«As Missas do Parto!…»

Eis-nos chegados às tão desejadas e faladas Missas do Parto na Madeira e entre nós è mais um ano que passou num fumo, não demos por isso, mas está à porta mais um outro ano. Não sentimos passar o tempo tão depressa. Será bom sinal ou será da idade? A cada um a sua interpretação e a sua resposta. É já no sábado, dia 15 de dezembro , que às 6h da manhã nos vamos reunir até ao dia 23 de dezembro, para cantarmos os louvores à Virgem, Senhora do Parto. É algo de peculiar da Madeira e tão vivido pelas nossas gentes, que não são poucos os que  ousam dizer-me. ” Olhe que eu só vou à missa de ano a ano, as missas do Parto!” Melhor isto que nada, penso eu, e é sinal que no Natal há algo que “mexe” no coração de todos!

Alguém nestes dias perguntou-me qual a razão de serem 9 as Missas do Parto. É simples: são nove os meses de gestação de uma criação. Cada missa do parto corresponde a um mês, logo serem 9 estas missas. Contam-se desde o dia da Anunciação/Encarnação, que ocorre a 25 de março e daí até 25 de dezembro, dia em que celebramos o Natal são nove meses, daí as 9 missas do parto.

Estamos no ano missionário iniciado em outubro passado. Refletiremos na missão do Menino Jesus, veio ao mundo para salvar a humanidade. Nós uma vez “conectados com Ele” assumiremos a missão de viver a alegria da fé, testemunhar e levar aos demais a presença de Deus aos demais, que é bom e importante para mim, quero que os outros se sintam tocados e envolvidos pela força de Deus. Esta missão começa nas famílias que são chamadas  a levar a todos o testemunho do amor. Boas Missas do Parto!

Mesa da Palavra Ano C  – ADVENTO

Evangelho Imaculada Conceição: Lc 1, 26-38 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Evangelho Domingo II Advento: Lc 3, 1-6 – No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilena, 2 sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 Começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um batismo de penitência para remissão dos pecados, 4 como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto:  ‘Preparai o caminho do Senhor, e endireitai as suas veredas. 5 Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. 6 E toda a criatura verá a salvação de Deus.’»

ACONTECE NA PAROQUIA DA RIBEIRA BRAVA

. Agenda de dezembro

7 dezembro, sexta feira – Véspera da Festa da Conceição

19h – Romagem Moreno

20h – Romagem Caminho Chão

20h30 – Novena

8 dezembro, sábado -Festa: Missa e Procissão às 15h

15 – Missa do Parto: Vale e Barreio, 6h

16 – Missa do Parto: Vila, 6h

17 – Missa do Parto: Muro, Moinhos e Murteira, 6h

18 – Missa do Parto: Meia Légua, Espigão, Fajã da Ribeira, 6h

19 – Missa do Parto: Pico, Cruz Banda Além, Lombo Cesteiro, 6h

20 – Missa do Parto: Achada e Apresentação, 6h

21 – Missa do Parto: Fajã Ortiga, Fonte Cruzada, Fajã Cerejo,

Pomar da Rocha e Pico Ferreiro, 6h

22 – Missa do Parto: Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro, Terça,       Moreno, Cabouco, Pedra Mole, Fajã das Flores, 6h

23 – Missa do Parto :Cova e Caminho Chão, 6h

24 – Véspera de Natal:

Missa de Natal – avós e netos, 12h

Abertura da igreja, 22h

Romagens, 23h

Missa do Galo, 24h

25 dezembro – Natal, 10h

26 dezembro – 1ª Oitava, 10h

27 dezembro – 2ª oitava – S. João Evangelista, 8h

28 dezembro – Santos Inocentes – Natal Catequese, 17h

30. dezembro – Concerto de Natal, 20h30

. As missas do Parto iniciam no sábado 15 de dezembro até 23 de dezembro às 6h da manhã. Os sítios têm o salão à disposição para realizarem os seus convívios. Peço aos Encarregados dos sítios que recolham as ofertas e façam como é habitual. Obrigado.

②. Catequese, chamo a atenção aos Pais/Encarregados de Educação que devem passar na paróquia ou nas catequeses para assinarem a ficha dos educandos que estão ainda em falta