«Festa da Apresentação!…»

Com as Novenas da Festa da Apresentação demo início ao itinerário espiritual que nos leva ao Natal, preparando-nos assim sob a guia da Virgem Maria. Continuamos depois com as novenas da Conceição para logo após celebrarmos as Missas do Parto. São três momentos ímpares na vida paroquial. Neste domingo celebramos a festa litúrgica de Cristo Rei, Senhor do universo e na capela da Apresentação, a Festa da Senhora Apresentação, congregando a todos em ambiente festivo. Queira Deus e queiramos nós viver festivamente com toda a nossa alma estas celebrações.

Os Evangelhos não falam da infância de Nossa Senhora. As tradições contam que Joaquim e Ana tiveram uma filha, Maria. Aos três anos levaram-na ao templo onde ficou ao serviço do Senhor e dedicando-se ao trabalho e ao estudo, em especial da Sagrada Escritura. No templo, Maria oferece-se e consagra-se ao Senhor. Procurou ser de Deus. Esta festa só foi admitida na Igreja em 1372 a pedido do embaixador do rei do Chipre “e de Jerusalém”. Esta festa aparece no Missal Romano em 1505. Muitos pintores representam a chegada de Maria ao Templo, exemplo: Giotto, Carpaccio, Ticiano, Signorelli. No dia 21 novembro de 1941, Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou a Virgem Maria, Mãe da Igreja.

…A Festa de Cristo Rei chama a nossa atenção para a figura de Cristo para quem tudo converge e tudo atrai ao seu amor. “Hâo-de olhar para Aquele que trespassaram” como cita S. João a Escritura! O trespassado é sempre lugar de contemplação e de revelação, de escândalo e de loucura como diz Paulo, de entrega e de doação, de imolação e sofrimento, de morte e vida. Que Ele tenha lugar e reine nas pessoas e nas sociedades. É urgente construir a civilização do amor, configurando-nos com Cristo, nós e o mundo, sob a ação do Espírito.

 

             Agenda de novembro

            23. Jornada dos Leigos no Colégio Santa Teresinha, 9h30-16h. Inscrições na paróquia

23. Véspera da Festa da Apresentação: 15h-Romagens e Novena, 20h30

            24. Festa da Apresentação: Missa e Procissão da Festa, 15h.

Bênção das crianças/bebés após a procissão. Os pais que levem as crianças à festa de «Maria Menina», sff.

30. Início das Novenas da Conceição, 20h

 

          Agenda dezembro

  • 01 – 08: Semana da Conceição
  • 01. Novena, 19h

           02-06. Novenas, 20h

           07. Véspera da Festa: Romagem do Moreno, 18h e Romagem do Caminho Chão, 19h. Novena da Festa, 20h30

           08. Festa da conceição, Missa e Procissão às 15h

Nb. Não temos festeiro(s). Faz a paróquia com a ajuda de todos. Pede-se aos encarregados que recolhem as ofertas dos que queiram colaborar. Com a boa vontade de todos, tudo se faz. Obrigado.

             As Festas de Natal começam com as Missas do Parto de 15 a 23 de dezembro, 6h (também nos domingos) e vão até ao 12 de Janeiro 2020.

         Celebrações Matrimoniais de 2019/2020. O Sr. Bispo D. Nuno Braz convida os casais que celebram, 10, 25, 50, 60 anos de casamento para uma celebração no Domingo dia 16 de Fevereiro de 2020 no      Cabo  Girão. Aceitam-se inscrições na paróquia até ao dia 29 de dezembro 2019.

 

Mesa da Palavra – Ano C

 

 

 

Evangelho de Cristo Rei, Senhor do Universo: Lc 23, 35-43 – 35 O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros; salve-se a si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.» 36 Os soldados também troçavam dele. Aproximando-se para lhe oferecerem vinagre, 37 diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!» 38 E por cima dele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus.» 39 Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.» 40 Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? 41 Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas ações mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.» 42 E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.» 43 Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.»

 

Evangelho da Festa e Nª Senhora da Apresentação: Lc 19, 41-44 – Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram sua Mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. 47 Disse-lhe alguém: «A tua Mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.» 48 Jesus respondeu ao que lhe falara: «Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?» 49 E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão minha mãe e meus irmãos; 50 pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»