Visitas do Espírito Santo!

A Páscoa marca a vida paroquial e cria uma “azáfama” em bom sentido, com as visitas do Espírito Santo, no cantar das saloias: «Está chegando à vossa casa uma visita tão bela, a visita do Divino Espírito Santo!» Em todos estes anos tivemos as visitas e o ano passado e este de pandemia é desaconselhado fazer-se. Teremos sim movimento inverso: Vamos passando pela igreja e aí veremos as bandeiras do Espírito Santo que estiveram nas visitas: “visitando nós o Espírito Santo”, bem entendido, claro está! Temos o calendário das visitas no boletim e em cada domingo lembrámos os sítios que em tempo normal, “recebiam as visitas” e nas  missas desse domingo cada família dos sítios da visita pode levar como recordação uma pequena bandeira do Espírito Santo e se entender deixa a sua oferta no lugar próprio, sabendo que “quem vai agradecer é o Divino Espírito Santo” como diz o cantar das saloias.

A alegria pascal continua a ser vivida na casa de cada um, preparando o ambiente, mais não seja, para avivar esta visita nas crianças e nos jovens! Jesus Ressuscitado ao aparecer aos discípulos dá-lhes sinais que os levam a identifica-Lo. Chamar pelo nome, partir do Pão em Emaús, pão e peixe assado no mar Tiberíades, a citação das Escrituras e a afirmação clara que o crucificado ressuscitou ao 3º dia como disse. Os sinais de hoje avivem a fé e o testemunho que Jesus Ressuscitou e está vivo!

 

Agenda Paroquial da Ribeira Brava de Abril

1. Calendário das Visitas do Espírito Santo. As bandeiras ficam na igreja por não haver segurança em ir de casa em casa. Em cada domingo será lembrado os sítios das Visitas do Espírito Santo.

11 de Abril: Achada // Pico // Cova e Caminho Chão

18 de Abril: Apresentação // Vale e Barreiro

25 de Abril: Terça, Moreno, Fajã das Flores, Pedra Mole // Fajã da Ribeira // Fajã da Ortiga

2 de Maio: Cruz Banda Além  //  Pomar da Rocha  //  Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira

9 de Maio: Lombo Cesteiro  //  Espigão  //  Murteira

16 de Maio: Furna  //  Muro e Moinhos  //  Meia Légua

23 de Maio, Festa do Pentecostes: Vila

 

2. Encontro Jovens Crisma, domingo, 11 de abril, 10h

 

3. Ano especial para diversas celebrações:

Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021

Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021

Ano da Família – 19 de março a julho de 2021

                      «Por que buscais o Vivente entre os mortos? Não está aqui, Ressuscitou! (Lc 24,5)» Votos de Santa e Feliz Páscoa  

 

EVANGELHOS DE 2º E 3º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B –

Evangelho Domingo II Páscoa: Jo 20, 18-33 – Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!» 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21 E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» 22 Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.» 24 Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» 26 Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» 27 Depois, dirigiu-se a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» 28 Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» 29 Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!» 30 Jesus realizou ainda na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo, terdes vida nele.

 

Evangelho Domingo III Páscoa: Lc 24, 35-48 – E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. 36 Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» 37 Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. 38 Disse-lhes, então: «Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas nos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» 40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» 42 Deram-lhe um bocado de peixe assado; 43 e, tomando-o, comeu diante deles. 44 Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 45 Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras 46 e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia, 47 que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas.

 

     ORAÇÃO do Papa Francisco: (Ano da Laudate Si)

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a São José

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu E guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e defendei-nos de todo o mal. Ámen.