“Cuidar/Amar…”

A nossa igreja já está aberta desde 2ª feira e na 3ª feira reiniciamos a celebração da missa, cumprindo as recomendações e vamos habituar-nos a este novo modo de vida para proteção e bem de todos nós. Neste fim de semana estamos a celebrar o Dia da Família e os SCJ/Dehonianos celebram o Dia da Justiça e Paz (15 maio). O mandamento do amor continuava vivo e presente entre nós e ressoa na mente e na vida desde a 5ª feira santa: “como Eu fiz, fazei-o vós também”. Na reflexão que os scj fazem neste dia, partilho convosco pontos que são prementes para a situação em que vivemos. Falamos muito no cuidar que é amar e aqui passa pelas atitudes: Compaixão/ Competência/Confidencialidade/Confiança/Consciência. ‘O Amar e/ou Cuidar do outro é dignificar e ajudar a própria pessoa a desenvolver as suas possibilidades existenciais, reconhecendo-a como um sujeito de direitos e deveres. Nunca a dignidade da pessoa pode ser questionada, mas deve ser sempre reconhecida ontologi- camente. Em suma, somos quem somos pelo modo como cuidamos e como deixamos que nos cuidem! É neste entretanto que se escreve o amor.’

Pensemos quão útil e necessário viver a caridade na dimensão do cuidar, da pessoa e da criação. É triste ver tanta beleza criada sem pessoas a viverem e a apreciarem a criação integral. Todos responsáveis no bem e na defesa de todos. Deus vive quando o homem vive (St. Irineu) e sem isso nada serve a Deus porque nada serve ao homem.

 

Mesa da Palavra – VI Domingo Páscoa
 

 

 1ª Leitura: Act 8, 5-8.14-17 – Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e aí começou a pregar Cristo. 6 Ao ouvi-lo falar, ao vê-lo realizar milagres, as multidões aderiam unanimemente à pregação de Filipe. 7 De facto, de muitos possessos saíam espíritos malignos, soltando grandes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade. 14 Quando os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, tiveram conhecimento de que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15 Estes desceram até lá e oraram pelos samaritanos para eles receberem o Espírito Santo. 16 Este, na verdade, não descera ainda sobre nenhum deles, pois tinham, apenas recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. 17 Pedro e João iam, então, impondo as mãos sobre eles, e recebiam o Espírito Santo.

 Salmo 65(66): A terra inteira aclame o Senhor.

 2ª Leitura: 1Pd 3, 15-18 – 15 mas, no íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça; 16 com mansidão e respeito, mantende limpa a consciência, de modo que os que caluniam a vossa boa conduta em Cristo sejam confundidos, naquilo mesmo em que dizem mal de vós. 17 Melhor é padecer por fazer o bem, se é essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. 18 Também Cristo padeceu pelos pecados, de uma vez para sempre -o Justo pelos injustos- para nos conduzir a Deus. Morto na carne, mas vivificado no espírito.

Evangelho: Jo 14, 15-21 -15 «Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos, 16 e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, 17 o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós é que o conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós.» 18 «Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós! 19 Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver. 20 Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós. 21 Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e Eu me hei-de manifestar a ele.»

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

1.A Igreja já abriu a 11 de maio. Nas Visitas e missas respeitem-se as recomendações sanitárias. Ver cartaz com o horário e recomendações, sff:

É nossa responsabilidade para que tudo corra bem. Vamos  todos fazer a nossa parte!

2. Celebração da 1ª Comunhão passou para 26 setembro, 18h30 – o grupo da Avelina e da Lícia – os grupos da Sílvia e Cidália para 27 setembro, 12h. Outros grupos falar com as catequistas.

 3.Profissão de Fé: Grupo da Martinha a 18 de jullho, 18h30. Os Grupos da  Profª. Natividade e da Enfª. Margarida  são para reagendar para mais tarde.