» 48 E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então eles pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.

Salmo, Sl 97(98): O Senhor manifestou a salvação a todos os povos.

2ª Leitura: 1 Jo 4, 7-10 – Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. 8 Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9 E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. 10 É nisto que está o amor: não em termos sido nós a amar a Deus, mas em ser Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.

Evangelho: Jo 15, 9-17 – «Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. 11 Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. 12 É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. 13 Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. 17 É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»

 

Agenda Paroquial da Ribeira Brava

. Visitas do Espírito Santo de 2024

 5 Maio:

Lombo Cesteiro – Tem Festeiros

Murteira – Tem Festeiro

Espigão – Tem Festeiro

 

12 Maio:

Pomar da Rocha – Tem Festeiro

Muro e Moinhos – Tem Festeiros? (2 grupos)

 

19 Maio: Vila

Furna – Tem Festeiros

Vila – Tem Festeiro (2 grupos)

Cruz Banda Além – Tem Festeiro

 

     No mês de maio, celebração do Terço de 2ª a 6ª feira, às 20h na igreja. Nas capelas a combinar com as encarregadas.

  • Celebração do Dia da Mãe, Domingo 5 de maio. Concerto às 11h30 e Missa às 12h pelo coro Infanto-Juvenil do Conservatório.
  • Dia do Concelho e da Escola Pe. Manuel Álvares, 6 de maio a Escola Pe. Manuel Álvares celebra 50 anos. Damos os parabéns e agradecemos todo o empenho educacional e cultural.

       . IV Encontro Pastoral Social Dehoniana, Unidade Alzheimer, 7/8 maio com o tema: Cuidar dos mais Frágeis numa nova Era. Termina no dia 8 com a missas às 12h na igreja matriz

.. Missa e Procissão de Velas a N. S. de Fátima, sábado, 11 de maio, 20h.Não há missa às 17h.

    . Congresso Eucarístico em Braga de 31 de maio a 2 de Junho. Inscrições na Câmara Eclesiástica e Brava Tour.

   . Dia Diocesano da Familia,26 de maio em S. Vicente, 15h. Casais com 10, 25, 50 e + de casamento podem inscrever-se na paróquia.

   .  Viagem e Peregrinação Dehoniana a Fátima com Colégio Missionário: 28 maio a 3 de junho. Inscrições na Brava Tour.